Perdoai … e sereis … Perdoados

Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai ( απολυω apoluo ) e sereis perdoados ( απολυω apoluo ); dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” (Lucas 6:36-38)

Este pequeno trecho do evangelho de Lucas é riquíssimo em ensino, um material suficiente para encher alguns livros, mas aqui eu vou me ater ao trecho “perdoai e sereis perdoados” que faz uso da palavra grega απολυωapoluo“. Essa palavra é rica em significados e pode ser encontrada em muitos textos bíblicos, como neste acima citado e nestes abaixo:

Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar ( απολυω apoluo ) e autoridade para te crucificar?” (João 19:10)

Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei. E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe ( απολυω apoluo ) a dívida.” (Mateus 18:26,27)

E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-Me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram ( απολυω apoluo ).” (Atos 13:2,3)

E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre ( απολυω apoluo ) da tua enfermidade; e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus.” (Lucas 13:11-13)

Quando o Senhor viu uma mulher sofrendo de uma doença que a deixava encurvada por dezoito anos, Ele disse-lhe: “Mulher, estás livre da tua enfermidade“. Quando os crentes de Antioquia enviaram a Barnabé e Paulo para iniciarem o seu ministério para o mundo, depois de jejuar e orar, impondo as suas mãos sobre eles, “os despediram“. Quando Pilatos discutia entre “soltar” ou “crucificar” a Jesus em todas essas passagens é utilizada a palavra grega απολυωapoluo“.

Sendo assim podemos perceber que απολυωapoluo” significa”perdoar“, mas também significa “libertar” … se você não perdoa, você não é libertado; permanecerá então preso, amarrado. Essa mesma palavra απολυωapoluo” também fala de “cura” … o que nos remete ao fato de que o perdão está unido à cura, assim como a falta de perdão está relacionada com a falta de cura. O termo απολυωapoluo” alude também em ser “enviado” para cumprir o chamado de Deus para a sua vida. Aqueles que não perdoam estão se paralisando, não podendo avançar no propósito do SENHOR para as suas vidas e tendo o seu envio para o chamado barrado em consequência disso.

A falta de perdão “prende”, “impede a cura”, “paralisa” … quer liberdade?! Perdoe … quer alcançar uma cura?! Perdoe … quer cumprir o chamado e o propósito do SENHOR para a sua vida?! Perdoe … por isso está escrito “perdoai e sereis perdoados“. Sendo assim, “liberte e serás liberto” e você poderá avançar em sua vida e ser curado não apenas no corpo, mas na alma e no espírito … em todo o seu ser … livre então para cumprir o chamado e o bom propósito que o SENHOR lhe designou.

Como pode perceber, o perdão possui várias implicações positivas quando ele é exercido em nossas vidas, mas é extremamente negativo quando não exercemos este perdão … por isso eu amo lembrar e meditar nestes textos …

Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.” (Tiago 2:12,13)

Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois Ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.” (Lucas 6:35,36)

Vivemos em um tempo difícil, onde muitos pedem que o SENHOR exerça juízo e condenação sobre o mundo … mal sabem estes o que pedem … pois se o SENHOR, o Justo Juiz, efetivamente aplicar sobre todos os homens a Sua justiça, NENHUM de nós subsistiria, estaríamos TODOS condenados miseravelmente … muitos se esquecem de que o que nos livra da ira, do juízo e da condenação é a graça e a misericórdia do SENHOR que nos foi manifesta em sua completude e riqueza, única e exclusivamente através de Cristo, o nosso Senhor e Salvador. Aprenda com o SENHOR, manifeste em sua vida a misericórdia e o profundo amor de Deus, inclusive para com os seus inimigos!

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque Ele faz nascer o Seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” (Mateus 5:43-48)

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem nEle crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:16-18)

Que o SENHOR lhe abençoe e ilumine o Seu rosto sobre você e lhe traga a Sua paz! … Perdoe

As Mensagens “Escondidas” Nas Genealogias

A beleza das mensagens “escondidas” nos significados dos nomes da genealogia de Cristo, e também em outras ramificações, é algo incrível!
 
Eu separei as mesmas em 7 agrupamentos para facilitar a compreensão e acrescentei nos parênteses alguns termos adicionais para facilitar a leitura. Também coloquei textos em chaves “{ }” para aumentar o entendimento em alguns pontos.
 
Veja isso nas 7 imagens que montei a seguir … 
 .
 .
 .
 .
 .
 .
 .

Beleza e Curiosidades da Bíblia – Minha Aliança

A palavra hebraica para o termo “aliança” nas escrituras é בְּרִיתbərîṯ ). A primeira menção de aliança na Bíblia está em Gênesis 6:18 quando Deus diz a Noé …

Contigo, porém, estabelecerei a Minha aliança ( בְּרִיתִ֖י ); entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos”.

Com frequência, quando Deus usa a palavra “aliança”, Ele diz: “Minha aliança“. O hebraico para “Minha aliança” é בְּרִיתִ֖יbərîṯî ). Veja aqui outro exemplo de um texto bem conhecido da “Nova Aliança” …

Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a Minha aliançaבְּרִיתִ֗י ), não obstante Eu os haver desposado, diz o SENHOR. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as Minhas leis, também no coração lhas inscreverei; Eu Serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo.” (Jeremias 31:31-33)

As letras hebraicas usadas na ortografia de בְּרִיתִ֖י “bərîṯî” ( Minha aliança ) são: ב “BET” ( o equivalente hebraico da letra “B” ), ר “RESH” ( o equivalente hebraico da letra “R” ), י “YOD” ( o equivalente hebraico da letra “Y” ), ת “TAV” ( o equivalente hebraico da letra “T” ) e י “YOD” ( o equivalente hebraico da letra “Y” ). O alfabeto hebraico moderno é derivado de um antigo alfabeto de pictograma hebraico/semítico ( vide imagem abaixo ), onde cada pictograma representava uma letra e um significado relacionado com essa letra. As imagens em pictograma podem ser usadas para soletrar palavras e para contar uma história.

Usando a palavra hebraica para “Minha aliança” ( bərîṯî ) podemos observar que o BET é derivado de um pictograma de uma casa ou tenda, e o seu significado era o de uma casa de família, como em “a casa de Davi”. O RESH era representado pela cabeça de um homem, e o significado era a primeira ou a pessoa mais importante. Juntas, as letras BET e RESH formam a palavra para “filho” ( בר “bar” ). O YOD era representado como um braço e o punho do cotovelo até a mão, simbolizando a mão ou o trabalho. O TAV era representado como uma cruz, mais especificamente, duas varas cruzadas, e simbolizava uma marca ou sinal.

Observando as Escrituras e muitas de suas palavras, como pode ser visto em outros artigos desta série ( veja aqui outro exemplo ), cada letra individual é divinamente colocada e construída para nos contar uma história e para revelar a riqueza da Palavra de Deus. A história de “Minha aliança” é apenas mais um exemplo disso … mas um exemplo monumental.

A história contada pelos pictogramas de “Minha aliança” no hebraico é a história de toda a Bíblia. Como você pode ver na imagem abaixo com os pictogramas da palavra “Minha aliança”, termo este usado por Deus dezenas de vezes nas Escrituras para se referir à aliança dEle com o Seu povo, significa “o Filho com Suas mãos e braços numa cruz”. Em suma, a aliança de Deus é o Seu Filho, Jesus Cristo, com as Suas mãos e braços em uma cruz para nos redimir e assim trazer a “Nova Aliança” ao povo de Deus.

Ao SENHOR seja toda a honra e toda a glória! Deus lhe abençoe!!!

A Torah Dentro de um Coração

As indicações de que o SENHOR sempre quis que as Suas instruções ( Torah ) estivessem escritas em nosso coração são muitas; uma delas como se pode perceber está no texto da Nova Aliança escrita em Jeremias …

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as Minhas leis ( תורה torah ), também no coração ( לב leb ) lhas inscreverei; Eu Serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo.” (Jeremias 31:33)

Mas há um indicativo ainda anterior ao de Jeremias cunhado na própria Torah ( os livros de Gênesis a Deuteronômio ), e isso a partir da forma como a mesma foi escrita … veja abaixo a primeira e a última linha em hebraico da Torah ( no hebraico lê-se da direita para a esquerda ):

בְּרֵאשִׁ֖ית בָּרָ֣א אֱלֹהִ֑ים אֵ֥ת הַשָּׁמַ֖יִם וְאֵ֥ת הָאָֽרֶץ׃
(Gênesis 1:1)

וּלְכֹל֙ הַיָּ֣ד הַחֲזָקָ֔ה וּלְכֹ֖ל הַמּוֹרָ֣א הַגָּד֑וֹל אֲשֶׁר֙ עָשָׂ֣ה מֹשֶׁ֔ה לְעֵינֵ֖י כָּל־יִשְׂרָאֵֽל׃
(Deuteronômio 34:12)

Perceba que a última letra é ל ( Lamed ) e a primeira é ב ( Bet ) … quando as colocamos juntas temos לב ( leb ), a palavra hebraica para “coração“. Ou seja, a própria Torah está escrita dentro de um לב ( dentro de um coração, לב ).

A beleza do design divino nos mínimos detalhes das Escrituras é algo maravilhoso e deslumbrante, sendo também útil para nos ensinar qual é a vontade do SENHOR … sendo assim, busque encher-se de toda a Palavra do SENHOR … na sua mente e no seu coração ( לב ) … e cumpra então a recomendação de Paulo, como está escrito …

habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor” (Efésios 3:17)

Que o SENHOR lhe ilumine e lhe dê a Sua paz que excede a todo entendimento! 🙏❤️