O Significado Profundo da Serpente de Bronze

Qual o significado profundo escondido na Serpente de Bronze feita por Moisés?! Veja o relato das Escrituras …

Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora ( שׁרפּ saraph ), põe-na sobre uma haste ( נס nec … algo levantado, estandarte, sinal, haste de sinalização, insígnia, bandeira ), e será que todo mordido que a olhar viverá. Fez Moisés uma serpente ( נחשׂ nachash ) de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze ( נחשׂת n@chosheth ), sarava ( חיי chayay ).” (Números 21:8,9)

A palavra hebraica para bronze é n@chosheth ( נחשת ). Bronze nas Escrituras simboliza o juízo de Deus, por isso todos os elementos do pátio do Tabernáculo eram de bronze, visto que no pátio era o local onde os sacrifícios eram realizados e o juízo sobre o pecado era aplicado.

Agora, veja que interessante … a palavra hebraica para serpente é “nachash( נחש ) … observe também a letra hebraica Tav ( ת ) que é comumente conhecida pela sua antiga representação … uma cruz (✝️)! Não por acaso, ao se adicionar uma letra Tav ao final da palavra para serpente, ela passa a ser “n@chosheth( נחשת ), que significa bronze … ou seja, sabemos que a serpente simboliza o pecado pela sua tipologia bíblica, portanto, pela sua terminologia o bronze é uma representação da serpente aplicada a uma cruz … dessa forma o juízo de Deus resolve a questão do pecado ( serpente ), crucificando-o!!!

Isso fica ainda mais interessante quando se percebe que a palavra hebraica para serpente ( נחש “nachash” ) possui um vínculo muito interessante com outra palavra hebraica muito conhecida e de profundo significado … Messias … ( משׂיח “mashiyach” ). Ambas as palavras possuem no hebraico o mesmo valor … 358נחש “nachash” vale ( 300 + 8 + 50 ) e משׂיח “mashiyach” vale ( 8 + 10 + 300 + 40 ).

Esse vínculo é significativo quando observado à luz de todo o simbolismo que se percebe nesse texto da serpente de bronze de Números 21. O SENHOR Deus está, de uma maneira sutil, apontando que o Messias seria feito pecado e com isso teria de ser levantado e crucificado, assumindo em Si o juízo do pecado representado pela serpente … por isso em Números 21 Moisés é instruído por Deus para fazer uma serpente de bronze … simbolizando no texto o que o próprio Deus faria posteriormente por meio de Cristo … Assim como Moisés resolve o problema do pecado com a serpente de bronze levantada na haste, tudo isso simbolizava e apontava para Deus fazendo do Messias pecado e aplicando sobre Ele o juízo em uma cruz!

Quando a cruz ( ou o Tav ) é afixada na serpente, ela se torna bronze … Isto é, a cruz forma o metal que simboliza o juízo de Deus que é realizado e a sua consequente libertação por meio da justiça que é feita. No texto de Números, tudo o que se exigia dos israelitas para serem libertos do “veneno” da serpente ( pecado ) e viverem era apenas olhar para a serpente de metal … um simples ato de fé! Por isso, quando olhamos para Cristo, o Messias, como o nosso Salvador, nós somos libertos do pecado e do juízo e somos feitos justiça de Deus … não foi por acaso que da Cruz o Messias bradou: “está consumado”!!!

Por isso está escrito …

AquEle que não conheceu pecado ( Jesus ), Ele ( Deus ) O fez pecado por nós; para que, nEle, fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21)

E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nEle crê tenha a vida eterna. … Quem nEle crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:14,15,18)

Creia você também no Messias e no que Ele fez por você e você terá a vida eterna! Que o SENHOR lhe abençoe! 🙏❤️

6 thoughts to “O Significado Profundo da Serpente de Bronze”

  1. “MEU DEUS”!!!
    Estou regizijante e estupefato com essa revelação! Por isso o Senhor se fez pecado (serpente) por nós! Isto é nós éramos como serpente para DEUS! E alguém muito puro e Santo(Pois só tu és Santo,Apocalipse 15) se fez pecado empresarial nosso lugar!
    Sem palavras!!! Glória a DEUS! Amém!

  2. “MEU DEUS”!!!
    Estou regozijante e estupefato com essa revelação! Por isso o Senhor se fez pecado (r) por nós! Isto é nós éramos como serpente para DEUS! E alguém muito puro e Santo(Pois só tu és Santo,Apocalipse 15) se fez pecado em nosso lugar!
    Sem palavras!!! Glória a DEUS! Amém!

  3. Olá!

    Sensacional essa explicação, e quantas conexões há nessa passagem!

    Olha, eu tinha sempre uma estranheza em relação a esse texto, Deus usar uma serpente para curar as pessoas que foram picadas por serpentes…. mas veja só, o antídoto (soro antiofídico) usa o veneno da própria cobra para curar as pessoas, aplicando o veneno no sangue de um cavalo (que vai sofrer) e assim o organismo dele produz material necessário para ser usado como antídoto. Achei interessante , num é?

    Eu tenho uma dúvida… será que teve alguma pessoa que não olhou para serpente de bronze? Enfim, alguém que achou que aquilo era uma bobagem e procurou outra alternativa e assim acabou morrendo pela falta de fé?

    rsrsrs desculpa a minha empolgação, esse seu texto até compartilhei com amigos, é demais! Valeu!!!!

    1. Oi irmã,

      Fico muito contente em que o meu texto tenha sido útil para lhe esclarecer ainda mais sobre essa passagem. A Bíblia realmente é empolgante e sensacional quando conseguimos observar seus detalhes que muitas vezes nos passam despercebidos!!! Glória a Deus!!!
      Eu acredito que sim, houveram pessoas que possivelmente duvidaram e por isso vieram a morrer, afinal o texto sobre esse episódio deixa claro que muitos morreram em função do veneno. Apesar de não estabelecer quantos morreram mesmo depois da serpente de bronze ter sido levantada, acredito que houveram sim casos de morte posterior por duvidarem da cura proposta e não atentarem para a serpente de bronze que foi levantada … tipologicamente como ainda fazem muitos hoje por falta de fé na obra redentora do calvário!

      Deus lhe abençoe grandemente!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *