Beleza e Curiosidades da Bíblia – No Princípio

Conforme comentei no post anterior dessa série (veja aqui), vamos prosseguir com mais um artigo sobre a beleza e curiosidades da Bíblia em sua formação. No primeiro post coloquei uma tabela apresentando a evolução da escrita hebraica ao longo da história (você pode consultar a tabela aqui)  e ela nos será útil nessa análise onde estudaremos a primeira palavra escrita no livro do Gênesis. O objetivo dessa série é mostrar certas características da formação do hebraico e a sua disposição nos livros que, pela mensagem em si, apresentam características sobrenaturais, criadas por um Deus cujos pensamentos são verdadeiramente muito maiores do que os nossos até mesmo nos pequenos detalhes, de tal forma, que estes nos passam despercebidos muitas vezes, visto que desconhecemos as raízes das palavras do texto no seu idioma e escrita originais.

No post anterior dessa série, vimos a assinatura indelével de Deus em textos antigos e os seus significados, agora vamos estudar a palavra hebraica “Beresheet“, cuja tradução é “No princípio“. Cada letra do alfabeto do hebraico possui sua representação em um pictograma na sua raiz mais antiga e cada figura desse pictograma possui significados particulares, dessa forma ao passar a palavra “Beresheet” para a sua forma mais antiga, o texto ganha uma compreensão mais profunda. Beresheet é soletrada em Hebraico como BET (o equivalente a nossa letra B, e a figura do seu pictograma respectivo é uma casa ou tenda, simbolicamente significa “casa”), RESH (o equivalente a nossa letra R, e a figura do seu pictograma respectivo é uma cabeça de homem, simbolicamente significa “primeiro/começo”), ALEPH (o equivalente a nossa letra A, e a figura do seu pictograma respectivo é uma cabeça de boi, simbolicamente significa “força/poder/Deus”), SHIN (o equivalente a nossa letra S, e a figura do seu pictograma respectivo são dois dentes, simbolicamente significa “consumir/destruir”), YOD (o equivalente a nossa letra I/J, e a figura do seu pictograma respectivo é um braço e mão, simbolicamente significa “trabalho/obra das mãos”) e TAV (o equivalente a nossa letra T, e a figura do seu pictograma respectivo são duas varas cruzadas, uma cruz, simbolicamente significa “marca/aliança/sinal”). É interessante observar que as duas letras BET e RESH juntas formam a palavra hebraica “bar“, traduzindo “filho” ou “filho de“. Então, ao olhar essa palavra representada pelos seus pictogramas mais antigos temos o resultado na figura abaixo:

 

hebraico_2

 

Podemos ver que “No princípio/Beresheet” em sua representação pelos pictogramas da raiz do hebraico, pode ser interpretado como (lembrando que o hebraico é lido da direita para a esquerda):

[o] FILHO de DEUS [é] CONSUMIDO/DESTRUÍDO (morto) [pelas] nossas MÃOS [numa] CRUZ,

também podemos assumir essa outra interpretação:

[o] FILHO de DEUS [será] CONSUMIDO/DESTRUÍDO (morto) [pelas] Suas MÃOS [numa] CRUZ.

É uma descrição profética incrível para a primeira palavra do início do Livro dos livros na frase da criação. Como vemos, Deus tem um jeito todo especial de nos mostrar, através de forma direta e indireta, o seu plano de redenção através de Cristo, compare isso que acabamos de descrever sobre essa palavra do primeiro livro da Bíblia (escrito por volta de 1500 a.C.) com esse versículo do último livro da Bíblia (escrito por volta de 95 d.C.) …

 que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:8)

Deus é, verdadeiramente, o Supremo Criador, não apenas da linguagem (afinal a Bíblia nos informa que Ele falou e tudo se fez, tudo foi criado pelo poder de Sua palavra), mas  também da matemática e todas as demais ciências, portanto, é de se esperar que Ele se revele de diversas formas, pois toda a glória pertence unicamente a Ele.

Esse foi o segundo post dessa série, se Deus permitir, ainda veremos mais sobre esse texto e outros muito interessantes em futuros posts dessa série. Que Deus ilumine a sua mente e lhe dê criatividade para fazer coisas incríveis para honra e glória dEle!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *