Meu Comentário: Mais um massacre está em vias de ocorrer no conflito relacionado ao Estado Islâmico, agora em Kobani, onde milhares de cristãos e curdos podem ser esquartejados por esse grupo assassino. Estão cercados e no limiar de serem tomados de assalto por milhares de Jihadistas. Aos que são cristãos, peço que orem por esses pobres refugiados que estão cercados e precisam rapidamente de um socorro. Existem forças da coalizão na área que podem ajudar, mas ainda não o fizeram como poderiam e da Turquia não parece vir a ajuda necessária.
06/10/2014
O tema da semana no conflito da Síria – cujos ataques aéreos são limitados no combate para se degradar e destruir o grupo terrorista do Estado Islâmico – que está em evidência é na cidade fronteiriça de Kobani que está sitiada e principalmente sem resposta, podendo ser tomada de assalto por até 9.000 terroristas do ISIS armados com tanques e lançadores de foguetes.
Acabei de desligar o telefone com um funcionário desesperado da inteligência curda, Rooz Bahjat, que disse que teme que Kobani poderia cair para o ISIS dentro das próximas 24 horas. Se isso acontecer, ele prevê que o ISIS vai matar milhares de pessoas na cidade, que está repleta de refugiados curdos, turcomanos, cristãos e árabes de outras partes da síria. Algo em torno de 50 mil civis permanecem na cidade, disse Bahjat.
“A terrível chacina está chegando. Se eles tomarem a cidade, devemos esperar ter 5.000 mortos dentro de 24 ou 36 horas”, disse-me ele. “Vai ser pior do que Sinjar,” o local de um recente massacre do ISIS que ajudou a fazer o Presidente Obama decidir combater o ISIS. Há relatos de ataques aéreos sobre os veículos do ISIS, mas até agora, Bahjat disse que esses ataques têm sido modestos e ineficazes.
Kobani está localizado na fronteira com a Turquia, mas Bahjat disse que está recebendo relatos de que a Turquia está retirando suas tropas de volta, ao invés de arriscar um confronto armado com o ISIS. “É inacreditável – a Turquia está na OTAN, ao que você literalmente tem a OTAN observando o que está acontecendo na cidade. Todo mundo pode vê-lo pelas câmeras de TV que estão lá, observando. É terrível”.
Ele continuou, “Isso não pode ser permitido. Estou triste, pessoalmente, como um curdo que está vendo os meus irmãos mortos. Estou triste como um secularista que está vendo a esperança da liberdade ser assassinada e eu estou triste como um ser humano, observando esses monstros cometerem genocídio”.
Os combatentes curdos estão em menor número do que o ISIS, e eles não têm armamento pesado. Há relatos que saem de Kobani que pelo menos uma mulher-bomba suicida curda atingiu os terroristas do ISIS. A situação é sombria, ficando ainda mais sombria, e a hesitação por parte da comunidade internacional não deverá ser facilmente perdoada.
* Artigo de Jeffrey Goldberg traduzido por mim, link do artigo original aqui.