Beleza e Curiosidades da Bíblia – Criou

No meu post anterior (aqui) nós vimos a primeira palavra (“no princípio“) do primeiro versículo da Bíblia no hebraico antigo e as suas curiosidades, neste post iremos abordar a segunda palavra desse mesmo versículo, no caso “ברא” (bara’) que no contexto tem o significado de “criou” (criar a partir do nada). A primeira palavra (“beresheet“) nos mostrou, através da interpretação dos símbolos do proto-hebraico, o trabalho redentor de Cristo na cruz, o que nos lembra do versículo em Isaías 46:10

que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade“.

De fato, podemos comprovar isto por um estudo mais profundo através das raízes do hebraico, como vimos em posts anteriores.

Agora, a palavra criou (“bara’“), que no hebraico possui a mesma raiz das palavrasberesheet” (no princípio) e “barak” (benção, veremos um estudo sobre essa palavra em um post futuro), nos mostra em seu significado pelas raízes do hebraico algo que a própria Bíblia afirma …

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez.” (João 1:1-3)

Também podemos ver essa mesma afirmação no versículo de Colossenses 1:16

pois, nEle, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele“.

Usando a nossa tabela do hebraico antigo (veja aqui), podemos ver como fica a palavra “bara’” (ברא) na sua forma em pictogramas. Soletrando em hebraico temos BET (o equivalente a nossa letra B, e a figura do seu pictograma respectivo é uma casa ou tenda, simbolicamente significa “casa”), RESH (o equivalente a nossa letra R, e a figura do seu pictograma respectivo é uma cabeça de homem, simbolicamente significa “primeiro/começo”) e ALEPH (o equivalente a nossa letra A, e a figura do seu pictograma respectivo é uma cabeça de boi, simbolicamente significa “força/poder/Deus”).

Como já vimos em posts anteriores dessa mesma série de “Beleza e Curiosidades da Bíblia“, as duas letras BET e RESH juntas formam a palavra “filho/filho de“, portanto a palavra “bara’” de significado “criou” pode ser interpretada pelos pictogramas como FILHO de DEUS, ou seja, o termo “criar” na raiz do hebraico está vinculado diretamente a Jesus (Yeshua), o filho de Deus … tudo o que envolve o “criar” (do nada), isso está diretamente ligado à Cristo em sua raiz e significado intrínseco … não é isso, no mínimo, curioso?! … e isso está em perfeita harmonia com o que lemos nos textos anteriores de João 1:1-3 e Colossenses 1:16 … mesmo os detalhes mais inusitados apontam para essa verdade.

 

Criou

 

Que Deus lhe abençoe e lhe dê a Sua paz!

2 thoughts to “Beleza e Curiosidades da Bíblia – Criou”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *