“Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniqüidade e Te esqueces ( עבר `abar ) da transgressão do restante da Tua herança? O SENHOR não retém a Sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia.” (Miquéias 7:18)
O termo para o verbo “esquecer” aqui em hebraico é עבר ( `abar ) que significa: ultrapassar, passar por, atravessar, alienar, tomar, levar embora, passar por cima … é o mesmo termo do qual deriva o termo “hebreu” ( עברי, “Ibriy” ), que significa “pessoa dalém de”, “passar adiante” …
Portanto, “esquecer” aqui não significa que o SENHOR já não lembra do pecado, até porque pelo Seu atributo de Onisciência, isso lhE é impossível, mas isso significa que, quando o SENHOR perdoa a iniquidade e “esquece” a transgressão, ELE “passa por cima” destes pecados e os mesmos já não tem poder para nos acusar e condenar, pois foram “levados embora“, foram “ultrapassados“; o perdão é perfeito e pleno, já que o pecado não tem mais poder acusatório para condenação.
Dessa forma devemos então espelhar essa mesma característica do SENHOR, o nosso Pai celeste, e também ter prazer na misericórdia, proporcionando um perdão pleno, completo para com o nosso próximo sempre que for necessário ( “setenta vezes sete” como disse Jesus ) …
“Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai.” (Lucas 6:36)
“A misericórdia triunfa sobre o juízo.” (Tiago 2:13b)
Que o SENHOR lhe abençoe e lhe proporcione a Paz que excede a todo entendimento!🙏❤️
“Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniqüidade e Te esqueces ( עבר `abar ) da transgressão do restante da Tua herança? O SENHOR não retém a Sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia” (Miquéias, 7:18).
Amém! Que palavra maravilhosa! O SENHOR seja louvado!
Verdade!
Paz e misericórdia a todos que desejam o bem.
Glorioso e magnânimo é o nosso Deus e a sua salvação efetiva, plena. E graças temos que dar eternamente por que é desse jeito, do contrário… “Miserável, Pobre, Cego e Nu”… Assim seríamos, mas agora então salvos pela maravilhosa Graça. ALELUIA E GLÓRIA A DEUS!
Gratidão por compartilhar e nos relembrar essa grandiosa misericórdia que nos cobre.