As medidas do Tabernáculo de Moisés e os seus significados proféticos

As medidas do Tabernáculo nas Escrituras são dadas em côvados, mas poderia também o côvado ser usado como medida de tempo?! Observando as próprias Escrituras … sim … Jesus mesmo faz uma aplicação desse tipo, apesar dele não ser específico sobre o quanto de tempo se refere, a parte importante de sua aplicação é o uso do côvado também como unidade de tempo, como está escrito:

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mateus 6:27)

Considerando isso, um aspecto adicional da verdade revelada no Tabernáculo diz respeito às suas medidas. As medidas para a construção do Tabernáculo foram dadas diretamente por Deus através do “modelo” fornecido a Moisés no monte Horebe. Certamente Deus tinha algo em mente, pois Ele nunca faz nada sem um propósito. Toda palavra que procede da Sua boca é uma revelação da verdade divina, do mesmo modo que cada palavra que Ele falou a Moisés tinha uma porção especial de revelação.

O Tabernáculo em si contém muitos aspectos, não apenas nos revela verdades proféticas com relação a Cristo e à Igreja, como também pode ser interpretado em relação aos períodos de tempo relativos ao plano de redenção. A Bíblia menciona as medidas de três lugares: o pátio, o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo.

1. A dispensação da Lei – o pátio

O pátio, com as suas paredes de cortinas de linho, deveria medir, de acordo as medidas expressas em Êxodo 26:9-19:

O lado norte – 100 côvados de comprimento
O lado sul – 100 côvados de comprimento
O lado oeste – 50 côvados de largura
O lado leste – 50 côvados de largura

Total: 300 côvados de perímetro

A cortina de linho que incluía o muro ao redor do pátio deveria ter cinco côvados de altura. A entrada do pátio também deveria ter cinco côvados de altura. Para determinar a área total das cortinas que cercavam o pátio temos que multiplicar 300 x 5. A área limitada pelas cortinas de linho (incluindo a entrada) era de 1.500 côvados quadrados.

Esse é um número profético dos cerca de 1.500 anos da dispensação da Lei, de Moisés até Jesus ou do Êxodo de Israel do Egito até a crucificação de Jesus Cristo no Calvário. É nesta parte que nós vemos as 60 colunas nas bases de bronze, com um topo revestido de prata e ligaduras também de prata. Isso representa os 60 homens da genealogia de Adão até o Messias registradas nos evangelhos de Mateus e Lucas.

2. A dispensação da Igreja – o Lugar Santo

O Lugar Santo do Tabernáculo media 20 côvados de comprimento, 10 côvados de largura e 10 côvados de altura, totalizando 20 x 10 x 10 = 2.000 côvados cúbicos.

Os 2.000 côvados cúbicos do Lugar Santo são proféticos dos cerca de 2.000 anos da dispensação da Igreja ou da presente dispensação do Espírito Santo, da “Nova Aliança”, que teve início com a morte, sepultamento, ressurreição, ascensão, exaltação e glorificação do próprio Senhor Jesus Cristo, e o derramamento do Espírito no Pentecostes.

3. A dispensação ou era do Reino – o Lugar Santíssimo (Santo dos Santos)

O Lugar Santíssimo, ou Santo dos Santos, media 10 côvados de altura, 10 de largura e 10 de comprimento, sendo assim um lugar cúbico e quadrangular, formando um cubo com 1.000 côvados cúbicos (10 x 10 x 10). Nele havia apenas uma mobília, a arca da aliança. O Lugar Santíssimo era o próprio trono de Deus em Israel. Deus habitava entre o Seu povo nesse Lugar Santíssimo quadrangular.

Os 1.000 côvados cúbicos do Lugar Santíssimo tornam-se uma profecia do período do Milênio, no aspecto relativo à terra e ao plano de Deus na redenção (veja o que é relatado em Apocalipse 20:1-6). A arca da aliança representa o trono de Deus e do Cordeiro, que estará com os homens aqui na terra (veja Mateus 6:9,10; Jeremias 3:17; Apocalipse 22:1,2).

Resumindo … das medidas proféticas do Tabernáculo, nós temos:

1. Os 1.500 anos da dispensação da Lei – de Moisés até Jesus
2. Os 2.000 anos da dispensação da Igreja – da primeira até a segunda vinda de Cristo
3. Os 1.000 anos da dispensação do Reino (milênio) – da segunda vinda até os novos céus e nova terra

É interessante se observar que as medidas do Lugar Santo e do Santíssimo são aproximadas, pois não há um texto descrevendo exatamente a distância da separação do Lugar Santo com o Santíssimo, portanto essa medida é inferida pelas outras informações dadas sobre o Tabernáculo, ou seja, em essência, dadas as medidas calculadas, seria mais correto dizer que o resultado é por volta de 2.000 no Lugar Santo e por volta de 1.000 no Santíssimo.

Compare essa medida de tempo de por volta de 2.000 anos e a sua conformidade com os seguintes textos abaixo, usando como chave o Salmo 90:4 que diz: “Pois mil anos, aos Teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite” …

Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque Ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dEle [ milênio ]. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a Sua vinda é certa; e Ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:1-3)

Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias. Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu Senhor, ao voltar Ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram. Bem-aventurados aqueles servos a quem o Senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que Ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá. Quer Ele venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar.” (Lucas 12:35-38)

 

* Adaptado com material de Kevin J. Conner

14 thoughts to “As medidas do Tabernáculo de Moisés e os seus significados proféticos”

  1. As cortinas de pele de cabra deveria proteger externamente o tabernaculo, tinha 13,72 m de alto a baixo, e 20,10 de um extremo a outro. Apesar de as cortinas externas serem 0,90 mais longas que as cortinas de tecidos caros e bordados, estas nao tocavam o chao.

  2. Si possível mande a fórmula simples da matemática para cálculo de um côvados da região da construção do tabernáculo

    1. Antônia a paz…Não é possível porque o côvado refere-se a medida do antebraço de um homem, portanto, a medida do côvado meu é diferente do teu. O meu côvado por exemplo mede cerca de 46cm.
      Aí tem uma particularidade de uma preciosidade de Deus…o tabernáculo inteiro foi medido por côvado, o que é o tabernáculo senão a morada de Deus, e o que o nosso corpo senão a morada de Deus! Isso di algo a vc?

  3. Paz irmãos. Não sabia que há 60 homens na linhagem de CRISTO escrita por Lucas. Então são 16 mulheres, correto? Alguém tem esta lista? Ja pesquisei por tudo e não encontrei.

    1. Paz do Senhor Jesus irmão Emanuel

      Eu creio que o irmão Dionei Cleber Vieira deste blog, quando diz 60 homens não está se referindo a lista apresentada pela genealogia de Lucas a qual todos nós sabemos que tem 76 nomes (ou 77 contando com Deus), Mas sim, contabilizando todos os nomes encontrados em 3 genealogia:

      A 1° genealogia: a de Adão até Noé, a qual, nos apresenta 10 homens — encontrada em Gênesis 3:3–33;

      A 2° genealogia: a de Sem (filho de Noé) até Terá (pai de Abraão), que nos apresenta 9 homens — encontrada em Gênesis 11:10–26;

      E a 3° e última: a geneologia de Mateus que nos apresenta uma lista de 41 nomes, de Abraão até Cristo

      Aí se você contar todos os nomes dessas 3 listas genealógica, você vai encontrar uma lista com 60 nomes em ordem cronológica de Adão até Jesus.

      Portanto o irmão deste site não se equivocou ao falar em 60 homens

      VEJA A LISTA:

      . ( GÊNESIS 5:3–33 )
      (1°) 3 E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.

      (2°) 6 E viveu Sete cento e cinco anos, e gerou a Enos.

      (3°) 9 E viveu Enos noventa anos, e gerou a Cainã.

      (4°) 12 E viveu Cainã setenta anos, e gerou a Maalalel.

      (5°) 15 E viveu Maalalel sessenta e cinco anos, e gerou a Jerede.

      (6°) 18 E viveu Jerede cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque.

      (7°) 21 E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.

      (8°) 25 E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.

      (9°) 28 E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, 29 A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou.

      (10°) 32 E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.

      ( GÉNESIS 11:10–26 )
      (11°) 10 Estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio.

      (12°) 12 E viveu Arfaxade trinta e cinco anos, e gerou a Selá.

      (13°) 14 E viveu Selá trinta anos, e gerou a Éber;

      (14°) 16 E viveu Éber trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue.

      (15°) 18 E viveu Pelegue trinta anos, e gerou a Reú.

      (16°) 20 E viveu Reú trinta e dois anos, e gerou a Serugue

      (17°) 22 E viveu Serugue trinta anos, e gerou a Naor

      (18°) 24 E viveu Naor vinte e nove anos, e gerou a Terá

      (19°) 26 E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.

      ( MATEUS 1: 2–16 )
      (20°) 2 Abraão gerou a Isaque;

      (21°) Isaque gerou a Jacó;

      (22°) Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;

      (23°) 3 Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá;

      (24°) Perez gerou a Esrom;

      (25°) Esrom gerou a Arão;

      (26°) 4 Arão gerou a Aminadabe;

      (27°) Aminadabe gerou a Naassom;

      (28°) Naassom gerou a Salmom;

      (29°) 5 Salmom gerou, de Raabe, a Boaz;

      (30°) Boaz gerou de Rute a Obede;

      (31°) Obede gerou a Jessé;

      (32°) 6 Jessé gerou ao rei Davi;

      (33°) E o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.

      (34°) 7 Salomão gerou a Roboão;

      (35°) Roboão gerou a Abias;

      (36°) Abias gerou a Asa;

      (37°) 8 Asa gerou a Josafá;

      (38°) Josafá gerou a Jorão;

      (39°) Jorão gerou a Uzias;

      (40°) 9 Uzias gerou a Jotão;

      (41°)Jotão gerou a Acaz;

      (42°) Acaz gerou a Ezequias;

      (43°) 10 Ezequias gerou a Manassés;

      (44°) Manassés gerou a Amom;

      (45°) Amom gerou a Josias;

      (46°) 11 Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para Babilônia.

      (47°) 12 E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel;

      (48°) Salatiel gerou a Zorobabel;

      (49°) 13 Zorobabel gerou a Abiúde;

      (50°) Abiúde gerou a Eliaquim;

      (51°) Eliaquim gerou a Azor;

      (52°) 14 Azor gerou a Sadoque;

      (53°) Sadoque gerou a Aquim;

      (54°) Aquim gerou a Eliúde;

      (55°) 15 Eliúde gerou a Eleazar;

      (56°) Eleazar gerou a Matã;

      (57°) Matã gerou a Jacó;

      (58°) 16 Jacó gerou a

      (59°) José, marido de Maria,

      (60°) da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.

      Obs: Só para que não reste dúvida: os números em parênteses são os números de homem e os números após o parente é o número do versículo.

  4. Parabéns, irmão Dionei Cleber, pelo estudo apresentado. Me fez lembrar dos meus estudos no Seminário do Instituto Bíblico Apostólico – São João de Meriti – RJ. Foi exatamente assim que aprendi e guardo essa verdade até hoje comigo. Sem lhe pedir autorização, divulguei seu Blog em meu Facebook. Deus lhe abençoe sempre, na Paz do Senhor Jesus, o Cristo, meu Senhor e único Deus verdadeiro!

  5. Olá bom dia. Não consegui entender esse paralelo de medidas do templo fazendo alusão a períodos. Existe alguma base bíblica pra esse tipo de analogia?

    Se entendermos que a analogia é correta, não seria mais razoável que a dispensação da lei fosse o cômputo do santo Santos ao invés do lugar Santo já que a lei ficava justamente no lugar santíssimo?

    O que os rituais realizados em casa compartimento podem contribuir com esta explicação? Por o dia da expiação ministrado no santíssimo aponta para a obra do juízo e não ao descanso milenar?

  6. Olá alguem pode me ajudar, preciso saber qual o diametro das cinco colunas da entrada do patio do tabernaculo

    1. Irmão, numa versão antiga inglesa essa tradução está melhor, pois no original está mais assim: Mas a respeito daquele dia e hora ninguém faz saber, nem os anjos nos céus, nem o Filho, mas somente o Pai. essa tradução condiz mais com o versículo que diz que Deus não fará nada sem revelar aos Seus servos os profetas.

  7. A Lei escrita em tábuas de pedra, na verdade ficava dentro da Arca da Aliança, mas a sua ação era para entrar nos átrios do Tabernáculo, cujas cortinas eram o divisor. Então, esse entendimento está correto, o que chamo de a exegese do texto das cortinas, as quais faziam separação do santo do profano, cuja Lei regeu por aproximadamente um mil e quinhentos anos, mas que não foi revogada, (pois se tivesse sido, revogaria também o pecado), mas apenas agora temos por meio da fé em Cristo (ou da Lei escrita em nossos corações), o caminho da Graça, e assim cumprimos a Lei executando o Amor, pois está escrito:
    O cumprimento da Lei é o amor.

  8. Me alegro em ver cristãos tentando entender sobre as medidas do Tabernáculo, assim como do santuário. No livro Apocalipse temos uma declaração que certamente nos deixará uma dica de como funciona esta metodologia. Ou seja, que o tabernáculo realmente tem um método comparativo ano x medidas. No livro de Ezequiel também temos o profeta com a função de anotar as medidas para que o povo se arrependa de seus pecados. Segundo as ordens de Deus a Ezequiel as medidas e normas cerimoniais deveria levar seu povo a despertar. “mostre esta casa”, para que se envergonhem de seus pecados. Mas voltando ao livro de Apocalipse capitulo 11 temos outra declaração mais clara de como estas medidas podem ser vista como anos. Apocalipse 11
    “1 E FOI-ME dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.
    2 E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.
    3 E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. ” Podemos chegar ao seguinte entendimento, se o átrio externo tem um período de 1260 dias ou 42 meses x 30 dias daria 1260 dias. Quantos dias ou anos mede as outras áreas a ele apresentado em medidas? Quando João foi ordenado medir, o anjo disse quantos anos ou dias, duraria o período daquele lugar. Foi o único lugar que o anjo disse não meça, ou seja, ele revelou os anos referente, não havendo necessidade de João medir. Se aquele setor mede 1260 anos ou dias, quantos anos mede cada setor do santuário? Eu tenho um Blog no qual apresento um material de pesquisa sobre este assunto. Se você gostaria de saber mais sobre minhas pesquisas, copie o link e faça uma visita. https://adventmedidas.blogspot.com/

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