por Jordan Schachtel,
Terroristas do Estado Islâmico estão reivindicando agora, pela mídia social, de que eles têm em sua posse uma “bomba suja”. Usuários afiliados ao ISIS declararam inicialmente a informação no Twitter, e acrescentaram que haviam roubado 40 kg de urânio da Universidade de Mosul, depois que a cidade foi tomada pelos jihadistas em junho.
A agência de notícias Mirror, do Reino Unido, informou que um combatente do ISIS revelou que o grupo terrorista já tinha convertido o urânio como arma e transformou-o em uma “bomba suja”.
“A propósito, o Estado Islâmico tem uma bomba suja. Encontramos material radioativo [sic] na Universidade de Mosul”, disse pelo tweet um militante do Estado Islâmico que chama a si mesmo de muçulmano al-Britani. “Nós vamos descobrir o que as bombas sujas são e o que fazem. Também vamos discutir o que poderia acontecer se alguém realmente a detonasse em uma área pública”.
Ele acrescentou, ameaçadoramente, “Este tipo de bomba seria terrivelmente destrutivo se detonasse em LONDRES porque seria mais perturbadora do que uma arma destrutiva”.
O homem responsável pelo post no Twitter supostamente fugiu da Grã-Bretanha em 2012, depois de pagar uma fiança por acusações de terrorismo. Acredita-se estar na Síria lutando pelo Estado Islâmico.
O Embaixador da ONU no Iraque, disse em julho que material nuclear havia sido roubado da Universidade de Mosul, o que levou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a alertar de que as substâncias “podiam ser usadas na fabricação de armas de destruição em massa”.
“Esses materiais nucleares, apesar das quantidades limitadas mencionadas, podem permitir que os grupos terroristas, com a disponibilidade e os conhecimentos necessários, usem-nos separadamente ou em combinação com outros materiais em seus atos terroristas”, disse Mohamed Ali Alhakim, embaixador da ONU para o Iraque .
* Artigo traduzido por mim, link original aqui: ISIS TWITTER ACCTS CLAIM THEY HAVE WEAPONIZED STOLEN URANIUM, CREATED ‘DIRTY BOMB’