Beleza e Curiosidades da Bíblia – O Alfa e o Omega

Este post é o primeiro de uma série relacionados à beleza e curiosidades da Palavra de Deus em sua formação e conteúdo. A Bíblia é um livro sem igual, composto por cerca de 40 autores, escritos originalmente em 3 idiomas e em 3 continentes (Ásia, África e Europa) ao longo de quase 1600 anos, enfim, um compêndio único, cuja importância e impacto na nossa civilização já é motivo mais que suficiente para a sua leitura e estudo, sem contar as implicações filosóficas e espirituais para as nossas vidas, características estas que tornam essa leitura ainda mais significativa e fundamental, mesmo para os que ainda nela não acreditam. Tais atributos tornaram a Bíblia o maior “best-seller” de todos os tempos, com mais de 6 bilhões de exemplares, distribuídos em centenas de idiomas distintos; para se ter uma noção, o livro que está na segunda colocação, O Livro Vermelho, tem tiragem 7 vezes menor. Se você ainda não a leu completamente, ao menos uma vez, recomendo iniciar ainda hoje, você pode encontrar recomendações e guias de leitura aqui; para quem não tem intimidade com a leitura e conhecimento mais profundo da doutrina cristã, eu lhe recomendo iniciar pelo evangelho de João, antes de passar para os demais livros que a compõem. É um livro para se ler e meditar todos os dias, a sua riqueza em conteúdo parece infinita, pois quanto mais se escrutinam as suas páginas, mais inspiração e conhecimento se retira, não é a toa que é chamada de a Palavra de Deus e eu posso testemunhar a veracidade desse fato,  pois sei disso por experiência própria.

Para entrar no tema deste post, vou precisar alongar um pouco este artigo para fundamentar o conhecimento das línguas antigas e que será útil para este post e outros futuros onde vou abordar em particular o idioma hebraico.

Hebraico Antigo

Em relação à origem dos idiomas existentes, a maioria dos estudiosos concorda num idioma de origem comum a todas as famílias de línguas no mundo. Mas no que se refere à escrita, esse tipo de conclusão não é tão simples, já que existem algumas raízes que parecem distintas, porém as primeiras escritas humanas, mais antigas e conhecidas, eram cuneiformes ou hieróglifos repletos de pictogramas.

Meu objetivo não é tratar de todas as escritas e as suas origens, mas sim a formação do hebraico em particular, pois é o idioma inicial em que a Bíblia começou a ser escrita há cerca de 1500 a.C. e sua formação é pertinente para alguns dos estudos que quero apresentar nesse post e nos futuros que estiverem relacionados, dessa forma podemos dividir a origem do hebraico da seguinte forma ( as nomenclaturas e datas podem variar um pouco, dependendo da fonte ):

  • Proto-Semítico e Proto-Cananeu (cerca de 2000 a.C. a 1500 a.C.)
  • Paleo-Hebraico (cerca de 1500 a.C. a 500 a.C.)
  • Hebraico Antigo (cerca de 500 a.C. a 100 d.C.)
  • Hebraico Moderno (atual)

Na tabela abaixo pode-se ver o comparativo entre os alfabetos de cada período e seu comparativo ao alfabeto atual.

tabela_hebraico

Caso deseje se aprofundar mais sobre a escrita dos tempos de Abraão, Moisés e Davi, recomendo estudar o PDF disponível aqui, ou visitar o site holandês de origem aqui, que contém muito material a respeito e com artigos escritos em Inglês. Infelizmente não há material em Português que eu conheça sobre esse tópico, porém, mesmo que tenha dificuldade com o Inglês, ainda vale a investigação.

Também recomendo o material do americano Jeff A. Benner, que possui um site relacionado ao estudo e a interpretação do Hebraico Antigo ( aqui ) e que também possui vários livros publicados; eu mesmo comprei alguns deles e recomendo a leitura de seu livro: The Ancient Hebrew Language And Alphabet. Caso prefira também um material audiovisual, você pode acessar no YouTube, um estudo deste mesmo autor ( recomendo ), a partir do vídeo abaixo:

Pela tabela de comparativo dos alfabetos você pode perceber nos significados dos pictogramas coisas muito curiosas, por exemplo, o nome da figura da cabeça de boi é El, que é o nome de Deus na língua semítica, dependendo do contexto. Você pode perceber isso por alguns dos nomes de Deus conhecidos, tais como: El Elyon’ (“O mais Elevado”), El Shaddai (“O Elevado Todo-Poderoso”), El Chai (“O Elevado Vivo”), El Ro’i (“O Elevado que Vê”), El Elohe Israel (“Elevado, o Elevado de Israel”), El Gibbor (“O Elevado Forte”). Também é utilizado como sufixo de nomes hebraicos como GabrielDanielRafael e outros.

Esses pictogramas nos darão visões muito curiosas sobre algumas palavras do hebraico e os seus significados, veremos alguns deles em posts futuros dessa série.

O Alfa e o Omega

É muito curiosa a declaração de Deus quando refere-se a Si mesmo como sendo “o Alfa e o Ômega“, “o princípio e o fim“, o que é uma referência a primeira e a última letra do alfabeto grego, entretanto nós devemos lembrar que na época dessas declarações o idioma falado pelo povo Judeu era o hebraico e o aramaico, dessa forma podemos traduzir isso para o equivalente hebraico, no caso “Aleph e Tav” ( alephtav-1 ** ).

**Importante entender que no hebraico escreve-se da direita para esquerda, ao contrário de nós que escrevemos da esquerda para a direita.

Repare no trecho do primeiro versículo da Bíblia escrito em Gênesis que está na imagem abaixo:

hebraico_1

Para a tradução para o Português de cada palavra do hebraico eu usei o Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português ( editado pela SBB ). Repare que o conjunto “Aleph e Tav” aparece nesse trecho e que não há uma tradução para o termo ( onde coloquei “????” ), o interessante é que esse termo aparece desde os pergaminhos originais conhecidos, ou seja, ele foi originalmente inserido na frase propositadamente desde o princípio da escrita do livro do Gênesis e isso sempre intrigou muitos rabinos e estudiosos desse texto durante a antiguidade.

Agora, vamos para o trecho de Zacarias 12:10, em hebraico, conforme a figura abaixo:

Zacarias_12_10

A tradução deste versículo é ( usando a versão Almeida Revista e Atualizada ):

E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquEle a quEm traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por Ele como se chora amargamente pelo primogênito.” (Zacarias 12:10)

Perceba que o Aleph e Tav aparecem novamente e que não há tradução para ele neste versículo, ou seja, no contexto, traduzido mais literalmente, ficaria mais ou menos assim: “Olharão para ‘MIM’ ( Aleph Tav ), aquEle a quEm traspassaram …“.

A luz para entender essas ocorrências veio com o novo testamento, quando o véu do mistério foi finalmente removido. Em Apocalipse 1:8 diz: “Eu Sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquEle que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” … Deus declara-se como “o Alfa e o Ômega” e em Apocalipse 22:13 diz: “Eu Sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” … neste último capítulo da Bíblia, Jesus ( Yeshua ) revela-se também como sendo “o Alfa e o Ômega“.

Recapitulando, o texto está escrito em grego, por isso as letras gregas na tradução, mas a língua da época dos Judeus era o hebraico, o que nos leva para “o Aleph e Tav“, ou seja, Deus sutilmente colocou a Sua assinatura em textos específicos relacionados a Ele, isso desde tempos muito antigos quando os textos que estudamos do Antigo Testamento da Bíblia foram escritos ( cerca de 1500 a.C. no texto de Gênesis e cerca de 500 a.C., no texto de Zacarias ), existem nos manuscritos em hebraico milhares de referências ao “Aleph e Tav” por todo o texto do Antigo Testamento. Por fim, Ele veio a revelar-Se no Novo Testamento, como nos versículos de Apocalipse anteriormente citados que foram escritos cerca de 95 d.C., e temos uma referência nos primeiros versículos do evangelho de João, onde ele escreve:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez.” (João 1:1-3)

Olhando para o relato de João, as declarações do Apocalipse e comparando essa descrição de João com Gênesis 1:1, onde temos “o Aleph e o Tav” na frase da criação, é quase impossível não perceber a referência sobre Jesus ( Yeshua ) nesse texto da criação pelos símbolos do hebraico.

Quem mais poderia fazer isso ao longo de mais de um milênio?! Somente um Deus maravilhoso e poderoso, pois não pode ser por obra humana cujo tempo de vida pode chegar a pouco mais cem anos, para alguns.

Que tal um bônus?! Olhe a tabela do hebraico antigo comparado ao hebraico moderno e irá perceber que o “Aleph e Tav” modernos, podem ser representados pelos seguintes pictogramas, conforme já observado na imagem do início deste artigo:

strongsign

O pictograma da cabeça de boi é o antigo Aleph e, dependendo do contexto, refere-se ao mais forte, ou a Deus ( como se fosse uma abreviatura, como é o caso de Yah que é uma abreviatura de Yahvéh, veja aqui ) e o pictograma dos dois gravetos em forma de cruz/marca é o antigo Tav, sendo assim poderíamos transliterar a junção dos dois pictogramas como: Deus ( o mais forte ) na Cruz ou o Grande Sinal da parte de Deus!!! Isso não é incrível?! Essa interpretação de Deus na cruz fica ainda mais perceptível quando analisamos o seguinte texto das Escrituras …

Tomaram eles, pois, a Jesus; e Ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico, onde O crucificaram e com Ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. Muitos judeus leram este título, porque o lugar em que Jesus fora crucificado era perto da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego. Os principais sacerdotes diziam a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, e sim que Ele disse: Sou o rei dos judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi.” (João 19:17-22)

Observando o texto, por que os judeus ficaram tão aborrecidos com o que Pilatos escreveu?! A causa, provavelmente, foi um acróstico que se formou quando ele escreveu a sentença em hebraico. Um acróstico são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou palavra da frase formam uma outra palavra ou frase, é uma composição em verso, na qual, a primeira, e em outras vezes, a última letra de cada palavra é lida em ordem e formam um nome, um título ou frase. Por exemplo: INRI é um acróstico de “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus” escritas em latim ficam: “Iesu(a) Nazarenus Rex Iudaeorum” ( perceba as letras destacadas em vermelho no início de cada palavra … INRI ). Agora, observando essa mesma frase no hebraico da mesma forma nós temos então …

ישוע הנצרתי ןמלך היהודים ( Yeshua HaNatzarei vMelech HaYehudim … lembrando que no hebraico se lê da direita para a esquerda ).

As iniciais usadas eram exatamente as mesmas usadas para pronunciar o nome sagrado de Deus: יהוה ( YHVH , conhecido em sua transliteração para o Português como Jeová, Javé, Yehovah, e outros, pois a pronúncia correta do nome sagrado de Deus ainda permanece motivo de discussão ). Sendo assim temos literalmente a interpretação “Deus na cruz” como já observado anteriormente … Não é por acaso que Deus nos diz, pela Bíblia, que já tinha Seu plano definido desde antes da criação do mundo, toda essa informação é uma pequena amostra da beleza da Palavra de Deus e de como ela é profunda em vários aspectos que não podem ser vistos apenas numa simples tradução!!

Bem, esse foi o primeiro post dessa série, espero que tenha sido proveitoso para você e que tenha lhe aberto ainda mais a visão sobre a grandeza da Palavra de Deus. Se você tiver um tempo, estude a palavra Verdade ( emet ) em hebraico e compare a escrita da palavra com o que vimos aqui e perceberá algumas coisas interessantes ( eu escrevi sobre Verdade aqui ).

Que Deus ilumine Sua face sobre você e lhe dê completude!🙏❤

 

6 thoughts to “Beleza e Curiosidades da Bíblia – O Alfa e o Omega”

  1. As verdades do Eterno são reveladas pra todo aquele que busca com fome e sede de sabedoria.
    Que o Pai Eterno te ilumine, pra continuar iluminando outros .
    shalon.

  2. Eis aqui a Sabedoria do Altíssimo, que por amor a suas criaturas, sempre manteve o caminho da salvação bem indicado (sinalizado), para aqueles que O amam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *