Meu Comentário: Se você quer entender como e o porquê do dinheiro em papel-moeda ser um problema para o sistema bancário e para os bancos centrais, este artigo do renomado economista britânico, Alasdair Macleod, lhe dará algumas respostas e você poderá entender porque digo que estamos correndo o risco de nos tornarmos uma sociedade que venha a utilizar apenas o dinheiro eletrônico num futuro próximo. O que no fim se mostraria o pior dos mundos para a sociedade, como coloquei no meu artigo anterior a este (aqui).
por Alasdair Macleod,
Quando as taxas de juros são zero e custa para um banco cuidar do seu dinheiro, isso torna-se um ativo não atraente. Bancos em algumas jurisdições (como a Suíça, Dinamarca e Suécia) estão inclusive cobrando taxas dos clientes que fazem uso de dinheiro (papel-moeda) e de depósitos em dinheiro. E se você ir para o seu banco e retirar grandes quantidades sob a forma de notas dobráveis para evitar essas taxas, você vai ter sorte se você não for tratado como uma espécie de pária. Por enquanto, pelo menos, estes problemas não se estendem ao que se parece com dinheiro, em outras palavras o ouro.
Há duas questões distintas envolvidas com a moeda emitida pelo governo: as taxas de juros de zero a negativas, o que praticamente eliminam qualquer curva de juros sobre os depósitos para os bancos e uma questão sistêmica que surge se muitas pessoas retirarem seu dinheiro do sistema bancário . Os problemas com isso se tornam significativos se Leia Mais