Escatologia – Onde estamos? (Profecias cumpridas de Israel) – Parte 1/2

Sempre que converso sobre o assunto relacionado ao fim dos tempos mencionado na Bíblia, costumo ouvir as seguintes indagações: “estamos mesmo no fim dos tempos, quais as evidências?“, “Quão próximo estamos dos eventos do Apocalipse relacionados à volta de Cristo?“, “As profecias estão mesmo se cumprindo?“, enfim, a lista é longa. Para responder a pelo menos essas perguntas e algumas outras relacionadas vamos, nesta primeira parte do artigo, estudar alguns eventos históricos e profecias cumpridas relacionadas à Israel que muitos estudiosos até o século 19 imaginavam que viriam a se cumprir somente (mais…)

Beleza e Curiosidades da Bíblia – No Princípio

Conforme comentei no post anterior dessa série (veja aqui), vamos prosseguir com mais um artigo sobre a beleza e curiosidades da Bíblia em sua formação. No primeiro post coloquei uma tabela apresentando a evolução da escrita hebraica ao longo da história (você pode consultar a tabela aqui)  e ela nos será útil nessa análise onde estudaremos a primeira palavra escrita no livro do Gênesis. O objetivo dessa série é mostrar certas características da formação do hebraico e a sua disposição nos livros que, pela mensagem em si, apresentam características sobrenaturais, criadas por um Deus cujos pensamentos são verdadeiramente muito maiores do que os nossos até mesmo nos pequenos detalhes, de tal forma, que estes nos passam despercebidos muitas vezes, visto que desconhecemos (mais…)

Escatologia – Introdução ao Tema

Esse é um tema apaixonante e controverso, para não dizer que é até polêmico. Para quem não está familiarizado com o termo, escatologia é o estudo das últimas coisas. Quando se fala sobre as últimas coisas, é impossível não referir-se ao livro de Apocalipse, tão intimidador para a maioria dos leitores da Bíblia, de forma que muitos lêem o Novo Testamento, mas quando chegam no Apocalipse, fazem saltos sobre o livro. Eu entendo a razão disso, a linguagem utilizada pelo apóstolo João no livro é realmente difícil, ainda mais quando você compara nosso contexto cultural ocidental do século XXI com o da época em que o livro foi escrito, um contexto oriental e judaico do século I. O meu objetivo para o primeiro post dessa série sobre escatologia é abrir o assunto e, nos próximos, ir mergulhando (mais…)

Dica de Livro – Comentário Judaico do Novo Testamento

O escritor David H. Stern é conhecido por escrever o Novo Testamento Judaico, que é uma tradução do Novo Testamento, a partir do original grego, feita para extrair a essência do seu judaísmo, visto que o Novo Testamento foi escrito por judeus. Nessa mesma linha ele, posteriormente, escreveu o livro Comentário Judaico do Novo Testamento (editora Atos, 946 páginas) onde ele lida com “assuntos judaicos” que confrontam os leitores do Novo Testamento, são questões que judeus possuem a respeito de Yeshua (Jesus), o Novo Testamento e o cristianismo; aborda também as questões que os cristãos têm sobre (mais…)

Beleza e Curiosidades da Bíblia – O Alfa e o Omega

Este post é o primeiro de uma série relacionados à beleza e curiosidades da Palavra de Deus em sua formação e conteúdo. A Bíblia é um livro sem igual, composto por mais de 40 autores, escritos originalmente em 3 idiomas e em 3 continentes (Ásia, África e Europa) ao longo de quase 1600 anos, enfim, um compêndio único, cuja importância e impacto na nossa civilização já é motivo mais que suficiente para sua leitura e estudo, sem contar as implicações filosóficas e espirituais para nossas vidas, características estas que tornam essa leitura ainda mais significativa e fundamental, mesmo para os que ainda nela não acreditam. Tais atributos tornaram a Bíblia o (mais…)

A ingenuidade não nos salvará

Meu comentário: Este é um artigo original de Eguinaldo Hélio de Souza que acredito ser relevante para os tempos atuais no Brasil. O que ele comenta sobre muitas pessoas não quererem tomar conhecimento do que ocorre em nosso país, como se isso fizesse as ações em si desaparecerem, vejo diretamente em muitas pessoas que conheço, mas é como o artigo diz, agir com ingenuidade ou ignorância não afasta o problema, a história comprova isso. É verdade que confio em Deus e em seu poder para nos livrar do mal, mas isso não significa que podemos ser desleixados e omissos em certos assuntos, lembre que a omissão e a ignorância na Bíblia não estão relacionadas a boas recompensas. De qualquer forma ainda podemos fazer algo, é um ano de eleição, podemos aproveitar e usar o poder do voto com a devida consciência, orar é bom e necessário, mas a ação conjunta também o é, muitas vezes, isso está contido na própria palavra oração. Aproveite o artigo que reproduzo na íntegra a seguir e reflita sobre o mesmo. (mais…)

Dica de Livro – Deus, a Liberdade e o Mal

deusliberdademal

Quem leu o meu post e assistiu ao vídeo do Professor Pier sobre estudar e aprender, já sabe a importância da leitura para o seu crescimento pessoal. Eu amo ler, portanto, não poderia deixar de compartilhar sobre as minhas experiências literárias dos diversos gêneros que eu gosto de ler. Normalmente leio, pelo menos, um livro por semana, então pretendo a cada semana dar o meu parecer sobre um livro, mas como tenho na esteira de já lidos, uma boa quantidade, devo nessas semanas que se seguirem começar com um mínimo de duas dicas de leituras semanais.

O primeiro livro dessa semana é uma pérola da filosofia cristã, “Deus, a Liberdade e o mal“, editado pela Vida Nova, cujo autor é o prestigiadíssimo Alvin Plantinga. Para quem não conhece Alvin Plantinga, ele é (mais…)