O Transporte de Mercadorias Global Cai em Níveis Recordes

Se o transporte de mercadorias pode ser considerado como um termômetro do comércio global então estamos entrando num período de seríssimos problemas. Basta observar dois índices de transporte mundiais, o índice “Baltic Dry Index” que está num recorde de baixa de mais de 30 anos e agora também o Índice “Shanghai Containerized Freight Index”, conforme reportado recentemente pela agência de notícias Reuters, a seguir ( http://gcaptain.com/asia-europe-container-freight-rates-dr…/ ):
————————————— Reuters —————————————
As taxas de frete de envio para o transporte de contêiners, a partir de portos na Ásia para o norte da Europa, despencaram 27,9 por cento, para US$ 295 por contêiner de 20 pés (TEU) na semana que terminou na última sexta-feira, segundo informou à Reuters uma fonte com acesso aos dados do Índice Shanghai Containerized Freight Index.

A queda veio após as taxas locais do frete no mercado da rota mais movimentada do mundo caírem 39,3 por cento na semana passada, e as taxas atuais são amplamente vistas como em níveis de perdas para as empresas de transporte de contêiners.

As taxas locais do frete no mercado para o transporte de contêiners, carregando nada além de TVs de tela plana da Ásia para a Europa do Norte, caiu 70 por cento em três semanas.

Na semana até a sexta-feira, as taxas de frete de contêiners caíram 22,5 por cento da Ásia para portos do Mediterrâneo, caíram 8,6 por cento para os portos da Costa Oeste dos EUA e caíram 8,0 por cento para portos na costa leste dos EUA.

Foto de Dionei Vieira.
Foto de Dionei Vieira.

Fonte: Dionei Vieira – Se o transporte de mercadorias pode ser…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *