Gólgota, O Lugar da Caveira

E levaram Jesus para o Gólgota, que quer dizer Lugar da Caveira.” (Marcos 15:22)

Jesus foi crucificado em um lugar específico e repleto de significados … entretanto, aqui vou abordar apenas um deles que está relacionado ao Gólgota, uma palavra de origem aramaica “גלגלתא” que significa: caveira ( cabeça, crânio ).

Para a minha abordagem é interessante você saber que a cabeça humana é formada por 22 ossos … sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).

Não por acaso, também 22 são as letras do alfabeto hebraico … sendo o Tav ( ת ) a 22ª letra … a letra Tav no proto hebraico (o hebraico antigo) era representada por uma cruz e não pela sua simbologia atual moderna “ת” … a cruz de Cristo foi colocada sobre o Monte do Gólgota … sobre o Monte da Caveira … já consegue perceber a beleza e o simbolismo de tudo isso?!

Jesus é a nossa salvação, a marca da cruz está nas cabeças ( mente e coração ) dos que por Ele foram salvos e remidos … selados por Deus para serem poupados da ira do SENHOR … como está escrito:

… e lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal ( תו “tav”, uma cruz ) a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. … a todo homem que tiver o sinal ( תו “tav” ) não vos chegueis” (Ezequiel 9:4,6b)

Esse texto de Ezequiel, no capítulo 9, que fala dos que são selados, preservados e salvos encontra um eco também em Apocalipse …

Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.” (Apocalipse 7:3)

Os 22 ossos retratam o alfabeto hebraico … fala de toda a Palavra de Deus que deve estar gravada também em nossa mente ( vide Jeremias 31:31-33 ) … culminando em sua 22ª letra, o Tav “ת” … a cruz … que simboliza o selo de Cristo em nós … sendo então o nosso “Capacete de Salvação”.

Curiosamente, o Messias foi crucificado no “Lugar da Caveira“, que poderia ser lido agora também como o “Lugar do Capacete de Salvação” ( a cruz sobre a cabeça ). Está começando a ver as coisas poeticamente pelos simbolismos em tudo que há?! A Palavra de Deus e Sua obra não são lindas em toda sua riqueza simbólica?!

Por isso Paulo e Isaías escrevem tão propriamente …

Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:17) … vale lembrar: { a Palavra de Deus está representada pelas 22 letras do alfabeto hebraico e muitas espadas possuem o formato também de uma cruz, um Tav }

Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeça; pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto.” (Isaías 59:17)

Não deixa de ser importante lembrar que 22 também representa o valor ordinal da palavra חנּchen” ( 8 + 14 ) … a mesma separação do número de ossos da cabeça que citei anteriormente… palavra essa que significa nada menos que “graça” … tudo o que Deus faz é perfeito, lindo e majestoso … principalmente quando vemos os detalhes de toda a Sua obra. E ainda há mais … muito mais … mas fica para outro dia!

Que o SENHOR lhe abençoe grandemente e que você seja selado pelo SENHOR com o capacete da Salvação!!! 🙏❤️

4 thoughts to “Gólgota, O Lugar da Caveira”

  1. Que estudo maravilhoso…estou amando,muito riqueza. 👏👏👏📖Sempre me perguntei ❓sobre o sinal que Deus pôs na testa de Cai.

  2. 💖🌾🍇🌎✨🕊️FELIZ PÁSCOA pastor, extensivo a TODAS as FAMÍLIAS da TERRA…
    Tenho grande apresso por sua palavras e aprecio seus conhecimentos…
    Que DEUS nos abençoe e guarde sempre AMÉM 🙏🙏🙏

  3. Na 1° vinda do Senhor sua estadia na terra se dividiu em nascimento; Parte a qual somente alguns souberam.
    A segunda parte da 1°vinda (e da mesma forma da vida de Jesus) foi oculta havendo apenas uma referência aos seus 12 anos;
    E a 3° Parte da sua vinda foi o seu ministério após o batismo.
    Agora na sua segunda vinda o processo será semelhante; (1°etapa) Ele vem buscar as 5virgens prudentes, somente a aqueles que Vigiarão (obedeceram);
    (2°etapa) no meio da tribulação ele ressuscita os mortos no 5° selo (fase oculta);
    E na 3° etapa ele arrebata os fiéis (Parte da sua vinda ele se Manifesta).
    Contudo um grande erro é não diferenciar que na sua manifestação (6°selo) haverá um evento duplo que é o arrebatamento dos fiéis antes da IRA e logo na sequência o arrebatamento dos ÍMPIOS para o lagar da IRA.
    Está bem explicado isto em Apo 14.14 onde haverá a ceifa e depois a vindima.
    Quem faz a Ceifa são os anjos de Deus é quem faz a vindima são os três espíritos de demônios, conforme Apo 16.14 e 16.
    O lagar da ira de Deus é o Armagedom.
    O exemplo do “Ló” se refere aos que escaparão com vida, apenas sobreviverão para entrarem no Milênio, conforme Apo 16.15.
    Diferente do exemplo de Noé que é Atravessar Toda a “grande tribulação” vivo na carne, que também é muito diferente do arrebatamento que Paulo pregava, onde os salvos terão suas vestes lavadas, ou seja, serão transformados e não morrerão nunca MAIS.
    Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *