Perdoai … e sereis … Perdoados

Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai ( απολυω apoluo ) e sereis perdoados ( απολυω apoluo ); dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lucas 6:36-38)

Este pequeno trecho do evangelho de Lucas é riquíssimo em ensino, um material suficiente para encher alguns livros, mas aqui eu vou me ater ao trecho “perdoai e sereis perdoados” que faz uso da palavra grega απολυωapoluo“. Essa palavra é rica em significados e pode ser encontrada em muitos textos bíblicos, como neste acima citado e nestes abaixo:

Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar ( απολυω apoluo ) e autoridade para te crucificar?” (João 19:10)

Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei. E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe ( απολυω apoluo ) a dívida.” (Mateus 18:26,27)

E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-Me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram ( απολυω apoluo ).” (Atos 13:2,3)

E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre ( απολυω apoluo ) da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus.” (Lucas 13:11-13)

Quando o Senhor viu uma mulher sofrendo de uma doença que a deixava encurvada por dezoito anos, Ele disse-lhe: “Mulher, estás livre da tua enfermidade“. Quando os crentes de Antioquia enviaram a Barnabé e Paulo para iniciarem o seu ministério para o mundo, depois de jejuar e orar, impondo as suas mãos sobre eles, “os despediram“. Quando Pilatos discutia entre “soltar” ou “crucificar” a Jesus em todas essas passagens é utilizada a palavra grega απολυωapoluo“.

Sendo assim podemos perceber que απολυωapoluo” significa”perdoar“, mas também significa “libertar” … se você não perdoa, você não é libertado; permanecerá então preso, amarrado. Essa mesma palavra απολυωapoluo” também fala de “cura” … o que nos remete ao fato de que o perdão está unido à cura, assim como a falta de perdão está relacionada com a falta de cura. O termo απολυωapoluo” alude também em ser “enviado” para cumprir o chamado de Deus para a sua vida. Aqueles que não perdoam estão se paralisando, não podendo avançar no propósito do SENHOR para as suas vidas e tendo o seu envio para o chamado barrado em consequência disso.

A falta de perdão “prende”, “impede a cura”, “paralisa” … quer liberdade?! Perdoe … quer alcançar uma cura?! Perdoe … quer cumprir o chamado e o propósito do SENHOR para a sua vida?! Perdoe … por isso está escrito “perdoai e sereis perdoados“. Sendo assim, “liberte e serás liberto” e você poderá avançar em sua vida e ser curado não apenas no corpo, mas na alma e no espírito … em todo o seu ser … livre então para cumprir o chamado e o bom propósito que o SENHOR lhe designou.

Como pode perceber, o perdão possui várias implicações positivas quando ele é exercido em nossas vidas, mas é extremamente negativo quando não exercemos este perdão … por isso eu amo lembrar e meditar nestes textos …

Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.” (Tiago 2:12,13)

Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois Ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.” (Lucas 6:35,36)

Vivemos em um tempo difícil, onde muitos pedem que o SENHOR exerça juízo e condenação sobre o mundo … mal sabem estes o que pedem … pois se o SENHOR, o Justo Juiz, efetivamente aplicar sobre todos os homens a Sua justiça, NENHUM de nós subsistiria, estaríamos TODOS condenados miseravelmente … muitos se esquecem de que o que nos livra da ira, do juízo e da condenação é a graça e a misericórdia do SENHOR que nos foi manifesta em sua completude e riqueza, única e exclusivamente através de Cristo, o nosso Senhor e Salvador. Aprenda com o SENHOR, manifeste em sua vida a misericórdia e o profundo amor de Deus, inclusive para com os seus inimigos!

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque Ele faz nascer o Seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mateus 5:43-48)

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem nEle crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:16-18)

Que o SENHOR lhe abençoe e ilumine o Seu rosto sobre você e lhe traga a Sua paz! … Perdoe

5 thoughts to “Perdoai … e sereis … Perdoados”

  1. Amém Pastor. Que assim seja com você também.
    Sabemos que de nós mesmos nada podemos, mas se perdirmos ao Pai que nos faça refexo de Jesus Cristo, certamente conseguiremos vencer em perdoar! Glorificado para todo sempre seja o Senhor! Em Cristo tudo podemos!

  2. Saber perdoar e saber pedir perdão são atitudes que nos revela que somos merecedores do Amor do Pai ! Amar os que não são bons conosco porém retribuir o mal com o bem ! Obrigada por mais um estudo, pst Dionei, sempre com sabedoria e graça vindas do trono de Deus !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *