Meu Comentário: Este artigo serve para demonstrar que, além dos loucos que existem em todo lugar, não é incomum existirem simpatizantes do ISIS nos EUA. Não é uma tarefa fácil para os serviços de inteligência em rastrearem e monitorarem estes indivíduos, portanto, a frase de que: “não se discute se haverá um novo atentado, mas quando e onde será“, torna-se cada vez mais verdadeira. Lembrando que os próprios combatentes do ISIS, que estão no Oriente Médio, em declarações recentes à mídia prometeram que isto ocorreria em breve. Tempos difíceis!
Um homem posta um vídeo de si mesmo onde ele promete lealdade ao Estado Islâmico (ISIS) na frente de um policial e do logo do ISIS em ônibus, caminhões e nos sinais em rodovias.
por Ryan Mauro
Um vídeo foi publicado mostrando um muçulmano-americano na área de Houston prometendo lealdade ao grupo terrorista do Estado Islâmico na frente de um policial enquanto era escoltado para longe de uma mesquita.
O vídeo foi carregado em 21 de setembro por um homem que atende pelo nome de Abdul-Rahman Baghdadi ou Houston Baghdadi.
Baghdadi se descreve como um “Reporter de Fatos do Estado Islâmico [sic] do Califado” e identifica os locais como Houston, Las Vegas e Chicago no Twitter. Ele enviou um tweet descrevendo-se como “um estudante precoce”, o que indica que ele pode ser um recém-convertido ao Islã.
O vídeo mostra Baghdadi vestindo trajes do Estado pró-islâmico em uma mesquita com um amigo. A mesquita não é especificamente identificada, mas é conhecida pelo acrônimo de “ISGH,” presumivelmente a Sociedade Islâmica da Grande Houston.
As imagens mostram um policial chegando na mesquita e um homem muçulmano reclamando de Baghdadi. Como ele é escoltado longe, Baghdadi se vira para seu parceiro e pede, “Na frente dos policiais, por favor, registre isso”.
Ele, então, levanta a mão e faz promessas de lealdade para Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico (mais conhecido pelas siglas de ISIS ou ISIL). O policial responde: “Eu não sei o que isso significa”.
“Ele é o califa do Estado Islâmico”, Baghdadi explica ao policial que vai embora.
Baghdadi escreve que o homem muçulmano na filmagem “me expulsa constantemente sem motivo, mesmo quando eu não o estou usando [ele se refere ao logotipo do Estado Islâmico]”.
Outro incidente na mesquita ISGH também foi gravado e enviado. Ele mostra um homem enfurecido dizendo a Baghdadi para nunca mais voltar ao local e que ele vai ser acusado de invasão se o fizer.
Baghdadi também enviou uma série de vídeos em 12 de outubro, mostrando um confronto na mesquita El-Farouq em Houston. Ela começa quando ele se aproxima de estudantes muçulmanos que almoçam e corrige-os por comerem com a mão esquerda, uma violação da lei da Sharia. Um homem imediatamente intervém e diz que ele está chamando a polícia. Baghdadi diz ao policial que ele estava brincando e não quis ofender.
Uma das gravações mostra Baghdadi retornando à mesquita El-Farouq com uma roupa diferente e novamente sendo mandado embora por um policial.
Em 13 de outubro, Baghdadi enviou um clipe de notícias às TVs locais sobre uma imagem de um homem com trajes do Estado pró-islâmico em um restaurante na área de Houston.
Tweets de Baghdadi também mostram a insígnia do ISIS sendo colocada em um ônibus, num sinal da rodovia, num caminhão e num anúncio para um aquário em um carro. Um segundo caminhão é mostrado com um logotipo do ISIS, mas Baghdadi o acopla com uma hashtag de “FBlies”.
Os tweets estão abaixo:
Ele também reenviou uma mensagem justificando o assassinato de judeus:
Ele está se referindo a um hadith islâmico que diz: “O tempo não virá até que os muçulmanos lutem contra os judeus (e os matem); até que os judeus se escondam atrás de pedras e de árvores, que vão clamar: Óh muçulmano! Há um judeu escondido atrás de mim, venha e mate-o! “.
Outros tweets endossam o objetivo do ISIS de conquistar o mundo:
Em 13 de outubro, Baghdadi twittou uma foto de um suposto simpatizante do ISIS preso em Houston. Ele não fez comentários sobre se a foto é dele. O tweet está abaixo:
Snopes.com, um site que avalia a credibilidade de rumores na Internet, rejeitou a credibilidade da foto. Parte do seu raciocínio baseia-se na falsa premissa de que um defensor do ISIS ou membro não iria exibir abertamente sua fidelidade.
O Departamento do Xerife do Condado de Brewster postou um link em sua página no Facebook para a foto. O link alega que polícia prendeu um terrorista do ISIS em 5 de setembro. O departamento posteriormente foi informado pelo FBI que a história era falsa, mas a negação se baseia sobre a definição de um “membro” ou “terrorista” do ISIS.
O vídeo de um islamita, em Houston, prometendo lealdade ao Estado Islâmico (ISIS) na frente de um policial é uma representação visual da presença da ideologia de simpatizantes do ISIS nos EUA, o que vêm sendo discutido sobre os potenciais ataques contra os EUA através da fronteira mexicana.
O FBI diz que cerca de uma dúzia de americanos estão atualmente lutando ao lado do ISIS, na Síria. Pelo menos 100 americanos juntaram-se a grupos jihadistas na Síria, como o ISIS e a Al-Qaeda, enquanto que alguns funcionários dizem que o número gira em torno de 300. Pelo menos sete americanos foram presos este ano, tentando ir para a Síria para se juntar ao ISIS ou a um grupo semelhante.
O apoio muçulmano-americano ao ISIS aparece de forma pequena e as reações dos muçulmanos à Baghdadi são uma prova disso. No entanto, mesmo um único simpatizante do grupo que glorifica a morte pode causar sérios danos. Os atentados na Maratona de Boston foram cometidos por apenas dois terroristas.
Baghdadi é imprudente e está em busca de atenção, mas nem todos os simpatizantes do ISIS são assim. Para cada um como “Houston Baghdadi” transmitindo seu extremismo, devem haver muitos mais que evitam as câmeras.
* Artigo traduzido por mim, original aqui: Video: Houston Man Pledges Allegiance to ISIS in Front of Cop