Se o transporte de mercadorias pode ser considerado como um termômetro do comércio global então estamos entrando num período de seríssimos problemas. Basta observar dois índices de transporte mundiais, o índice “Baltic Dry Index” que está num recorde de baixa de mais de 30 anos e agora também o Índice “Shanghai Containerized Freight Index”, conforme reportado recentemente pela agência de notícias Reuters, a seguir ( http://gcaptain.com/asia-europe-container-freight-rates-dr…/ ):
————————————— Reuters —————————————
As taxas de frete de envio para o transporte de contêiners, a partir de portos na Ásia para o norte da Europa, despencaram 27,9 por cento, para US$ 295 por contêiner de 20 pés (TEU) na semana que terminou na última sexta-feira, segundo informou à Reuters uma fonte com acesso aos dados do Índice Shanghai Containerized Freight Index.A queda veio após as taxas locais do frete no mercado da rota mais movimentada do mundo caírem 39,3 por cento na semana passada, e as taxas atuais são amplamente vistas como em níveis de perdas para as empresas de transporte de contêiners.
As taxas locais do frete no mercado para o transporte de contêiners, carregando nada além de TVs de tela plana da Ásia para a Europa do Norte, caiu 70 por cento em três semanas.
Na semana até a sexta-feira, as taxas de frete de contêiners caíram 22,5 por cento da Ásia para portos do Mediterrâneo, caíram 8,6 por cento para os portos da Costa Oeste dos EUA e caíram 8,0 por cento para portos na costa leste dos EUA.
Fonte: Dionei Vieira – Se o transporte de mercadorias pode ser…