Será que o Goldman Sachs acaba de alertar sobre um armageddon financeiro?

Cada vez mais bancos estão vindo a público para comentar sobre as suas preocupações com relação aos rumos financeiros mundiais e isso tem aumentado muito ultimamente, agora é a vez do Goldman Sachs. Sinal de que a coisa está ficando, evidentemente, muito pior …

Segue o artigo traduzido:
—————————————————————————————————–
Analistas do Goldman Sachs alertaram de que a crise financeira mudou-se para a sua terceira fase, causada por um crescimento mais lento na China e por outras economias emergentes.

Analistas de topo da empresa de Wall Street acreditam que os preços baixos das commodities, a desaceleração do crescimento na China e em outras economias emergentes e a baixa inflação mundial serão muito ruins para os mercados globais.

Todos os bancos centrais tiveram de reduzir as taxas de juros em resposta aos dois primeiros desastres alimentados pela dívida – o colapso do sistema bancário de 2008 e a crise da dívida soberana europeia – incentivando os investidores a emprestarem em mercados emergentes, como a China, para alcançarem um retorno melhor.

Os analistas do Goldman Sachs concluiram: “Com os rendimentos dos títulos, em termos reais perto de zero, e as políticas das taxas em mínimos históricos, esta combinação extraordinária de eventos tem levantado preocupações sobre a sustentabilidade dos retornos financeiros em uma base prospectiva, particularmente, se as forças deflacionárias continuarem a se desenvolver”.

Isto segue ao aviso recente do Fundo Monetário Internacional de que as empresas em mercados emergentes estão sobre-endividadas por quase £ 2 trilhões (US$ 3 Trilhões). Com o lançamento do seu mais recente Relatório Global de Estabilidade Financeira, o FMI disse que continua a haver um aumento do risco para a estabilidade financeira global, com o perigo agora mudando para as economias emergentes.

Ao apresentar o relatório, o conselheiro financeiro do FMI, José Vinals, disse que, embora a estabilidade financeira melhorou nas economias avançadas, as economias emergentes e em desenvolvimento colocam desafios devido ao seu crescimento econômico lento, colocando a estabilidade financeira global em risco.

Abhishek Mehta, vice-presidente da RiddiSiddhi Bullions, disse ao IBTimes.co.uk: “Eu também concordo com o Goldman Sachs, de que a crise tem afetado fortemente os preços das commodities. Os negócios imobiliários e as commodities estão tentando sobreviver”.

Agora que as taxas de juros estão parecendo mais esperançosas, os credores estão procurando uma maneira de sair disso e os investidores estão se movendo para fora dos mercados de commodities, que estão estreitamente relacionados com o destino dos mercados emergentes. “O mercado não é de grande procura, o ouro é a melhor opção devido às suas qualidades de ser um porto-seguro”, acrescentou Mehta.

Normalmente, durante os tempos de turbulência financeira e de queda econômica, os investidores se voltam para o ouro visto que ele é tomado como sendo seguro. Os investidores mudaram-se para os ativos considerados “portos seguros”, como o ouro, desde o lançamento do relatório de empregos de setembro.

A group of Goldman Sachs analysts have said that the financial crisis has moved into its critical third phase.
IBTIMES.CO.UK|POR ANGELA SHARDA

Fonte: Dionei Vieira – Cada vez mais banco estão vindo a público para…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *