A Poda Que Nos Faz Crescer

Eu Sou a videira verdadeira, e Meu Pai é O agricultor. Todo ramo que, estando em Mim, não der fruto, Ele o corta; e todo o que dá fruto limpa ( καθαιρω kathairo ), para que produza mais fruto ainda” (João 15:1,2).

Nessa passagem, o termo em grego usado para “limpa” é καθαιρωkathairo“, o qual significa limpar a sujeira, a impureza, podar árvores e videiras dos rebentos desnecessários.

Se você dá frutos, você certamente experimentará períodos de limpeza, um “processo de purga“, um “processo de poda“; e isso muitas vezes significa sofrer aflições … isso pode parecer um retrocesso, afinal por que um ramo frutífero precisa ser reduzido através da poda?!

Na verdade, esse tipo de sofrimento não está destinado para uma pessoa má, mas para a alma justa que confia em Deus. Purgar, podar … é algo doloroso, mas também é purificador, visto que irá produzir um novo e maior crescimento dentro de nossos corações.

Jesus ensinou: “Bem-aventurados os limpos ( καθαρος katharos ) de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5:8). A palavra grega traduzida como “limpos” nesse texto é καθαροςkatharos“, que significa limpo, puro, purificado pelo fogo … algumas vezes esse termo καθαροςkatharos” era utilizado para descrever a limpeza de uma ferida (catarse), ou para descrever a qualidade de uma substância que era revelada através do fogo refinado.

Nós deveríamos nos “regozijar” nas tribulações, nas aflições, nas provações; porque este é o caminho do crescimento real, de uma esperança sustentada e da revelação do profundo amor de Deus, como está escrito …

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Romanos 5:3,4).

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2 Coríntios 4:17)

Mesmo em nossas aflições e tribulações, nós recebemos o consolo celestial que nos ajuda a perseverar … e a consolar outros em similar situação … como está escrito …

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É Ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos” (2 Coríntios 1:3-5).

Estamos sendo “desmamados” desta era presente para estarmos preparados para a glória celestial da era futura, para coisas incrivelmente maravilhosas que logo serão reveladas a você. Mantenha a sua perseverança e a sua esperança na bondade e no profundo amor do SENHOR.

Deus lhe console e abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *