Beleza e Curiosidades da Bíblia – Minha Aliança

A palavra hebraica para o termo “aliança” nas escrituras é בְּרִיתbərîṯ ). A primeira menção de aliança na Bíblia está em Gênesis 6:18 quando Deus diz a Noé …

Contigo, porém, estabelecerei a Minha aliança ( בְּרִיתִ֖י ); entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos”.

Com frequência, quando Deus usa a palavra “aliança”, Ele diz: “Minha aliança“. O hebraico para “Minha aliança” é בְּרִיתִ֖יbərîṯî ). Veja aqui outro exemplo de um texto bem conhecido da “Nova Aliança” …

Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a Minha aliançaבְּרִיתִ֗י ), não obstante Eu os haver desposado, diz o SENHOR. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as Minhas leis, também no coração lhas inscreverei; Eu Serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo.” (Jeremias 31:31-33)

As letras hebraicas usadas na ortografia de בְּרִיתִ֖י “bərîṯî” ( Minha aliança ) são: ב “BET” (o equivalente hebraico da letra “B”), ר “RESH” (o equivalente hebraico da letra “R”), י “YOD” (o equivalente hebraico da letra “Y”), ת “TAV” (o equivalente hebraico da letra “T”) e י “YOD” (o equivalente hebraico da letra “Y”). O alfabeto hebraico moderno é derivado de um antigo alfabeto de pictograma hebraico/semítico ( vide imagem abaixo ), onde cada pictograma representava uma letra e um significado relacionado com o pictograma. As imagens em pictograma podem ser usadas para soletrar palavras e para contar uma história.

 

Usando a palavra hebraica para “Minha aliança” ( bərîṯî ) podemos observar que o BET é derivado de um pictograma de uma casa ou tenda, e o seu significado era o de uma casa de família, como em “a casa de Davi”. O RESH era representado pela cabeça de um homem, e o significado era a primeira ou a pessoa mais importante. Juntas, as letras BET e RESH formam a palavra em hebraico para “filho” ( בר “bar” ). O YOD era representado como um braço e o punho do cotovelo até a mão, simbolizando a mão ou o trabalho. O TAV era representado como uma cruz, mais especificamente, duas varas cruzadas, e simbolizava uma marca ou sinal.

Observando as Escrituras e muitas de suas palavras, como pode ser visto em outros artigos desta série ( veja aqui outro exemplo ), cada letra individual é divinamente colocada e construída para nos contar uma história e para revelar a riqueza da Palavra de Deus. A história de “Minha aliança” é apenas mais um exemplo disso … mas um exemplo monumental. A história contada pelos pictogramas de “Minha aliança” no hebraico é a história de toda a Bíblia. Como pode ver na imagem abaixo com os pictogramas da palavra “Minha aliança”, termo este usado por Deus dezenas de vezes nas Escrituras para se referir à aliança dEle com o Seu povo, significa “o Filho com suas mãos e braços numa cruz”. Em suma, a aliança de Deus é o Seu Filho, Jesus Cristo, com as suas mãos e braços em uma cruz para redimir e trazer a “Nova Aliança” ao povo de Deus.

Ao SENHOR seja toda a honra e toda a glória! Deus lhe abençoe!!!

2 thoughts to “Beleza e Curiosidades da Bíblia – Minha Aliança”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *