Qual é verdadeiramente o filho mais velho de Noé?!

Muitas vezes a tradução de determinados textos bíblicos necessitam de que se tenha um conhecimento maior do contexto que o envolve para se evitar determinados erros. Isso não é diferente no Português. Veja aqui um caso clássico disso, que se perpetua nas versões em Português por séculos …
 
Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé.” (Gênesis 5:32)
 
Pela descrição acima, muitos inferem que Sem é o filho mais velho e assim vemos a tradução de um versículo que acaba por inferir o mesmo …
 
A Sem, que foi pai de todos os filhos de Héber e irmão mais velho de Jafé, também lhe nasceram filhos.” (Gênesis 10:21)
 
Porém, há um erro aqui que se perpetua … vamos analisar isso melhor. Veja esse texto:
 
Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos.” (Gênesis 9:24,25)
 
Através dele sabemos que Cam é o mais novo dos três filhos de Noé, mas será que Sem realmente é o mais velho?! Vamos analisar dois textos para tirar isso a limpo …
 
Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra.” (Gênesis 7:6)
 
São estas as gerações de Sem. Ora, ele era da idade de cem anos quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio;” (Gênesis 11:10)
 
Observe, vamos juntar as peças … Noé tinha quinhentos anos quando começou a ter os seus filhos: Sem, Cam e Jafé (Gênesis 5:32) … quando veio o dilúvio, Noé tinha seiscentos anos, ou seja, o dilúvio ocorreu 100 anos depois de começar a ter os seus filhos. Mas vemos que em Gênesis 11:10, dois anos após o dilúvio, Sem tinha 100 anos … consequentemente, Sem nasceu quando Noé tinha então 502 anos … ou seja, Sem não pode ser o filho mais velho, mas sim Jafé é o filho mais velho que deve ter nascido quando Noé tinha 500 anos.
 
Portanto a tradução do texto de Gênesis 10:21 está “viciada” na falsa interpretação de que pelo fato do nome de Sem aparecer primeiro, ele seria o mais velho, mas provavelmente ele aparece primeiro pelo nível de importância e não por ordem de nascimento, tanto que Cam, o mais moço, é o segundo da relação.
 
Sendo assim, esse erro de tradução que se perpetua, há séculos, deveria traduzir o texto de Gênesis 10:21 como:
 
A Sem, que foi pai de todos os filhos de Héber e irmão do mais velho Jafé, também lhe nasceram filhos.” (Gênesis 10:21)
 
Percebeu como é necessário se ter um amplo conhecimento para se fazer devidamente as traduções e inferências dos textos bíblicos?! O fato em si não determina nenhum problema doutrinário, mas prima pela harmonia dos textos com a sua narrativa original … lembre, sempre que for estudar as Escrituras, certifique-se de não “pular” textos ou de fazer inferências inapropriadas sem um conhecimento claro de todo o contexto que envolve o texto em si.
 
Que o SENHOR lhe abençoe e lhe ilumine!!!
 .
************************
Aos que são céticos mesmo diante destes dados que coloquei, segue um importante adendo … outras versões traduzidas das Escrituras em outros idiomas já corrigiram as suas versões colocando Jafé como o mais velho … como exemplo …
 
NIV … “Sons were also born to Shem, whose older brother was Japheth; Shem was the ancestor of all the sons of Eber.” (Gn 10:21) [ veja aqui: http://www.biblestudytools.com/genesis/10.html ]
 
NKJV … “And children were born also to Shem, the father of all the children of Eber, the brother of Japheth the elder.” (Gn 10:21) [ veja aqui: http://www.biblestudytools.com/nkjv/genesis/10.html ]
 
… e há muitas outras!

11 thoughts to “Qual é verdadeiramente o filho mais velho de Noé?!”

  1. Parabéns caríssimo Dionei. Sua interpretação foi muitíssimo útil para mim. Estava “quebrando a cabeça” para entender tal situação. Obrigado. Que Deus continue usando a vida do irmão. Abraço. Pr. Alex Marcondes.

  2. A paz do senhor a todos, vejo um detalhe bem interessante, o que comprova é que Cam realmente seria o mais novo e jafe o segundo , e sem o mais velho, pq Gênesis 10 diz bem.claro que sem.e o irmão mais velho de jafe ou seja , a bíblia deixa.bem claro que a ordem de.idade é sem, Jafé e Cam .porém não podemos ficar mudando a palavra para amaciar o nosso ego, Deus abençoe.

    1. Ok mano, então avise também aos tradutores e editores da New King James Version, da NVI americana e outros que corrigiram esse texto para voltarem atrás devido a sua opinião, pois estas versões e muitas outras fizeram a correção da tradução do texto a que se refere … “A Sem, que foi pai de todos os filhos de Héber e irmão do mais velho Jafé, também lhe nasceram filhos.” (Gênesis 10:21) …

      Caso queira conferir por si, abra os links que coloquei:

      NIV … “Sons were also born to Shem, whose older brother was Japheth; Shem was the ancestor of all the sons of Eber.” (Gn 10:21) [ veja aqui: http://www.biblestudytools.com/genesis/10.html ]

      NKJV … “And children were born also to Shem, the father of all the children of Eber, the brother of Japheth the elder.” (Gn 10:21) [ veja aqui: http://www.biblestudytools.com/nkjv/genesis/10.html ]

    2. Obrigado por confirmar o que eu já sabia não vamos entrar em confusão caótica de outras pessoas sobre o texto bíblico é absolutamente categoricamente incontestavelmente confirmado na Bíblia Sagrada também no Torá que Cem☆ é o primogênito

  3. Paz a todos. Queridos se Sem é o irmão mais velho de Jafé e Sem tinha 100 anos quando gerou seu primeiro filho 2 anos depois do diluvio, certamente Sem tinha 98 anos quando o diluvio caiu sobre a terra e se Noé tinha quinhentos anos quando nasceu o seu primeiro filho e o diluvio caiu sobre a terra no ano 600 de Noé Sem não pode ser o filho mais velho, pois o filho mais velho teria 100 anos quando o diluvio caiu. Se Sem não pode ser o mais velho e ele mesmo é mais velho que Jafé, só sobrou Cam. O problema está nesta interpretação que diz que quando Noé desperta da sua embriaguez soube o que seu filho mais moço lhe fizera. Estão interpretando como o filho mais novo de noé e não é o filho mais novo de Noé e sim o filho mais novo de Cam, ou seja Canaã, um estudo sobre a língua original vai mostrar que a palavra “BEN” servirá tanto para filho como para neto e aí por diante. Pense um pouco porque não amaldiçoar a cuxe ou pute. Canaã era o mais novo de Cam. é só compreender que Canaã estava presente no ato e já que foi falado sobre erro de tradução mais uma vez e só observar um estudo mais acurado da língua original. Deus abençoe a todos.

    1. Quem viu foi o Cam mesmo e não o Canaã irmão!
      Podemos ver isso antes do versículo em que é utilizado a palavra ”BEN”.

      E viu Cam, o pai de Canaã, a nudez de seu pai e fê-lo saber a ambos seus irmãos, fora.
      Gênesis 9:22 ARC
      Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora.
      Gênesis 9:22 NVI

  4. Parabens pela analise irmão Dionei. Eu ja havia reparado que a sequência não estava por ordem de nascimento mas não cheguei a investigar os detalhes para explicar o por que. Agora está claro. Obrigado, ótimo trabalho!

    1. O mais estranho de tudo é porquê somente Canaã foi amaldiçoado, sendo que Cam tinha muitos outros filhos? O que eu creio é que realmente o filho mais novo, se refere ao filho mais novo de Cam, que na sequência de seus filhos se percebe como o último a ser citado. Não haveria lógica amaldiçoar apenas o filho mais novo de Cam e não amaldiçoar os seus irmãos, pois se a questão aqui se trata de maldição hereditária, a maldição sobrecairia sobre todos e não somente sobre Canaã.

  5. Muito provavelmente aqui houve um fato não narrado relacionado a uma possível atitude de Canaã, para que somente ele o filho mais novo de Cam fosse amaldiçoado.

  6. considere ainda que Sem teve o primogeto 1 ano depois da arca e que Noe ficou 1 ano e 10 dias na arca reavalie seu calculo e teremos outro resultado Sem nasceu no ano 503 de Noe
    Que Deus nos Abençoe a todos

  7. se considerar oano menor e que Noe poderia ter tido seu filho no meio de seus 500 anos próximo a 501 e que nao estao contando os 2 anos após o fim do dilúvio e sim 2 anos apos o início e q ele pode ter tido esse filho bem no inicio desse ano logo após seu aniversario teremos esses 2 anos “perdidos” e Sem pode ser o primogenito q Noe teve aos seus 500 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *