A Torah Dentro de um Coração

As indicações de que o SENHOR sempre quis que as Suas instruções ( Torah ) estivessem escritas em nosso coração são muitas; uma delas como se pode perceber está no texto da Nova Aliança escrita em Jeremias …

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as Minhas leis ( תורה torah ), também no coração ( לב leb ) lhas inscreverei; Eu Serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo.” (Jeremias 31:33)

Mas há um indicativo ainda anterior ao de Jeremias cunhado na própria Torah ( os livros de Gênesis a Deuteronômio ), e isso a partir da forma como a mesma foi escrita … veja abaixo a primeira e a última linha em hebraico da Torah ( no hebraico lê-se da direita para a esquerda ):

בְּרֵאשִׁ֖ית בָּרָ֣א אֱלֹהִ֑ים אֵ֥ת הַשָּׁמַ֖יִם וְאֵ֥ת הָאָֽרֶץ׃
(Gênesis 1:1)

וּלְכֹל֙ הַיָּ֣ד הַחֲזָקָ֔ה וּלְכֹ֖ל הַמּוֹרָ֣א הַגָּד֑וֹל אֲשֶׁר֙ עָשָׂ֣ה מֹשֶׁ֔ה לְעֵינֵ֖י כָּל־יִשְׂרָאֵֽל׃
(Deuteronômio 34:12)

Perceba que a última letra é ל ( Lamed ) e a primeira é ב ( Bet ) … quando as colocamos juntas temos לב ( leb ), a palavra hebraica para “coração“. Ou seja, a própria Torah está escrita dentro de um לב ( dentro de um coração, לב ).

A beleza do design divino nos mínimos detalhes das Escrituras é algo maravilhoso e deslumbrante, sendo também útil para nos ensinar qual é a vontade do SENHOR … sendo assim, busque encher-se de toda a Palavra do SENHOR … na sua mente e no seu coração ( לב ) … e cumpra então a recomendação de Paulo, como está escrito …

habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor” (Efésios 3:17)

Que o SENHOR lhe ilumine e lhe dê a Sua paz que excede a todo entendimento! 🙏❤️

2 thoughts to “A Torah Dentro de um Coração”

  1. Cheguei à conclusão de que nós vamos até o Senhor JESUS quando ele chamar. Enoque foi transladado antes do diluvio (Heb 11.05) e ninguém percebeu (Gen. 5.24) pois O altíssimo é poderoso para nos apresentar perante ele (Judas v:24) perante a sua glória “imaculados e jubilosos”. Também em 2°Corintios cap. 5, v: 1 ao 10 diz Paulo: Nós os que estamos neste tabernáculo (corpo físico) não queremos ser despidos (separação da alma do corpo) mas, sim revestidos (ter o Espirito Santo) – Para que o mortal (alma) seja absorvido pela vida (Espirito santo). Paulo disse em seu tempo que eles não haviam passado por provação que não fosse humana, tenho para mim que Paulo e também os apóstolos passaram por um protótipo da tribulação que haverá de vir, a fim de nos dar um exemplo, porém quando MIGUEL derrubar o Dragão na metade da última semana de Daniel; as coisas vão ficar muito feias na terra.
    Como na parábola do semeador, enquanto estamos no caminho cuidemos para não sair dele, senão os pássaros (Espíritos Malignos) nos arrebatam a palavra do coração, porém quando começar a última semana de Daniel, a guerra contra os 4 cavalos, isto será o terreno pedregoso e o sol queimará os que têm pouca raiz (fé) ; E na segunda metade da última semana de Daniel as pessoas estarão em meio a espinhos e poderão ser sufocadas.
    Lembrando a explicação de Jesus para isso:
    Beira do caminho – Quem não entende o maligno arrebata do seu coração a palavra, é o tempo antes da tribulação.
    Lugar pedregoso – tempo de angústia por causa da perseguição, tempo que o sol queima (4 cavalos) figura de escandalizar (negar a Cristo).
    E entre espinhos é o tempo de não comprar e nem vender por causa de Cristo, está é a sedução das riquezas.
    Paz!

  2. Amém Pastor, a todos nós que assim seja.
    É espantoso todo saber e se podemos chamar assim, todas as “coincidências” encontradas na Palavra de Deus.
    Há uma multiplicidade de mecanismos perfeitos e em total sincronia por toda ela, desde de Gênesis à Apocalípse como uma imensurável é perfeita engrenagem em eterno movimento. É tudo simplesmente fascinante e não cabe em expressões humanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *