Qual é verdadeiramente o filho mais velho de Noé?!

Muitas vezes a tradução de determinados textos bíblicos necessitam de que se tenha um conhecimento maior do contexto que o envolve para se evitar determinados erros. Isso não é diferente no Português. Veja aqui um caso clássico disso, que se perpetua nas versões em Português por séculos …
 
Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé.” (Gênesis 5:32)
 
Pela descrição acima, muitos inferem que Sem é o filho mais velho e assim vemos a tradução de um versículo que acaba por inferir o mesmo …
 
A Sem, que foi pai de todos os filhos de Héber e irmão mais velho de Jafé, também lhe nasceram filhos.” (Gênesis 10:21)
 
Porém, há um erro aqui que se perpetua … vamos analisar isso melhor. Veja esse texto:
 
Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos.” (Gênesis 9:24,25)
 
Através dele sabemos que Cam é o mais novo dos três filhos de Noé, mas será que Sem realmente é o mais velho?! Vamos analisar dois textos para tirar isso a limpo …
 
Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra.” (Gênesis 7:6)
 
São estas as gerações de Sem. Ora, ele era da idade de cem anos quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio;” (Gênesis 11:10)
 
Observe, vamos juntar as peças … Noé tinha quinhentos anos quando começou a ter os seus filhos: Sem, Cam e Jafé (Gênesis 5:32) … quando veio o dilúvio, Noé tinha seiscentos anos, ou seja, o dilúvio ocorreu 100 anos depois de começar a ter os seus filhos. Mas vemos que em Gênesis 11:10, dois anos após o dilúvio, Sem tinha 100 anos … consequentemente, Sem nasceu quando Noé tinha então 502 anos … ou seja, Sem não pode ser o filho mais velho, mas sim Jafé é o filho mais velho que deve ter nascido quando Noé tinha 500 anos.
 
Portanto a tradução do texto de Gênesis 10:21 está “viciada” na falsa interpretação de que pelo fato do nome de Sem aparecer primeiro, ele seria o mais velho, mas provavelmente ele aparece primeiro pelo nível de importância e não por ordem de nascimento, tanto que Cam, o mais moço, é o segundo da relação.
 
Sendo assim, esse erro de tradução que se perpetua, há séculos, deveria traduzir o texto de Gênesis 10:21 como:
 
A Sem, que foi pai de todos os filhos de Héber e irmão do mais velho Jafé, também lhe nasceram filhos.” (Gênesis 10:21)
 
Percebeu como é necessário se ter um amplo conhecimento para se fazer devidamente as traduções e inferências dos textos bíblicos?! O fato em si não determina nenhum problema doutrinário, mas prima pela harmonia dos textos com a sua narrativa original … lembre, sempre que for estudar as Escrituras, certifique-se de não “pular” textos ou de fazer inferências inapropriadas sem um conhecimento claro de todo o contexto que envolve o texto em si.
 
Que o SENHOR lhe abençoe e lhe ilumine!!!
 .
************************
Aos que são céticos mesmo diante destes dados que coloquei, segue um importante adendo … outras versões traduzidas das Escrituras em outros idiomas já corrigiram as suas versões colocando Jafé como o mais velho … como exemplo …
 
NIV … “Sons were also born to Shem, whose older brother was Japheth; Shem was the ancestor of all the sons of Eber.” (Gn 10:21) [ veja aqui: http://www.biblestudytools.com/genesis/10.html ]
 
NKJV … “And children were born also to Shem, the father of all the children of Eber, the brother of Japheth the elder.” (Gn 10:21) [ veja aqui: http://www.biblestudytools.com/nkjv/genesis/10.html ]
 
… e há muitas outras!

16 thoughts to “Qual é verdadeiramente o filho mais velho de Noé?!”

  1. Parabéns caríssimo Dionei. Sua interpretação foi muitíssimo útil para mim. Estava “quebrando a cabeça” para entender tal situação. Obrigado. Que Deus continue usando a vida do irmão. Abraço. Pr. Alex Marcondes.

    1. Jafé é o caçula, e a maldição de Canaã ele nem tinha nascido, esses crentes vão pagar caro por essas mentiras Genesis 9:24,25

    2. Quem escreveu foi Moisés, hajais paz, fisicamente ele não estava lá, pois não era ainda nascido. Deus o revelara a história dos fatos ocorridos.
      No ponto em que conhecemos como gênesis 5:32, Moisés não detalhou a idade exata em que Noé teve o seu primeiro filho.

      Então, o que foi que Moisés fez? Ora, ele fez um resumo, até porquê, a menos que os três fossem gêmeos.
      E porquê? Porque está escrito assim: e era Noé da idade de quinhentos anos e gerou Noé a Sem, Cam e Jafé.
      Pergunto: os três nasceram quando Noé tinha quinhentos anos? Entendemos que não. E em verdade, não nasceram, porque foi melhor explicado no texto que conhecemos como gênesis 11:10, que diz: estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio.

      Dessarte, dois anos depois do dilúvio, Noé tinha 602 anos, menos os 100 anos de Sem, é igual a 502 anos. Ora, mas Moisés não escreveu que era Noé da idade de quinhentos anos e gerou Noé a Sem, Cam e Jafé? Sim, Moisés escreveu, porém, a menos que os três fossem gêmeos, e que o texto em que diz que Sem gerou a Arfaxade dois anos depois do dilúvio (o que apresenta Noé com 502 anos) estivesse errado, (e não está) logo, o que podemos concluir? Que Moisés fez um resumo no texto em que conhecemos como gênesis 5:32, passou a tratar de outro assunto (claro, dentro do contexto) enquanto Deus o revelara, e só foi revelar a exata idade de quando Noé teve Sem (o filho mais velho) e sua própria idade, depois.
      Sendo usado assim, o mesmo método descrito em gênesis 1:27 (macho e fêmea os criou), gênesis 2: 7 (e formou Deus o homem), gênesis 2:18 (não é bom que o homem esteja só) veja, ainda não tinha a fêmea, mas no versículo 27, do capítulo 1, já tinha um resumo: macho e fêmea os criou.

      Moisés recebeu a revelação de que Deus os criou.
      Depois de dar continuidade no assunto que era necessário naquela revelação, voltou a tratar daquele resumo, dando do que recebera, isto é, explicações da revelação mais detalhadas: então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas… Você deve saber o restante.

      Então, quando Noé começou a construir a arca, ele e sua esposa ainda não tinha nenhum dos seus três filhos, a exemplo de Adão e Eva, que começaram a viver a dura jornada fora do Jardim, também sem filhos.

      Espero ter contribuído.
      Glórias à Deus.
      Honras ao Filho.
      Benquisto seja o Espírito Santo.

  2. A paz do senhor a todos, vejo um detalhe bem interessante, o que comprova é que Cam realmente seria o mais novo e jafe o segundo , e sem o mais velho, pq Gênesis 10 diz bem.claro que sem.e o irmão mais velho de jafe ou seja , a bíblia deixa.bem claro que a ordem de.idade é sem, Jafé e Cam .porém não podemos ficar mudando a palavra para amaciar o nosso ego, Deus abençoe.

    1. Ok mano, então avise também aos tradutores e editores da New King James Version, da NVI americana e outros que corrigiram esse texto para voltarem atrás devido a sua opinião, pois estas versões e muitas outras fizeram a correção da tradução do texto a que se refere … “A Sem, que foi pai de todos os filhos de Héber e irmão do mais velho Jafé, também lhe nasceram filhos.” (Gênesis 10:21) …

      Caso queira conferir por si, abra os links que coloquei:

      NIV … “Sons were also born to Shem, whose older brother was Japheth; Shem was the ancestor of all the sons of Eber.” (Gn 10:21) [ veja aqui: http://www.biblestudytools.com/genesis/10.html ]

      NKJV … “And children were born also to Shem, the father of all the children of Eber, the brother of Japheth the elder.” (Gn 10:21) [ veja aqui: http://www.biblestudytools.com/nkjv/genesis/10.html ]

    2. Obrigado por confirmar o que eu já sabia não vamos entrar em confusão caótica de outras pessoas sobre o texto bíblico é absolutamente categoricamente incontestavelmente confirmado na Bíblia Sagrada também no Torá que Cem☆ é o primogênito

  3. Paz a todos. Queridos se Sem é o irmão mais velho de Jafé e Sem tinha 100 anos quando gerou seu primeiro filho 2 anos depois do diluvio, certamente Sem tinha 98 anos quando o diluvio caiu sobre a terra e se Noé tinha quinhentos anos quando nasceu o seu primeiro filho e o diluvio caiu sobre a terra no ano 600 de Noé Sem não pode ser o filho mais velho, pois o filho mais velho teria 100 anos quando o diluvio caiu. Se Sem não pode ser o mais velho e ele mesmo é mais velho que Jafé, só sobrou Cam. O problema está nesta interpretação que diz que quando Noé desperta da sua embriaguez soube o que seu filho mais moço lhe fizera. Estão interpretando como o filho mais novo de noé e não é o filho mais novo de Noé e sim o filho mais novo de Cam, ou seja Canaã, um estudo sobre a língua original vai mostrar que a palavra “BEN” servirá tanto para filho como para neto e aí por diante. Pense um pouco porque não amaldiçoar a cuxe ou pute. Canaã era o mais novo de Cam. é só compreender que Canaã estava presente no ato e já que foi falado sobre erro de tradução mais uma vez e só observar um estudo mais acurado da língua original. Deus abençoe a todos.

    1. Quem viu foi o Cam mesmo e não o Canaã irmão!
      Podemos ver isso antes do versículo em que é utilizado a palavra ”BEN”.

      E viu Cam, o pai de Canaã, a nudez de seu pai e fê-lo saber a ambos seus irmãos, fora.
      Gênesis 9:22 ARC
      Cam, pai de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora.
      Gênesis 9:22 NVI

  4. Parabens pela analise irmão Dionei. Eu ja havia reparado que a sequência não estava por ordem de nascimento mas não cheguei a investigar os detalhes para explicar o por que. Agora está claro. Obrigado, ótimo trabalho!

    1. O mais estranho de tudo é porquê somente Canaã foi amaldiçoado, sendo que Cam tinha muitos outros filhos? O que eu creio é que realmente o filho mais novo, se refere ao filho mais novo de Cam, que na sequência de seus filhos se percebe como o último a ser citado. Não haveria lógica amaldiçoar apenas o filho mais novo de Cam e não amaldiçoar os seus irmãos, pois se a questão aqui se trata de maldição hereditária, a maldição sobrecairia sobre todos e não somente sobre Canaã.

  5. Muito provavelmente aqui houve um fato não narrado relacionado a uma possível atitude de Canaã, para que somente ele o filho mais novo de Cam fosse amaldiçoado.

  6. considere ainda que Sem teve o primogeto 1 ano depois da arca e que Noe ficou 1 ano e 10 dias na arca reavalie seu calculo e teremos outro resultado Sem nasceu no ano 503 de Noe
    Que Deus nos Abençoe a todos

  7. se considerar oano menor e que Noe poderia ter tido seu filho no meio de seus 500 anos próximo a 501 e que nao estao contando os 2 anos após o fim do dilúvio e sim 2 anos apos o início e q ele pode ter tido esse filho bem no inicio desse ano logo após seu aniversario teremos esses 2 anos “perdidos” e Sem pode ser o primogenito q Noe teve aos seus 500 anos.

  8. Eu vejo que há muita confusão sobre esse assunto, mas tem alguns pontos que não batem. Em Gênesis 9:24,25 quando fala do filho mais moço, provavelmente está se referindo a Canaã que, pela sequência, seria o filho mais novo de Cam. Por isso que a maldição foi contra Canaã, o filho mais moço de Cam, não foi contra Cam. Por que Noé amaldiçoaria Canaã, o filho mais novo de Cam, por causa de Cam? Se o pecado fosse de Cam, essa maldição recairia sobre Cam e sobre toda a sua descendência, incluindo os irmãos de Canaã. Mas a Bíblia não revela o que Canaã fez para receber uma maldição direta de Noé. Então na minha interpretação, não faz sentido Noé amaldiçoar somente Canaã por causa do pecado de Cam. Sendo assim, os outros irmãos de Canaã não estava incluso nessa maldição. Por que logo o Canaã foi escolhido para ter essa maldição?

    Eu acredito que seja mais uma falha de tradução e que em Gênesis 9:24,25 quando relata “… o que seu filho mais moço”, este versículo está se referindo a Canaã, o filho mais novo de Cam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *