O que Paulo busca exortar quando escreve …
“… purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” (2 Coríntios 7:1)
Para compreender melhor, antes vamos analisar dois termos usados nesse texto e a forma como são utilizadas:
– o termo “purifiquemo-nos” usa a palavra grega καθαριζω “katharizo” que significa: tornar limpo, limpar de mancha, livrar da contaminação do pecado.
– o termo “impureza” usa a palavra grega μολυσμος “molusmos” que significa: contaminação [pelo pecado].
Quando Paulo faz essa admoestação: “purifiquem-nos”, ele está fazendo uso do que é conhecido na gramática grega como “subjuntivo exortativo ( volitivo )”, uma forma comumente usada para exortar a si mesmo ou a alguém associado e é utilizada “para chamar alguém a unir-se com o emissor, no caso Paulo, em um curso de ação sobre o qual ele já tem decidido”. Sendo assim, Paulo estava exortando a igreja para seguir a mesma prática que ele já empregava sobre si mesmo, pois muitas vezes Paulo recomenda que eles o deveriam imitar da mesma forma como Paulo imitava a Cristo ( vide 1 Coríntios 11:1 ).
Agora o contexto nos ajuda a entender sobre quais contaminações do pecado a que se refere. Observando os textos de 2 Coríntios 6:14-18, Paulo lembra que todo cristão é agora o Templo do Espírito Santo, ou seja, o Espírito Santo habita em nós ( vide também 1 Coríntios 3:16,17 e 1 Coríntios 6:15-20 ) e sendo assim Paulo nos exorta contra os pecados da imoralidade sexual ( por isso o uso do grego πορνευω “porneuo”, que remete a fornicação, adultério, pornografia e outros pecados de natureza sexual ilícita ) e da idolatria … pecados esses muitos comuns na época devido a cultura pagã existente, mas não tão distinto do que vemos hoje também em nossos dias.
Quanto a carne, Paulo escreve que “aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo” (1 Coríntios 6:18b) e isso fala diretamente da impureza contra a carne. Assim como quando duas pessoas se unem sexualmente e se tornam uma só carne, nós somos um espírito com o SENHOR visto que estamos unidos a Ele; dessa maneira todo pecado que atenta contra o corpo, também atenta contra o Templo do Espírito Santo e por isso está escrito …
“Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. Mas aquele que se une ao SENHOR é um espírito com Ele. Fugi da impureza.” (1 Coríntios 6:16-18)
A idolatria é também uma forma de prostituição, visto que temos apenas um SENHOR e estamos unidos e comprometidos com Ele, no momento em que um ídolo toma o lugar do SENHOR é como se um adultério estivesse ocorrendo, mas nesse caso não na carne, mas no âmbito espiritual. Por isso o contexto de 2 Coríntios 6:14-18 enfoca o problema do cristão querer viver como que “em sociedade da justiça com a iniquidade”, “em comunhão da luz com as trevas” … e por isso a pergunta de Paulo “Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos?” ( 2 Coríntios 6:16 ).
Não por acaso Paulo também escreve …
“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Romanos 8:13,14)
Que o SENHOR lhe abençoe!
Pastor Dionei.
Me explica 1 Pedro 3: 19.20
Jesus pregou no Hades? entre a morte e a ressurreição?
Preciso e vossa ajuda. Me explica essa parte. que fala que Jesus pregou aos homens. prisão.
Que texto riquíssimo, Dionei. Tão lindo procurarmos nos santificar mesmo sendo tão difícil. Mas, como foi dito: de Deus somos cooperadores, e o Espírito Santo nos capacita. Amém Senhor 🙏🏻
O trabalho de CRISTO embaixo da terra.
Sobre Cristo: Primeira Carta de Pedro 3.18 diz que …; Mas vivificado no espirito; I-Pedro 3.19 “no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
Concluísse então Cristo estava plenamente consciente no Hades.
E para quem ele pregou no Hades?
Diz I-Pedro 3.20 …na qual poucas almas. … se salvaram (apenas 08) – Então sem dúvida refere-se aos mortos no diluvio.
E para que pregou no Hades?
Resposta: para os que foram condenados na carne pudessem viver para Deus pelo espirito (I-Pedro4.06).
Concluísse então que há vida na carne, bem como também há vida no espirito.
Explicando Pedro dessa forma:
Pedro 3.21 – que foram despojados da “imundícia da carne” como figura similar ao Batismo (morte da carne para viver em espirito).
Leia-se I-Coríntios 5 entenda que o abandono do tabernáculo terrestre é a assunção do edifício celestial.
Leia-se o 5°selo do Apocalipse e entenda que as almas recebem descanso (Espirito Santo) figura de compridas vestes brancas.
Tudo depende do momento, no passado Jesus resgatou os mortos com seu espirito, hoje ele leva o crente (nascidos de novo) direto para o céu também através de seu espirito, e no futuro depois da apostasia (retirado do espirito do meio) ele retorna e resgata todas as almas sem espirito que estão debaixo do altar.
Paz!
viver a santificação num nivel mais profundo é vencer a idolatria, Quais são meus idolos? Sonda-nos Senhor!