Revista “The Economist” de 1988 Aponta para Moeda Única Mundial em 2018

Apenas para trazer à lembrança certos assuntos escritos há tempos e que apontam para o que vem ocorrendo atualmente. Essa é a capa da revista The Economist de 09/01/1988 (Vol. 306, pp 9-10) cujo tema de capa era: “Esteja pronto para uma moeda mundial”.

theEconomist-Phoenix_Get_ready_for_world_currency_by_2018

O artigo de 1988 enfatiza que, por volta de 2018 (perceba o ano na moeda da capa da revista), o mundo estaria usando uma única moeda. Segue abaixo trechos do artigo traduzido:

——————————————————————————————
“Trinta anos a partir de agora, os americanos, japoneses, europeus, e as pessoas em muitos outros países ricos, e alguns relativamente pobres provavelmente estarão pagando por suas compras com a mesma moeda. Os preços serão cotados não em dólares, ienes ou marcos alemães, mas em, digamos, o Phoenix. O Phoenix será favorecido pelas empresas e os consumidores, porque vai ser mais conveniente do que as moedas nacionais de hoje, que até então parecerão uma causa singular de muitos transtornos para a vida econômica no último século XX.”

“O colapso [de 1987] do mercado ensinou [aos governos] que a pretensão de cooperação política pode ser pior do que nada, e que até uma verdadeira cooperação é viável (isto é, até que os governos se rendam a alguma soberania econômica), mais tentativas de atrelar moedas vão tropeçar.”

“Vários distúrbios maiores de taxas de câmbio, alguns colapsos mais do mercado de ações e, provavelmente, uma crise econômica ou duas serão necessárias antes que os políticos estejam dispostos a enfrentar diretamente essa escolha. Isso aponta para uma seqüência confusa de emergência seguido de ajustes e seguido de emergências, estendendo-se muito para além 2018 – exceto por duas coisas. Conforme o tempo passa, os danos causados pela instabilidade da moeda vão gradualmente se elevar; e as tendências que vão torná-las elevadas estão fazendo a utopia da união monetária viável.”
——————————————————————————————

Ou seja, há quase 30 anos a revista apostava no surgimento de uma moeda única mundial, a qual chamou de “Phoenix” na época … um nome muito curioso, visto que na mitologia a “Fênix” renasce das cinzas … ao que parece a revista estaria pressupondo que a nova moeda nascerá a partir das cinzas do mercado financeiro! Só o tempo dirá se eles estavam certos, mas o que vemos ocorrendo atualmente parece favorecer para que isso venha mesmo a acontecer em alguns anos, tal como “previsto” pela revista em 1988.

Se os mercados continuarem no rumo em que vem seguindo, tudo indica que o ambiente necessário para que tal coisa aconteça pode vir a florescer, pois o próximo colapso global do mercado financeiro pode criar os meios e o cenário para tal. Os primeiros sinais já podem ser percebidos …

Fonte: Dionei Vieira – Fotos da Linha do Tempo

7 comentários em “Revista “The Economist” de 1988 Aponta para Moeda Única Mundial em 2018

    1. PORQUE HAVERA UMA TRANSIÇAO MUITO BRUSCA, AMIGO, E HAVERA IMPOSIÇAO, DFESEQUILIBRIO ECONOMICO, E QUEBRADEIRA COM BASTANTE PREJUIZO, DESEMPREGO,FOME E MUITAS MAZELAS. DITADURA MUNDIAL, ABRA SUA MENTE CARA…

  1. Boa tarde Dione, será que essa moeda virtual chinesa que está sendo tão comentada nas mídias sociais chamada Lcfhc, também chamada de Fênix seria para esse fim de uma única moeda mundial?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *