Uma Pergunta, Um Lamento que Suscita Uma Resposta

Em vez de considerar a Bíblia apenas como um “Livro de Respostas” para as nossas perguntas, vale a pena pensar nela também como um “Livro de Perguntas” para as nossas respostas. Eu explico … quando nós a ouvimos, Deus nos questiona para que possamos conhecê-lO por meio do diálogo que ocorre dentro de nossas mentes e corações.

Como qualquer bom professor sabe, quando um estudante luta fervorosamente com uma pergunta, ele aprende ainda mais do que se lhe fosse dada uma resposta clara. Da mesma forma, o SENHOR nos permite ficarmos, por vezes, sem respostas claras para que possamos então estar livres para buscar, lutar, e “alcançar” o entendimento e a compreensão por meio de nosso relacionamento com ELE … assim, o nosso aprendizado será baseado em uma experiência real, substantiva e nascida da urgência de nossa própria necessidade interior.

Não é segredo algum que perguntas bem elaboradas e de qualidade por si só já indicam o caminho para uma resposta correta … um exemplo claro disso você pode observar nas pesquisas do Google, onde a qualidade da resposta que se procura está diretamente relacionada a qualidade dos termos usados para definir a busca que é feita … quanto melhor a escolha dos termos e da pergunta, melhor o resultado alcançado.

Na verdade, a primeira pergunta de Deus para o homem é sempre, em hebraico: אַיֶּכָּה ” ayekah “; “Onde você está?” ( vide Gênesis 3:9 ), a qual apela para reconhecermos como nós nos escondemos da verdade, que é o próprio SENHOR. “Onde está você?” é o chamado pungente do Pai buscando por seu filho perdido … e não deixa de ser importante você saber também que o termo em hebraico para essa pergunta … אַיֶּכָּה ” ayekah “; “Onde você está?”também pode ser compreendida como um grito de lamento, como pode ser visto em Lamentações 1:1, 2:1, 4:1 ( onde o termo com as mesmas letras no hebraico: אֵיכָה֙ ” ’êḵāh ; expressa um lamento de profunda dor: “Ahhh, ai … ai … ai …, como?!” ). O mesmo termo usado como pergunta por Deus de onde estava o homem, também é o mesmo termo que denota a tristeza de um Pai que entende a gravidade do que ocorreu e, em meio a uma dor e angústia lancinantes, devido a queda do homem e o seu pecado. Um grito de dor e lamento pela loucura que cometeu o seu filho ( Adão ), profundamente amado, que então expressa “Ai, ai, ai!!! Como?! Por que Adão?!”.

Quando entendemos isso em toda a sua abrangência e ouvimos o lamento e o questionamento de nosso Pai celeste, percebemos o quanto somos amados e então essa questão se torna “apropriadamente nossa“…, quando estamos dispostos a olhar como viemos a estar neste lugar atual de dor e desespero de nossas vidas e nos pegamos nos perguntando: “Que loucura eu fiz?! Onde estou e como cheguei aqui?!”, é porque estamos próximos da resposta e da solução. A pergunta e o profundo lamento de Deus que ecoa ao nosso coração é para nos levar para fora do “nosso esconderijo” para responder ao Seu chamado de amor por meio de Seu Filho, pois em Deus está a solução, a cura, a salvação e a redenção de que precisamos desesperadamente, como está escrito …

De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.” (Jeremias 31:3)

Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.” (2 Coríntios 7:10)

Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o SENHOR, nosso Deus, chamar.” (Atos 2:38-39)

Ouça a Palavra de Deus e responda hoje ao chamado de amor eterno do SENHOR, encontre a redenção por meio de Cristo e seja grandemente abençoado!!! 🙏❤️

3 thoughts to “Uma Pergunta, Um Lamento que Suscita Uma Resposta”

    1. Amém que assim seja Pastor. Só a graça imerecida traz a benção e não acrescenta dor.
      Seja Cristo Jesus nossa esperança de glória, agora e sempre, e recebamos com louvor e ações de graças a Sua presença em nossas vidas, para sermos transformados em farol em alto mar, em meio à tempestades. Deus seja louvado por toda a eternidade. Amém.

  1. Respeitosamente! A porta da graça está aberta e por ela passa uma Imensa multidão (Apo 19.01).
    Quando ela se fechar (apostasia) o Espirito Santo sairá da terra (tirando as 5virgens prudentes) e partindo daqui as almas sem espirito passam a ficar debaixo do altar até o 5°selo do apocalipse, quando abre-se a porta estreita; Que é a volta do Espirito Santo (DESCANSO, vestes brancas).
    Estes que recebem o Descanso são os que morreram na primeira metade da última semana de Daniel (42 meses).
    E para os que morrerem nos próximos 1260dias e que é a segunda metade da semana de Daniel, entram pela porta estreita que continua aberta. (Grande Multidão)
    Os mártires do 5°selo são os poucos que encontram a porta estreita (voz do trono Apo 19.05) na 1° metade da semana de Daniel.
    E depois de fechada a porta estreita, são depois de 3dias e meio para que as duas testemunhas sejam arrebatadas (buraco de agulha) estes fazem parte da grande multidão de apo 19.06.
    Os 9 (nove) dons do Espirito ainda não cessaram, mas cessarão em breve, então entrará em ação o DOM supremo do AMOR (I-Corintios 13) o decimo dom, pois nada pode nos separar do AMOR de DEUS, e depois disso um novo pentecostes, a chuva Serôdia, os 144mil profetizarão na segunda metade da ultima semana de Daniel.
    O Altíssimo não deixará o mundo sem testemunho, por isso os AMADOs, pregarão como o Messias pregou e darão as suas vidas pelas vidas de seus irmãos, ninguém tem AMOR maior do que esse de dar a sua vida pela de seus amigos, como disse Jesus no evangelho de João. Evangelho de João 15.13, esta é a porta estreita, a porta das ovelhas.
    Muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos! Mateus 22.14. Estes poucos tem uma explicação, entenda-se que Jesus é uma tipologia dos escolhidos; Jesus era cheio do Espirito Santo e portanto podia ser poupado da crucificação, porém em obediência ao PAI ficou para testemunhar; assim também alguns eleitos ficarão para testemunhar na primeira metade da última semana de Daniel. Mateus 20.39
    Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *