Hezbollah Opta por Renovar as Hostilidades Contra Israel Enquanto as Forças de Defesa de Israel Abrem Fogo Contra Infiltrados do Norte

por Dave Bender

 

Enquanto outro incidente de tiroteio esquenta a fronteira de Israel com o Líbano na segunda-feira, um jornal afiliado ao Hezbollah, o al-Akhbar, informou que o grupo terrorista xiita resolveu renovar as operações militares ostensivas contra Israel.

De acordo com os relatos iniciais, soldados israelenses do batalhão de infantaria Horev abriram fogo contra o que o site de notícias israelense “0404” chamou de “três figuras suspeitas”, que tinham entrado numa zona proibida, junto a um posto do exército em Har Dov, ao longo do lado norte do Monte Hermon.

 

Área das Fazendas de Shabaa, próximas à tríplice fronteira de Israel, Líbano e Síria. Wikipedia.

 

As tropas relataram que abriram fogo a fim de espantar os intrusos, quando avistaram o que eles acreditavam serem cargas explosivas na estrada, sendo carregadas pelos indivíduos. Não houve relato de prejuízo para ambos os lados no confronto.

O trio fugiu de volta ao território libanês e o exército está vasculhando a área, de acordo com o relatório.

O incidente vem na esteira de uma série de encontros hostis entre a IDF (Forças de Defesa de Israel) e o Hezbollah nas últimas semanas.

O chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse em 14 de outubro, que em um ataque anterior feriu dois soldados israelenses nesta mesma área, que essa era uma “mensagem” em retaliação pelo assassinato de um agente do grupo pelo exército israelense em setembro.

Nasrallah afirmou que o agente estava examinando um dispositivo de espionagem israelense plantado no Líbano.

Os militantes do Hezbollah “detonaram um dispositivo explosivo nas colinas de Shebaa contra uma patrulha israelense motorizada causando uma série de lesões aos soldados do veículo”, disse o Hezbollah em comunicado.

“O Hezbollah ainda é forte e presente, e não enfraqueceu, apesar das mudanças na região e da cobertura da mídia sobre a coalizão global … Israel queria testar Hezbollah, e a nossa resposta a isso foi o artefato explosivo em Monte Dov”, disse Nasrallah , de acordo com a agência de notícias “The Times of Israel”.

 

Bandeiras do Hezbollah em um comício.

 

A IDF disse, em resposta, que “Em consequência à ativação de um dispositivo explosivo em Har-Dov, que feriu dois soldados da IDF, o IDF respondeu com artilharia para as duas posições do Hezbollah no sul do Líbano. Um segundo dispositivo foi detonado depois”.

O Exército disse que “o governo libanês e o Hezbollah são diretamente responsáveis por essa violação flagrante da soberania de Israel. O IDF respondeu à agressão não provocada contra as suas forças e continuará a operar de forma a manter a segurança da fronteira norte de Israel”, segundo o porta-voz do IDF, o tenente-coronel Peter Lerner.

Em 10 de agosto, durante a “Operação Borda de Proteção de Israel” contra o Hamas na Faixa de Gaza, um comandante militar iraniano ameaçou que o Hezbollah estava preparado para abrir uma segunda frente de disparos de foguetes contra Israel enquanto os negociadores trabalhavam para trazer tranquilidade para a fronteira sul do Estado judeu.

O Hezbollah está preparado para “invadir o regime sionista através de seus mísseis de alta precisão”, disse o tenente-general Hossein Salami da Guarda Revolucionária do Irã.

“Hoje, todos os residentes nos territórios ocupados se sentem inseguros e a segurança dos territórios ocupados faz parte de uma equação que, de um lado existe o poderoso Hezbollah, que está pronto para invadir os territórios ocupados e todo mundo sabe o poder de destruição e precisão de suas armas … “.

 

* Artigo traduzido por mim, link original aqui: Report: Hezbollah Opts to Renew Hostilities Against Israel as IDF Opens Fire on Northern Infiltrators

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *