Descanso no SENHOR

O que habita no esconderijo ( סתר cether … refúgio, segredo ) do Altíssimo ( עליונּ ‘Elyown ) e descansa ( לונּ luwn ) à sombra do Onipotente, diz ao SENHOR: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.” (Salmo 91:1,2)

Segundo a tradição dos antigos sábios de Israel, eles dizem que Moisés escreveu o Salmo 91 enquanto estava no סתר “cether”, no lugar secreto (בְּסֵתֶר) do Altíssimo, no “meio da nuvem negra” do monte, um lugar sagrado e santo de encobrimento …

E Moisés, entrando pelo meio da nuvem, subiu ao monte; e lá permaneceu quarenta dias e quarenta noites.” (Êxodo 24:18)

As nuvens grossas são um “esconderijo” do Altíssimo ( עליונּ “‘Elyown” ) para que não O possam ver, como está escrito: “Grossas nuvens O encobrem, de modo que não pode ver; Ele passeia pela abóbada do céu” (Jó 22:14).

Agora, o nome “‘Elyown”, Altíssimo, vem de uma palavra de raiz ( עָלָה ) que significa “ascender”, “subir”. Por exemplo, uma “oferta de olah” ( עלָה ) é uma oferta queimada totalmente e que sobe para o céu; e “aliyah” ( עֲלִיָּה ) significa “subir” para a terra de Israel. A palavra “‘Elyown”, então, expressa a verdade de que o SENHOR é o Ressuscitado e Ascendido que superou todos os poderes do inferno e que derrotou totalmente o poder da morte.

Em outras palavras, ‘Elyown é um nome para Cristo, o Messias, o nosso Senhor. Note que aquele que “permanece” no segredo do Altíssimo habita em um lugar de descanso no Alto ( que está elevado … “ascendido” ); isso significa que está sendo elevado acima da loucura circundante desse mundo caído em trevas e sombras.

A palavra hebraica para descansar ( לונּ “luwn” ou לינּ “liyn” ), significa hospedar, repousar, passar a noite ou “dormir” … como o “sono da morte” … esse termo está conectado com a morte e ressurreição do Messias, como está escrito …

Se alguém houver pecado, passível da pena de morte, e tiver sido morto, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite ( לונּ luwn ), mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus; assim, não contaminarás a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança.” (Deuteronômio 21:22,23)

Sendo assim … ao “repousar”, “descansar” na morte e na ressurreição de Cristo, o Messias … o Altíssimo … Ele o protegerá com a Sua Presença e tornará o mal impotente diante de você.

Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28)

Que o SENHOR lhe abençoe grandemente!!! Shalom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *