Gólgota, O Lugar da Caveira

E levaram Jesus para o Gólgota, que quer dizer Lugar da Caveira.” (Marcos 15:22)

Jesus foi crucificado em um lugar específico e repleto de significados … entretanto, aqui vou abordar apenas um deles que está relacionado ao Gólgota, uma palavra de origem aramaica “גלגלתא” que significa: caveira ( cabeça, crânio ).

Para a minha abordagem é interessante você saber que a cabeça humana é formada por 22 ossos … sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).

Não por acaso, também 22 são as letras do alfabeto hebraico … sendo o Tav ( ת ) a 22ª letra … a letra Tav no proto hebraico (o hebraico antigo) era representada por uma cruz e não pela sua simbologia atual moderna “ת” … a cruz de Cristo foi colocada sobre o Monte do Gólgota … sobre o Monte da Caveira … já consegue perceber a beleza e o simbolismo de tudo isso?!

Jesus é a nossa salvação, a marca da cruz está nas cabeças dos que por Ele foram salvos e remidos … selados por Deus para serem poupados da ira do SENHOR … como está escrito:

… e lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal ( תו “tav”, uma cruz ) a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela. … a todo homem que tiver o sinal ( תו “tav” ) não vos chegueis” (Ezequiel 9:4,6b)

Esse texto de Ezequiel, no capítulo 9, que fala dos que são selados, preservados e salvos encontra um eco também em Apocalipse …

Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.” (Apocalipse 7:3)

Os 22 ossos retratam o alfabeto hebraico … fala de toda a Palavra de Deus que deve estar gravada também em nossa mente ( vide Jeremias 31:31-33 ) … culminando em sua 22ª letra, o Tav “ת” … a cruz … que simboliza o selo de Cristo em nós … sendo então o nosso “Capacete de Salvação”.

Curiosamente, o Messias foi crucificado no “Lugar da Caveira“, que poderia ser lido agora também como o “Lugar do Capacete de Salvação” ( a cruz sobre a cabeça ). Está começando a ver as coisas poeticamente pelos simbolismos em tudo que há?! A Palavra de Deus e Sua obra não são lindas em toda sua riqueza simbólica?!

Por isso Paulo e Isaías escrevem tão propriamente …

Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:17) … vale lembrar: { a Palavra de Deus está representada pelas 22 letras do alfabeto hebraico e muitas espadas possuem o formato também de uma cruz, um Tav }

Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeça; pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto.” (Isaías 59:17)

Não deixa de ser importante lembrar que 22 também representa o valor ordinal da palavra חנּchen” ( 8 + 14 ) … a mesma separação do número de ossos da cabeça que citei anteriormente… palavra essa que significa nada menos que “graça” … tudo o que Deus faz é perfeito, lindo e majestoso … principalmente quando vemos os detalhes de toda a Sua obra. E ainda há mais … muito mais … mas fica para outro dia!

Que o SENHOR lhe abençoe grandemente e que você seja selado pelo SENHOR com o capacete da Salvação!!! 🙏❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *