Evidências do Pré-Milenismo nos Primórdios da Igreja

Os Seis Mil Anos e o Reino Milenar … uma abordagem de alguns dos pais da igreja e de pensadores cristãos da igreja em seus primórdios …

A idéia de que Jesus retornará para estabelecer o seu reino milenar no ano 6.000 é ensinada por vários pais da igreja antiga. A primeira vinda de Jesus ocorreu cerca do ano 4.000 segundo a contagem a partir da criação de Adão e Eva como descrito no livro do Gênesis. Estes pais da igreja antiga ensinaram que a Segunda Vinda ocorreria cerca de 2.000 anos depois da Primeira Vinda de Cristo. O descritivo mais detalhado está na Epístola de Barnabé que dedica um capítulo inteiro sobre esta questão.

Lembre-se, isso não significa que eles estavam corretos; mas se acreditavam e ensinavam isso; isto prova que antigos cristãos eram pré-milenistas. A seguir estão algumas citações sobre essa questão a partir de livros antigos. Naturalmente, devido aos calendários confusos e imprecisos, não podemos dizer com certeza quando o ano 6.000 ocorrerá. Um intervalo aproximado seria entre os anos 2.030 e 2.067, embora possa ocorrer ainda mais cedo ou até mais tarde, não se tem como saber ao certo.

Seguem algumas citações de conhecidos cristãos sobre o assunto em suas obras nos primórdios da Igreja:

  • Barnabé, Primeiro Século depois de Cristo

Portanto, crianças, em seis dias, ou em seis mil anos, todas as profecias serão cumpridas. Então ele disse: ‘Ele descansou no sétimo dia’. Isto significa que na Segunda Vinda de nosso Senhor Jesus, Ele destruirá o Anticristo, julgará os ímpios e mudará o sol, a lua e as estrelas. Então Ele descansará verdadeiramente durante o reinado Milenar, que é o sétimo dia“. ( Epístola de Barnabé 15:7-9 )

  •  Irineu, 180 dC …

O dia do Senhor é como mil anos; e em seis dias as coisas criadas foram completadas. É evidente, portanto, que elas chegarão ao fim no sexto milênio“. ( Contra Heresias, Livro 5, Capítulo 28 )

 

  • Hippolytus, 205 dC …

O sábado é um tipo do futuro reino … Porque ‘um dia para o Senhor é como mil anos’. Desde então, em seis dias o Senhor criou todas as coisas, segue-se que em seis mil anos serão cumpridos“. ( Fragmento 2, Comentário sobre Daniel 2.4 )

 

  • Commodianus, 240 dC … 

Seremos imortais quando os seis mil anos forem completados“. ( Contra os Deuses dos Pagãos, 35 )

A ressurreição do corpo será quando os seis mil anos forem completados, e após os mil anos [o reino milenar] o mundo chegará ao fim“. ( Contra os Deuses dos Pagãos, 80 )

 

  • Victorinus, 240 dC … 

Satanás ficará preso até os mil anos estarem finalizados; isto é, depois do sexto dia“. ( Comentário sobre Apocalipse 20.1-3 )

 

  • Metódio, 290 dC … 

No sétimo milênio seremos imortais e verdadeiramente celebraremos a Festa dos Tabernáculos“. ( Dez Virgens 9.1 )

 

  • Lactâncio, 304 dC … 

O sexto milênio ainda não está completo. Quando este número estiver completo, a consumação deve acontecer“. ( Institutas Divinas 7.14 )

 

  • Justino Mártir, 150 dC … 

Haverá um reinado literal de mil anos de Cristo“. ( Diálogo 81 )

 

No primeiro século, apenas Barnabé e Papias escreveram sobre a profecia bíblica …

O próprio Apóstolo João me ensinou que, depois da ressurreição dos mortos, Jesus reinará pessoalmente por mil anos“. ( Papias, Fragmento 6 )

Você pode perceber que sua esperança é vã. Além disso, o Senhor disse: ‘Eis que os que destruírem este templo, eles edificarão novamente uma vez mais‘. Esta profecia foi cumprida porque os judeus foram para a guerra contra o inimigo. Mas mesmo que agora não sejam mais que servos de Roma, eles retornarão e reconstruirão o templo. Foi revelado que a cidade de Jerusalém, o templo e o povo de Israel seriam abandonados“. ( Epístola de Barnabé 16:5-7 )

Papias foi abençoado por ter sido ensinado em profecia bíblica pelo Apóstolo João. Barnabé foi o primeiro a dizer-nos que os judeus iriam retornar à sua terra e reconstruir o seu templo de Jerusalém.

4 thoughts to “Evidências do Pré-Milenismo nos Primórdios da Igreja”

  1. Jesus é uma tipologia.
    Nudez significa morte. (Morte é Separação da alma de um corpo físico ou separação da alma de um corpo espiritual)
    Quando Deus vê a nossa nudez ele vê a nossa mortalidade (vergonha de uma alma sem corpo, ou seja um tabernáculo físico ou uma morada espiritual)
    Quando Jesus morreu a sua alma foi para o Hades (local dos mortos) onde ele recebeu (ou recobrou) o Espírito.
    De lá ele subiu ao céu em Espírito e levou cativo o cativeiro (Seio de Abraão no hades).
    Somente depois ele ressuscitou no seu corpo físico, isso ao 3°dia.
    Por isso ele também representa uma ressurreição espiritual que é bem diferente da troca de vestes.
    A troca de vestes (nascer de novo) significa que ao morrermos vamos direto para o seu pois abandonamos a carne é assumimos um corpo celestial (vestes brancas).
    Este corpo espiritual é o maná celestial que comemos até que Cristo esteja formado em nós. (João 6.51 e Gálatas 4.19)
    Lavar a veste é reservado para quem ficar na Grande Tribulação, naquele tempo quem crer em Jesus será transformado por ocasião do arrebatamento para ser assunto ao céu.
    Depois do arrebatamento o SENHOR Jesus desce do céu para concretizar a IRA do pai, nesse momento deve-se procurar um refúgio para sobreviver, pois morrer é ficar sem a veste carnal, ou seja “nu” como expliquei antes.
    Contudo, porém, os degolados por causa do testemunho serão ressuscitados depois da vinda e reinarão com Cristo por mil anos.
    O trabalho de CRISTO embaixo da terra.
    Sobre Cristo: Primeira Carta de Pedro 3.18 diz que …; Mas vivificado no espirito; I-Pedro 3.19 “no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
    Concluísse então Cristo estava plenamente consciente no Hades.
    E para quem ele pregou no Hades?
    Diz I-Pedro 3.20 …na qual poucas almas. … se salvaram (apenas 08) – Então sem dúvida refere-se aos mortos no diluvio.
    E para que pregou no Hades?
    Resposta: para os que foram condenados na carne pudessem viver para Deus pelo espirito (I-Pedro4.06).
    Concluísse então que há vida na carne, bem como também há vida no espirito.
    Explicando Pedro dessa forma:
    Pedro 3.21 – que foram despojados da “imundícia da carne” como figura similar ao Batismo (morte da carne para viver em espirito).
    Leia-se I-Coríntios 5 entenda que o abandono do tabernáculo terrestre é a assunção do edifício celestial.
    Leia-se o 5°selo do Apocalipse e entenda que as almas recebem descanso (Espirito Santo) figura de compridas vestes brancas.
    Tudo depende do momento, no passado Jesus resgatou os mortos com seu espirito, hoje ele leva o crente (nascidos de novo) direto para o céu também através de seu espirito, e no futuro depois da apostasia (retirado do espirito do meio) ele retorna e resgata todas as almas sem espirito que estão debaixo do altar.
    Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *