Como muitos já perceberam, eu amo estudar os meandros e a profundidade das Escrituras em todos os seus aspectos, pois a Palavra de Deus é de uma riqueza e harmonia inigualáveis quando analisada em seus mínimos detalhes.
Aos que gostam de ver essa beleza e majestade com que o SENHOR inspirou e revelou em tudo o que abarcam as Escrituras, vejam essas informações a seguir com atenção …
O profeta Malaquias fez uma bela afirmação quando profetizou, séculos antes, sobre a primeira vinda do Messias …
“Mas para vós outros que temeis o Meu nome nascerá o Sol da Justiça [ o Messias, o Cristo ], trazendo salvação/cura na orla de suas vestes” (Malaquias 4:2a)
Jesus, fazendo também uma indireta alusão à profecia de Malaquias, declarou ousada e claramente …
“Eu Sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (João 8:12)
Jesus não apenas afirmou ser a Luz do mundo, sendo assim o Sol da Justiça da profecia de Malaquias, mas Ele propriamente transfigurou-se em Luz diante de várias testemunhas …
“E [ Jesus ] foi transfigurado diante deles; o Seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.” (Mateus 17:2)
O apóstolo Paulo então, testificando de Jesus aos Colossenses, afirmou …
“Este [ Jesus ] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; … nEle [ em Jesus ], habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nEle, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.” (Colossenses 1:15; 2:9)
Sendo Jesus a “imagem do Deus invisível”, vale lembrar a afirmação de João …
“Ora, a mensagem que, da parte dEle, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nEle treva nenhuma.” (1 João 1:5)
Diante dessas afirmações e fatos, perceba algo curioso que apenas o SENHOR poderia construir de maneira tão elaborada como mais uma forma de confirmar todas as afirmações e fatos aqui mencionados … perceba que a expressão “o corpo de Jesus” em grego é “τὸ σῶμα τοῦ Ἰησοῦ” ( 370+1041+770+688 = 2869, vide Marcos 15:43 ), expressão essa que possui o valor de 2869 quando somadas todas as letras que a compõe ( lembre que cada letra em grego representa um valor, vide tabela no meu artigo escrito aqui ).
Agora a parte mais interessante … o valor da expressão “o corpo de Jesus” que é 2869 pode ser decomposto em => 1500 + 1369 … os quais, olhando pelo grego, temos:
1500 -> é o valor da palavra “luz” em grego, “φως” ( phos, vide João 8:12 )
1369 -> que é o valor da expressão “imagem de Deus” em grego, “εικων θεου” ( eikon theos, 885+484 = 1369 , vide Colossenses 1:15 )
Sendo assim, “o corpo de Jesus” é “luz” mais “imagem de Deus“; … não é belíssimo como a própria estrutura do idioma em que as Escrituras foram escritas testifica em si mesma, matematicamente, aquilo que ela afirma em seu significado gramático literal?! É de uma harmonia e majestade incríveis!
Ao SENHOR seja toda a honra e toda a glória para sempre! Amém! 🙏❤️
Assim como as escrituras no hebraico trouxe e trás muitas pérolas o grego koiné apresenta estas belezas das escrituras que foram muito bem mencionadas neste blog.
Jesus morreu para nos dar um corpo espiritual, ele nos deu o seu próprio corpo, não nos deu o seu corpo físico, pois o seu corpo físico foi ressuscitado depois de três dias pelo espirito. Como diz Paulo em I-Corintios 15:44, se há corpo natural há também corpo espiritual.
Explica-se: Adão morreu espiritualmente perdendo contato com as bênçãos espirituais e a vida eterna, porém restou sua alma e corpo físico que não se conservam sem o Espirito, também por isso morremos pois herdamos esta condição sem espirito.
Contudo, Jesus restaurou aqueles que creem nele nos dando acesso ao Pai no santíssimo lugar através de sua carne (espirito Santo) como Hebreus 10:19 afirma.
É por isso que somos uma só carne com Cristo Jesus, somos casados com ele.
Para mim, estou chegando à conclusão de que nós vamos até o Senhor quando ele chamar. Enoque foi transladado antes do diluvio (Heb 11.05) e ninguém percebeu (Gen. 5.24) pois O altíssimo é poderoso para nos apresentar perante ele (Judas v:24) perante a sua glória “imaculados e jubilosos”. Também em 2°Corintios cap. 5, v: 1 ao 10 diz Paulo: Nós os que estamos neste tabernáculo (corpo físico) não queremos ser despidos (separação da alma do corpo) mas, sim revestidos (ter o Espirito Santo) – Para que o mortal (alma) seja absorvido pela vida (Espirito santo).
Entenda-se que a alma pode morrer no inferno: Mateus 10.28, contudo o altíssimo já nos entregou o seu Espirito como garantia de que isso não vai acontecer; E por isso Paulo diz que desejava estar ausente do corpo para estar presente com o SENHOR que é o penhor do Espirito Santo, porém sabia que que estando ainda neste corpo estava ausente do altíssimo.
E ainda: O ladrão da Cruz se converteu e no mesmo dia foi ao paraíso com Jesus. Como? se Jesus somente ressuscitou três dias depois? Resposta: Com vestes brancas, pois Jesus ainda não havia ressuscitado no seu próprio corpo natural. A verdade é que a salvação está acontecendo debaixo dos nossos olhos; desde a Cruz. Todavia, quando a porta da graça se fechar com as 5 virgens prudentes, a garantia do Espirito Santo será retirada da terra e as almas que morrerem ficarão nuas debaixo do altar até a abertura da porta estreita (5° selo do Apocalipse) quando então receberão vestes brancas (Apo 6.11). Esta é a alva do Senhor. Não falei sobre o arrebatamento da ceifa (buraco de agulha).
Paz!