A Poda Que Nos Faz Crescer

Eu Sou a videira verdadeira, e Meu Pai é O agricultor. Todo ramo que, estando em Mim, não der fruto, Ele o corta; e todo o que dá fruto limpa ( καθαιρω kathairo ), para que produza mais fruto ainda” (João 15:1,2).

Nessa passagem, o termo em grego usado para “limpa” é καθαιρωkathairo“, o qual significa limpar a sujeira, a impureza, podar árvores e videiras dos rebentos desnecessários.

Se você dá frutos, você certamente experimentará períodos de limpeza, um “processo de purga“, um “processo de poda“; e isso muitas vezes significa sofrer aflições … isso pode parecer um retrocesso, afinal por que um ramo frutífero precisa ser reduzido através da poda?!

Na verdade, esse tipo de sofrimento não está destinado para uma pessoa má, mas para a alma justa que confia em Deus. Purgar, podar … é algo doloroso, mas também é purificador, visto que irá produzir um novo e maior crescimento dentro de nossos corações.

Jesus ensinou: “Bem-aventurados os limpos ( καθαρος katharos ) de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5:8). A palavra grega traduzida como “limpos” nesse texto é καθαροςkatharos“, que significa limpo, puro, purificado pelo fogo … algumas vezes esse termo καθαροςkatharos” era utilizado para descrever a limpeza de uma ferida (catarse), ou para descrever a qualidade de uma substância que era revelada através do fogo refinado.

Nós deveríamos nos “regozijar” nas tribulações, nas aflições, nas provações; porque este é o caminho do crescimento real, de uma esperança sustentada e da revelação do profundo amor de Deus, como está escrito …

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Romanos 5:3,4).

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2 Coríntios 4:17)

Mesmo em nossas aflições e tribulações, nós recebemos o consolo celestial que nos ajuda a perseverar … e a consolar outros em similar situação … como está escrito …

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É Ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos” (2 Coríntios 1:3-5).

Estamos sendo “desmamados” desta era presente para estarmos preparados para a glória celestial da era futura, para coisas incrivelmente maravilhosas que logo serão reveladas a você. Mantenha a sua perseverança e a sua esperança na bondade e no profundo amor do SENHOR.

Deus lhe console e abençoe!

Os Estatutos do SENHOR Gravados no Coração

A palavra hebraica “choq” ( חק ) significa “estatuto, ordenança, lei, decreto divino”, e é derivada de um verbo que significa “gravar, estabelecer” ( חָקַקchaqaq” ). Os sábios dizem que esse vínculo entre as palavras está relacionada a um desejo de fazer a vontade de Deus, de cumprir os Seus “estatutos” que estão “gravados” no coração ao invés de serem simplesmente entendidos com o intelecto …

estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.” (2 Coríntios 3:3)

Na instituição da Páscoa, em Êxodo 12, o texto enfatiza: “Guardai, pois, isto por estatuto ( חק choq ) para vós outros e para vossos filhos, para sempre” (Êxodo 12:24). O sacrifício do cordeiro pascal revela a salvação ( YeshuahJesus” ) de Deus, e devemos gravar ( חָקַקchaqaq” ) o significado de nossa libertação dentro de nossos corações para sempre, assim como o próprio Deus nos tem gravado, como está escrito:

Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei ( חקק chaqaq )” (Isaías 49:16a).

Por isso, sobre a Nova Aliança, o SENHOR escreve:

Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o Meu Espírito e farei que andeis nos Meus estatutos ( חק choq ), guardeis os Meus juízos e os observeis.” (Ezequiel 36:26,27)

Com a Nova Aliança, realizada em Cristo (Mateus 26:26-28), somos uma “Nova Criatura”, temos um espírito novo e o Espírito do SENHOR que “grava” ( חקק chaqaq ) em nossos corações, agora de “carne” ( “boas-novas” ), os Seus “estatutos” ( חק choq ) para os guardarmos e observarmos.

Que o SENHOR lhe abençoe e ilumine!!!

Correlação entre Versículos e Anos Importantes … Coincidência ou Design?!

Espantosas coincidências ou design?! … Seguem algumas curiosidades interessantes …

A Bíblia publicada nos dias de hoje possui divisões de capítulos e versículos em cada livro das Escrituras … essa divisão foi um trabalho que começou com o clérigo inglês Stephen Langton, que mais tarde se tornou arcebispo de Cantuária, ele dividiu a Bíblia em capítulos. Ele fez isso no início do século 13 d.C, quando era professor na Universidade de Paris, na França.

Cerca de 300 anos depois, na metade do século 16, o renomado impressor e erudito francês, Robert Estienne, tornou as coisas ainda mais fáceis. Ele queria que as pessoas se interessassem pelo estudo da Bíblia. Estienne notou que seria muito bom ter um sistema unificado não só de capítulos, mas também de versículos. Em 1553, ele publicou a primeira Bíblia completa (em francês), que continha basicamente os mesmos capítulos e versículos que a maioria das Bíblias usa hoje.

É importante ressaltar que existem algumas pequenas variações entre a numeração de versículos do Pentateuco ( Torah ), dependendo da fonte que se usa, pois algumas Bíblias judaicas possuem uma contagem levemente diferente da numeração de versículos do Pentateuco ( Torah ) do que de algumas versões editadas por publicadoras cristãs. Sendo assim, observando uma dessas fontes, segue então a curiosidade … o versículo de número 5.708 da Torah é este:

Ele os trará para a terra dos seus antepassados, e vocês tomarão posse dela. Ele fará com que vocês sejam mais prósperos e mais numerosos do que os seus antepassados.” (Deuteronômio 30:5)

Acontece que 5.708 é o ano em que Israel voltou a ser nação (1947/1948) após quase dois mil anos de dispersão, onde vieram judeus de todas as partes do mundo à terra de Israel, como já dizia o versículo anterior:

Mesmo que tenham sido levados para a terra mais distante debaixo do céu, de lá o Senhor, o seu Deus, os reunirá e os trará de volta.” (Deuteronômio 30:4)

Considerando que a divisão em versículos foi feita séculos antes (século 16) … seria apenas uma mera coincidência ou design?!

Outra curiosidade … o versículo de número 5.712 (1951/1952) é este:

Então o Senhor, o seu Deus, abençoará o que as suas mãos fizerem, os filhos do seu ventre, a cria dos seus animais e as colheitas da sua terra. O Senhor se alegrará novamente em vocês e os tornará prósperos, como se alegrou em seus antepassados” (Deuteronômio 30:9)

Uma indicação do florescimento da agricultura em Israel em meio ao deserto e às terras então áridas de Israel … fato que começou a ter o seu cumprimento logo após o nascimento da nação, no ano 1951 em diante.

Mais uma … os versículos 5.726 e 5.727, que abrangem os anos de 1965 a 1967 são estes:

O Senhor, o seu Deus, o atravessará pessoalmente à frente de vocês. Ele destruirá estas nações perante vocês, e vocês tomarão posse da terra delas. Josué também atravessará à frente de vocês, conforme o Senhor disse. O SENHOR lhes fará como fez a Seom e a Ogue, reis dos amorreus, os quais destruiu, bem como a sua terra.” (Deuteronômio 31:3,4)

Não é difícil lembrar o que houve em 1967 … a famosa Guerra dos Seis dias … e então comparar com o que está neste versículo. Existem outras “coincidências” como estas em outros textos e anos, mas não quero alongar demais esta publicação, basta você seguir a partir do que foi colocado e observar alguns eventos em anos da nossa história recente.

Enfim, existem muitas e muitas “curiosidades” nas Escrituras … profecias antigas vem se cumprindo … então, seriam essas coisas meras e espantosas coincidências ou design?!

Descanso no SENHOR

O que habita no esconderijo ( סתר cether … refúgio, segredo ) do Altíssimo ( עליונּ ‘Elyown ) e descansa ( לונּ luwn ) à sombra do Onipotente, diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.” (Salmo 91:1,2)

Segundo a tradição dos antigos sábios de Israel, eles dizem que Moisés escreveu o Salmo 91 enquanto estava no סתר “cether”, no lugar secreto (בְּסֵתֶר) do Altíssimo, no “meio da nuvem negra” do monte, um lugar sagrado e santo de encobrimento …

E Moisés, entrando pelo meio da nuvem, subiu ao monte; e lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites.” (Êxodo 24:18)

As nuvens grossas são um “esconderijo” do Altíssimo ( עליונּ “‘Elyown” ) para que não O possam ver, como está escrito: “Grossas nuvens O encobrem, de modo que não pode ver; Ele passeia pela abóbada do céu” (Jó 22:14).

Agora, o nome “‘Elyown”, Altíssimo, vem de uma palavra de raiz ( עָלָה ) que significa “ascender”, “subir”. Por exemplo, uma “oferta de olah” ( עלָה ) é uma oferta queimada totalmente e que sobe para o céu; e “aliyah” ( עֲלִיָּה ) significa “subir” para a terra de Israel. A palavra “‘Elyown”, então, expressa a verdade de que o SENHOR é o Ressuscitado e Ascendido que superou todos os poderes do inferno e que derrotou totalmente o poder da morte.

Em outras palavras, ‘Elyown é um nome para Cristo, o Messias, o nosso Senhor. Note que aquele que “permanece” no segredo do Altíssimo habita em um lugar de descanso no Alto ( que está elevado … “ascendido” ); isso significa que está sendo elevado acima da loucura circundante desse mundo caído em trevas e sombras.

A palavra hebraica para descansar ( לונּ “luwn” ou לינּ “liyn” ), significa hospedar, repousar, passar a noite ou “dormir” … como o “sono da morte” … esse termo está conectado com a morte e ressurreição do Messias, como está escrito …

Se alguém houver pecado, passível da pena de morte, e tiver sido morto, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite ( לונּ luwn ), mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus; assim, não contaminarás a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança.” (Deuteronômio 21:22,23)

Sendo assim … ao “repousar”, “descansar” na morte e na ressurreição de Cristo, o Messias … o Altíssimo … Ele o protegerá com a Sua Presença e tornará o mal impotente diante de você.

Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28)

Que o SENHOR lhe abençoe grandemente!!! Shalom!!!