Jesus nos diz que para seguí-lO, devemos negar a nós mesmos, como está escrito:
“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por Minha causa achá-la-á.” (Mateus 16:24,25)
Perceba que o termo em grego para “negue” [ a si mesmo ] vem de “απαρνεομαι” (aparneomai), que significa: esqueçer de si mesmo, perder a visão ou interesse próprio, declarar não ter conhecimento ou ligação com alguém [no caso consigo próprio]. Esse é o mesmo verbo usado quando Pedro negou a Jesus (Mateus 26:34,35).
Negar-se, então, significa estar disposto a desconsiderar os seus próprios interesses pessoais em um dado momento … ou seja, “trair” o seu próprio impulso egoísta que procura governar o ego em sua vida diária.
É algo como “desligar” a velha natureza e “ligar” a nova …
“… no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” (Efésios 4:22-24).
Negar a si mesmo significa “esquecer-se de si próprio“, porque você está inundado com o grande amor de Deus por sua alma e, portanto, você já “não se conhece mais”, segundo a carne, mas agora irá conhecer-se verdadeiramente em sua nova natureza de acordo com o Espírito de Deus …
“Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não O conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” (2 Coríntios 5:16,17).
“Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.” (Gálatas 6:15)
“Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o Meu Espírito e farei que andeis nos Meus estatutos, guardeis os Meus juízos e os observeis.” (Ezequiel 36:26,27)
Abençoado estudo! Continue assim amado(a)! Que o Senhor Deus te abençoe grandemente!
Muito esclarecedor , visto que a negação do eu é uma das determinações de Jesus mais difíceis de se praticar .
Como sempre muito instrutiva suas colocações, há muita confusão entre esta passagem bíblica e o trauma da rejeição, onde pessoas efetivamente exercitam o traumae usam a passagem para se justificar.
Agora entendo que é negar a si mesmo, só era de ouvir falar agora aos poucos vou vivenciando cada processo de maneira gradativamente e realmente, não me vejo , mas vejo Cristo em mim, meu processo vai até quando Deus me chamar.
Eu queria saber como isso se aplica a vida diária,se é uma renuncia das coisas que a gente quer mas não faz como por exemplo,pela família,tem como explicar hoje na aula professor, gratidão pelos ensinamentos, estou muito feliz de aprender mais sobre o meu Pai e o meu Senhor.
Sobre A ALMA.
Jesus morreu para nos dar um corpo espiritual, ele nos deu o seu próprio corpo, não nos deu o seu corpo físico, pois o seu corpo físico foi ressuscitado depois de três dias pelo espirito. Como diz Paulo em I-Corintios 15:44, se há corpo natural há também corpo espiritual.
Explica-se: Adão morreu espiritualmente perdendo contato com as bênçãos espirituais e a vida eterna, porém restou sua alma e corpo físico que não se conservam sem o Espirito, também por isso morremos pois herdamos esta condição sem espirito.
Contudo, Jesus restaurou aqueles que creem nele nos dando acesso ao Pai no santíssimo lugar através de sua carne (Espirito Santo) como Hebreus 10:19 afirma.
É por isso que somos uma só carne com Cristo Jesus, somos casados com ele.
Para mim, estou chegando à conclusão de que nós vamos até o Senhor quando ele chamar. Enoque foi transladado antes do diluvio (Heb 11.05) e ninguém percebeu (Gen. 5.24) pois O altíssimo é poderoso para nos apresentar perante ele (Judas v:24) perante a sua glória “imaculados e jubilosos”. Também em 2°Corintios cap. 5, v: 1 ao 10 diz Paulo: Nós os que estamos neste tabernáculo (corpo físico) não queremos ser despidos (separação da alma do corpo) mas, sim revestidos (ter o Espirito Santo) – Para que o mortal (alma) seja absorvido pela vida (Espirito Santo).
Entenda-se que a alma pode morrer no inferno: Mateus 10.28, contudo o altíssimo já nos entregou o seu Espirito como garantia de que isso não vai acontecer; E por isso Paulo diz que desejava estar ausente do corpo para estar presente com o SENHOR que é o penhor do Espirito Santo, porém sabia que que estando ainda neste corpo estava ausente do altíssimo.
E ainda: O ladrão da Cruz se converteu e no mesmo dia foi ao paraíso com Jesus. Como? se Jesus somente ressuscitou três dias depois? Resposta: Com vestes brancas, pois Jesus ainda não havia ressuscitado no seu próprio corpo natural. A verdade é que a salvação está acontecendo debaixo dos nossos olhos; desde a Cruz. Todavia, quando a porta da graça se fechar com as 5 virgens prudentes, a garantia do Espirito Santo será retirada da terra e as almas que morrerem ficarão nuas debaixo do altar até a abertura da porta estreita (5° selo do Apocalipse) quando então receberão vestes brancas (Apo 6.11). Esta é a alva do Senhor. Não falei sobre o arrebatamento da ceifa (buraco de agulha).
Paz!
Que o Senhor nos fortaleça para que consigamos cumprir este seu mandado e assim honrá-lO prosseguindo com dignidade a nova criatura que Ele fez nascer em nós.
Deus lhe abençoe e à sua família e continue a lhe prover cada vez mais Pastor.