Beleza e Curiosidades da Bíblia – Criou

No meu post anterior ( aqui ) nós vimos a primeira palavra ( “no princípio” ) do primeiro versículo da Bíblia no hebraico antigo e as suas curiosidades, neste post iremos abordar a segunda palavra desse mesmo versículo, no caso “ברא” ( bara’ ) que no contexto tem o significado de “criou“. A primeira palavra ( “beresheet” ) nos mostrou, através da interpretação dos símbolos do proto-hebraico, o trabalho redentor de Cristo na cruz, o que nos lembra do versículo em Isaías 46:10 …

que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o Meu conselho permanecerá de pé, farei toda a Minha vontade“.

De fato, podemos comprovar isto por um estudo mais profundo através das raízes do hebraico, como vimos em posts anteriores.

Agora, a palavra criou ( “bara’” ), que no hebraico possui a mesma raiz das palavrasberesheet” ( no princípio ) e “barak” ( benção, veremos um estudo sobre essa palavra em um post futuro ), nos mostra em seu significado pelas raízes do hebraico algo que a própria Bíblia afirma …

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez.” (João 1:1-3)

Também podemos ver essa mesma afirmação no versículo de Colossenses 1:16 …

pois, nEle, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele“.

Usando a nossa tabela do hebraico antigo ( veja aqui ), podemos ver como fica a palavra “bara’” ( ברא ) na sua forma em pictogramas. Soletrando em hebraico temos BET ( o equivalente a nossa letra B, e a figura do seu pictograma respectivo é uma casa ou tenda, simbolicamente significa “casa” ), RESH ( o equivalente a nossa letra R, e a figura do seu pictograma respectivo é uma cabeça de homem, simbolicamente significa “primeiro/começo” ) e ALEPH ( o equivalente a nossa letra A, e a figura do seu pictograma respectivo é uma cabeça de boi, simbolicamente significa “força/poder/Deus” ).

Como já vimos em posts anteriores dessa mesma série de “Beleza e Curiosidades da Bíblia“, as duas letras BET e RESH juntas formam a palavra “filho filho de“, portanto a palavra “bara’” de significado “criou” pode ser interpretada pelos pictogramas como FILHO de DEUS, ou seja, o termo “criar” na raiz do hebraico está vinculado diretamente a Jesus ( Yeshua ), o Filho de Deus … tudo o que envolve o verbo “criar“, usado na criação, está diretamente ligado a Cristo em sua raiz e significado intrínseco … não é isso, no mínimo, curioso?! … e isso está em perfeita harmonia com o que lemos nos textos anteriores de João 1:1-3 e Colossenses 1:16 … mesmo os detalhes mais inusitados apontam para essa verdade.

 

Criou

 

Que Deus lhe abençoe e lhe dê a Sua paz!

5 thoughts to “Beleza e Curiosidades da Bíblia – Criou”

  1. Espantosa é a perfeição na criação de Deus .
    como tudo se entrelaça e se encaixa, assim como um quebra-cabeça animado de infindáveis peças que formam uma imensa engrenagem contínua e eternamente em movimento.
    Glória, Glória, Glória a Deus e Aleluia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *