Os Estatutos do SENHOR Gravados no Coração

A palavra hebraica “choq” ( חק ) significa “estatuto, ordenança, lei, decreto divino”, e é derivada de um verbo que significa “gravar, estabelecer” ( חָקַקchaqaq” ). Os sábios dizem que esse vínculo entre as palavras está relacionada a um desejo de fazer a vontade de Deus, de cumprir os Seus “estatutos” que estão “gravados” no coração ao invés de serem simplesmente entendidos com o intelecto …

estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.” (2 Coríntios 3:3)

Na instituição da Páscoa, em Êxodo 12, o texto enfatiza: “Guardai, pois, isto por estatuto ( חק choq ) para vós outros e para vossos filhos, para sempre” (Êxodo 12:24). O sacrifício do cordeiro pascal revela a salvação ( YeshuahJesus” ) de Deus, e devemos gravar ( חָקַקchaqaq” ) o significado de nossa libertação dentro de nossos corações para sempre, assim como o próprio Deus nos tem gravado, como está escrito:

Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei ( חקק chaqaq )” (Isaías 49:16a).

Por isso, sobre a Nova Aliança, o SENHOR escreve:

Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o Meu Espírito e farei que andeis nos Meus estatutos ( חק choq ), guardeis os Meus juízos e os observeis.” (Ezequiel 36:26,27)

Com a Nova Aliança, realizada em Cristo (Mateus 26:26-28), somos uma “Nova Criatura”, temos um espírito novo e o Espírito do SENHOR que “grava” ( חקק chaqaq ) em nossos corações, agora de “carne” ( “boas-novas” ), os Seus “estatutos” ( חק choq ) para os guardarmos e observarmos.

Que o SENHOR lhe abençoe e ilumine!!!

Descanso no SENHOR

O que habita no esconderijo ( סתר cether … refúgio, segredo ) do Altíssimo ( עליונּ ‘Elyown ) e descansa ( לונּ luwn ) à sombra do Onipotente, diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.” (Salmo 91:1,2)

Segundo a tradição dos antigos sábios de Israel, eles dizem que Moisés escreveu o Salmo 91 enquanto estava no סתר “cether”, no lugar secreto (בְּסֵתֶר) do Altíssimo, no “meio da nuvem negra” do monte, um lugar sagrado e santo de encobrimento …

E Moisés, entrando pelo meio da nuvem, subiu ao monte; e lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites.” (Êxodo 24:18)

As nuvens grossas são um “esconderijo” do Altíssimo ( עליונּ “‘Elyown” ) para que não O possam ver, como está escrito: “Grossas nuvens O encobrem, de modo que não pode ver; Ele passeia pela abóbada do céu” (Jó 22:14).

Agora, o nome “‘Elyown”, Altíssimo, vem de uma palavra de raiz ( עָלָה ) que significa “ascender”, “subir”. Por exemplo, uma “oferta de olah” ( עלָה ) é uma oferta queimada totalmente e que sobe para o céu; e “aliyah” ( עֲלִיָּה ) significa “subir” para a terra de Israel. A palavra “‘Elyown”, então, expressa a verdade de que o SENHOR é o Ressuscitado e Ascendido que superou todos os poderes do inferno e que derrotou totalmente o poder da morte.

Em outras palavras, ‘Elyown é um nome para Cristo, o Messias, o nosso Senhor. Note que aquele que “permanece” no segredo do Altíssimo habita em um lugar de descanso no Alto ( que está elevado … “ascendido” ); isso significa que está sendo elevado acima da loucura circundante desse mundo caído em trevas e sombras.

A palavra hebraica para descansar ( לונּ “luwn” ou לינּ “liyn” ), significa hospedar, repousar, passar a noite ou “dormir” … como o “sono da morte” … esse termo está conectado com a morte e ressurreição do Messias, como está escrito …

Se alguém houver pecado, passível da pena de morte, e tiver sido morto, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite ( לונּ luwn ), mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus; assim, não contaminarás a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança.” (Deuteronômio 21:22,23)

Sendo assim … ao “repousar”, “descansar” na morte e na ressurreição de Cristo, o Messias … o Altíssimo … Ele o protegerá com a Sua Presença e tornará o mal impotente diante de você.

Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28)

Que o SENHOR lhe abençoe grandemente!!! Shalom!!!