As Obras de Josefo

Josefo

Ao ler as obras de Josefo: Antiguidades Judaicas (ou História Antiga dos Judeus), A Guerra dos Judeus, Contra Apião e Autobiografia (ou Vida); é impossível não perceber a mão divina na história numa época tão importante e repleta de eventos únicos.

Para quem gosta de ver as “digitais” do SENHOR na história, é um deleite. Obviamente os inúmeros relatos de personagens históricos conhecidos e citados no Novo Testamento dão um “colorido” todo especial para quem está bem familiarizado com os relatos dos Evangelhos, do livro de Atos e de muitas Epístolas. Tudo isso com um rico descritivo de como era a vida e das forças que governavam aquela época.

As citações de Josefo sobre Jesus e João Batista são interessantes, até porque por ser uma fonte extra-bíblica, isso possui implicações apologéticas muito contundentes, apesar do ceticismo comum daqueles que buscam apenas distorcer tudo o que pode ser distorcido pelo prazer de contender ou de negar a história.

Os relatos no livro “A Guerra dos Judeus” dos eventos extraordinários ocorridos no Templo, tais como a luz intensa à nona hora da noite que brilhou em torno do altar e do Santuário, que dava a impressão de se estar em pleno dia e que durou por meia hora em 25 de abril de 66 dC; ou da abertura sozinha, numa sexta à noite, da Porta Oriental do pátio interior, que era de bronze e totalmente maciça, a qual precisava de vinte homens para a fechar a noite, e ainda com dificuldade, fixadas por meio de barras de madeira cercadas de ferro e que tinha ferrolhos profundamente presos ao chão e que consistia numa pedra de um único bloco; tal evento surpreendeu a muitos a ponto de ser registrado em seu livro; esses eventos citados, entre outros, já serviam como um presságio do que viria a ocorrer poucos anos depois com a destruição do Templo, mas como o próprio Josefo declara, apenas os mais doutos (sábios) souberam interpretar corretamente os sinais que ocorriam, pois a maioria acreditava que tais sinais eram presságios positivos, mas a história mostra a realidade dos mesmos.

Hoje vemos vários eventos e “presságios” ocorrendo, tal como houveram no tempos de Josefo ou como os descritos nos livros de Jeremias e Isaías, mas a maioria ainda não os sabe interpretar devidamente e nem perceber as “digitais” do SENHOR em tudo o que ocorre e para onde as coisas se dirigem … uma pena!

Aos que tiverem oportunidade e interesse nestes assuntos, recomendo a leitura destas obras, lhes será enriquecedor!

Josefo2

2 thoughts to “As Obras de Josefo”

  1. Shalom, irmão Dionei
    Eu já havia lido esse livro tempos atrás, me pareceu que Flávio J. não entendia que os anjos caídos eram do 2° céu, na visão dele seriam apenas as filhas descendentes de Sete com os filhos de Cão, seria assim mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *