“Triângulo Simétrico” da Dow Continua em Vigor

Tentativas anteriores do Dow Jones Industrial Average (DJIA) de acabar com o padrão de baixa em “triângulo simétrico” falhou miseravelmente, sugerindo um colapso, e eventuais novos mínimos, que podem ser iminentes.

Triângulos simétricos muitas vezes aparecem depois de um forte movimento em qualquer direção. Observadores dos gráficos os veem como padrões de continuação, ou como uma pausa para descanso, enquanto fugas de investimento ocorrem geralmente na direção da tendência anterior. No caso do Dow, isso significaria um movimento para baixo.

Esses padrões podem, às vezes, produzir falsificações de topo, ou breves fugas na direção oposta, como a Dow fez no marcado da manhã da última quarta-feira. Mas o fato de que os ganhos foram rapidamente eliminados, e o Dow fechou mais perto da parte inferior do triângulo do que do topo, sugere a implicação grosseira do padrão que ainda está em pleno vigor.

O Dow DJIA, +0,03%, aumentou 172 pontos nas operações da manhã de quarta-feira, antes de puxar uma forte inversão de marcha para fechar em 239 pontos.

Muitos observadores acreditam que gráficos de triângulos simétricos, ou outros padrões de continuação como o padrão “flag” [bandeira] de forma retangular, tendem a aparecer perto do meio de uma onda de vendas ou compras. Então, uma vez que a tendência anterior retoma, muitos projetam um alvo, “movimento de medida” subtraindo a altura do padrão (em um colapso), ou adicionando a altura do padrão (em uma fuga), até o ponto em que o colapso ou uma fuga ocorre.

No caso do Dow, a altura do padrão é um pouco mais de 2.000 pontos, a partir do de 18 de agosto em 17.511 para o dia 24 de agosto abaixo de 15.370. Se o Dow vier a fechar abaixo da barreira inferior do triângulo, isso irá estender-se a cerca de 16.200 na quinta-feira e o alvo fica na faixa d 14.000 a 14.200 pontos.

Fonte: Dow’s bearish ‘symmetrical triangle’ remains in force – MarketWatch

 

 

One thought to ““Triângulo Simétrico” da Dow Continua em Vigor”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *