Eu tenho alertado muito sobre a falsa “recuperação” econômica americana, há meses, e ninguém pode dizer que quando o faço eu não apresento dados e estatísticas que mostram isso com mais detalhes. Bem, aqui está mais um artigo que mostra com gráficos e números um comparativo de alguns dados da economia americana de como eram em 2008, no auge da crise, e como estão agora, durante a chamada “recuperação”. Não precisa ser muito inteligente para perceber que a mídia em geral, assim como os governos, estão vendendo uma ilusão … uma mentira. A maquiagem, por melhor que seja, não pode esconder a verdade que há, a realidade está se impondo dia-a-dia e logo a verdade feia e amarga acabará por abalar o mundo inteiro, pois é notório que, se um soluço na economia americana causa efeitos no resto do mundo, que dirá o seu colapso …
Segue o artigo traduzido:
————————————————————————————————
Você sabia que a percentagem de crianças nos Estados Unidos que estão vivendo na pobreza é, na verdade, significativamente maior do que era em 2008? Quando escrevo sobre um “colapso econômico”, a maioria das pessoas pensa em um colapso dos mercados financeiros. E, sem dúvida, um colapso assim está chegando muito em breve, mas não vamos negligenciar o colapso econômico de longo prazo que já está acontecendo ao nosso redor. Neste artigo, eu vou compartilhar com você um monte de gráficos e estatísticas que mostram que as condições econômicas já são substancialmente piores do que eram durante a última crise financeira em um monte de maneiras diferentes. Infelizmente, em nosso mundo com um ciclo de notícias de 48 horas, um declínio lento e constante não produz muitas “manchetes interessantes”. Se você ficar a distância e buscar uma visão mais ampla das coisas, o que vem acontecendo com a economia dos EUA já é realmente muito chocante. A seguir estão 12 informações de que a economia dos EUA já está em pior forma do que estava durante as profundezas da última recessão:#1) Em 2008, 18 por cento de todos as crianças americanas já estavam vivendo na pobreza. Esta semana, nós soubemos que o número subiu agora para 22 por cento ( veja aqui: http://www.dailymail.co.uk/…/More-children-live-poverty-tod… ):
Há quase mais três milhões de crianças que vivem na pobreza hoje do que durante a recessão, revelaram os novos números chocantes.
Quase um quarto dos jovens nos EUA (22 por cento) ou cerca de 16,1 milhões de indivíduos, foram classificados como que vivendo abaixo da linha da pobreza em 2013.
Isso passou dos apenas 18 por cento em 2008 – durante o auge da crise econômica.
#2) No início de 2008, a taxa de casa própria nos EUA estava oscilando em torno de 68 por cento. Hoje, ela caiu abaixo dos 64 por cento. Incrivelmente, não esteve assim tão baixo em mais de 20 anos. Basta olhar para o gráfico abaixo – a taxa da casa própria continuou a despencar durante toda a “recuperação econômica” de Obama.
#3) Enquanto Barack Obama tem estado na Casa Branca, a dependência do governo tem subido a níveis que nunca vimos antes. Em 2008, o governo federal estava gastando cerca de 37 bilhões de dólares por ano ( aqui: https://research.stlouisfed.org/fred2/series/TRP6001A027NBEA ) no programa federal Food Stamp. Hoje, esse número é superior a 74 bilhões de dólares ( aqui: https://research.stlouisfed.org/fred2/series/TRP6001A027NBEA ). Se a economia realmente está se “recuperando”, por que é que a dependência do governo está muito maior do que era durante a última recessão?
#4) No gráfico abaixo, você pode ver que a dívida nacional dos EUA estava em cerca de 9 trilhões de dólares quando entramos na última recessão. Desde aquela época, a dívida do governo federal dobrou. Estamos no mesmo caminho em que a Grécia caiu e o que você está olhando nesse gráfico é uma receita para o suicídio econômico nacional.
#5) Durante a “recuperação” de Obama, a renda familiar média real tem realmente caído um pouco. Pouco antes da última recessão, estava acima de 54 mil dólares por ano, mas agora caiu para cerca de 52 mil dólares por ano.
#6) Apesar de nossas rendas estarem estagnadas, o custo de vida apenas continua a aumentar de forma constante. Isto é especialmente verdadeiro nas coisas básicas que todos nós compramos, como os alimentos. Como eu escrevi sobre isso no início deste ano, o preço da carne moída nos Estados Unidos dobrou desde a última recessão ( aqui: http://theeconomiccollapseblog.com/…/the-price-of-ground-be… ).
#7) Em uma economia saudável, muitas novas empresas estão abrindo e não que muitos estão sendo obrigadas a fechar. Mas para cada um dos últimos seis anos ( aqui: http://themostimportantnews.com/…/economic-death-spiral-ame… ), mais empresas têm fechado nos Estados Unidos do que abrindo. Até 2008, isso nunca tinha acontecido antes em toda a história dos Estados Unidos.
#8) Barack Obama está constantemente a dizer sobre como o desemprego está “caindo”, mas a verdade é que a percentagem de trabalho em geral dos americanos que estão trabalhando ou que são considerados que estão à procura de trabalho tem vindo a diminuir desde o fim da última recessão.
#9) Alguns tem sugerido que o declínio da taxa de participação da força de trabalho é devido ao grande número de pessoas mais velhas que se aposentam. Mas a realidade da questão é que temos visto um aumento na taxa de inatividade para os americanos em seus anos de trabalho de primeira linha. Como você pode ver no outro gráfico compartilhado neste post, a percentagem de homens entre as idades de 25 e 54 anos que não estão trabalhando e que não estão à procura de trabalho subiu para níveis recordes desde o fim da última recessão.
#10) A grande razão pela qual não temos empregos suficientes para todos é o fato de que milhões e milhões de empregos bem pagos foram transferidos para o exterior. No final do primeiro ano de Barack Obama no cargo, nosso déficit comercial anual com a China era de 226 bilhões de dólares ( aqui: http://www.census.gov/foreign-trade/balance/c5700.html#2013 ). No ano passado, foi mais de 343 bilhões de dólares ( aqui: http://www.census.gov/foreign-trade/balance/c5700.html).
#11) Graças a todos esses fatores, a classe média na América está morrendo ( aqui: http://theeconomiccollapseblog.com/…/27-facts-show-middle-c… ). Em 2008, 53 por cento de todos os americanos consideravam-se “classe média”. Mas em 2014, apenas 44 por cento de todos os americanos ainda se consideravam “classe média” ( aqui: http://economy.money.cnn.com/2014/01/28/middle-class/… ).
Quando você dá uma olhada em nossos jovens, os números ficam ainda mais pronunciados. Em 2008, 25 por cento de todos os americanos na faixa etária de 18 a 29 anos de idade, se consideravam “classe baixa”. Mas em 2014, um surpreendente número de 49 por cento de todos os americanos nessa faixa de idade se consideravam “classe baixa” ( aqui: http://economy.money.cnn.com/2014/01/28/middle-class/… ).
#12) A velocidade do dinheiro é um indicador muito importante da saúde de uma economia. Quando uma economia está funcionando sem problemas, as pessoas geralmente se sentem muito bem sobre as coisas e o dinheiro flui livremente através do sistema. Eu compro algo de você, então você pegar esse dinheiro e comprar algo de alguém, etc. Mas quando uma economia está em apuros, a velocidade do dinheiro tende a ir para baixo. Como você pode ver no gráfico compartilhado neste post, uma queda na velocidade do dinheiro tem sido associada com cada recessão desde 1960. Então, por que a velocidade do dinheiro continuou a cair desde o fim da última recessão?
Se você está esperando por um “colapso econômico” acontecer, você pode parar de esperar. Um colapso já está se desenrolando agora diante de nossos olhos.
O artigo original pode ser acessado aqui: http://theeconomiccollapseblog.com/…/12-ways-the-economy-is…
Fonte: Dionei Vieira – Eu tenho alertado muito sobre a falsa…