A queda do mercado global de ações começou. As ações européias estão caindo, as ações chinesas estão colapsando e as commodities estão caindo. E adivinhe? Todas essas coisas aconteceram também antes das ações nos EUA cairem no outono de 2008. De várias formas, parece que estamos assistindo a uma repetição da crise financeira de 2008, mas desta vez, ao redor do mundo a situação está muito pior financeiramente. Os níveis de dívida globais estão em um ponto mais alto, existem centenas de trilhões de dólares em derivativos que ameaçam acabar com grandes bancos em todo o planeta. A última grande crise financeira mundial foi quase sete anos atrás, e muito pouco tem sido feito desde esse tempo para se preparar para a próxima. Se os mercados globais não se acalmarem, nós poderemos ver uma carnificina nos próximos meses e que é absolutamente sem precedentes.
Apenas nos últimos dias, desde o voto grego como “não” [oxi], as ações européias já estão acumulando perdas (veja o primeiro gráfico abaixo).
E, além disso, os rendimentos de títulos europeus começaram a subir. Quando os rendimentos dos títulos sobem, os preços dos títulos caem, de modo que muitos investidores de títulos estão perdendo uma quantidade enorme de dinheiro agora (veja o segundo gráfico abaixo).
Se não houver um acordo de última hora entre a Grécia e os seus credores, o que temos assistido até agora nos mercados de títulos será apenas a ponta do iceberg. Nos próximos meses, poderíamos presenciar um colapso de títulos diferente de tudo que já se viu em toda a história. Basta considerar o que Egon von Greyerz recentemente disse Eric Rei:
“Não há liquidez neste mercado e é aí que vamos ver em breve um problema. Vamos ver o mercado de títulos totalmente aproveitando-se nos próximos meses. As pessoas simplesmente não entendem que este é um problema muito maior do que a Grécia. Portanto, estamos falando de um problema mundial, e não apenas um problema grego. A maior parte do mercado de títulos, 100 trilhões de dólares, é inútil, e, claro, uma bomba-relógio de US$ 1 quatrilhão em derivativos está ligado a isso. Isto significa que, infelizmente, estamos caminhando para um grande contágio que levará a uma catástrofe financeira para o mundo. Isso também irá levar a uma implosão da bolha de todos os ativos em todo o mundo.”
A seguir vem um trecho da matéria da Bloomberg:
“Os investidores europeus estão aumentando as compras de ouro enquanto o tumulto da Grécia aumenta como uma alternativa para o euro.
A demanda dos clientes gregos por moedas de ouro soberano foi em junho o dobro da média dos cinco meses, informou o Reino Unido Royal Mint em um comunicado enviado por email. A CoinInvest.com, um varejista on-line, disse que as vendas no sábado e domingo foram as maiores desde os limites de saques em dinheiro de Chipre, em 2013, impulsionado por um salto dos compradores alemães, franceses e gregos.
Os investidores estão à procura de um refúgio seguro após a Grécia impor controles de capital, os bancos serem fechados e pararam de vender moedas de ouro para o público, pelo menos até 06 de julho.”
Enquanto isso, as ações chinesas continuaram a cair. No geral, as ações chinesas caíram 27 por cento desde o pico, e um colossal valor de 3,2 trilhões de dólares de “riqueza de papel” foi dizimado na China, apenas nas últimas três semanas.
Mais detalhes no artigo original aqui: http://theeconomiccollapseblog.com/archives/european-stocks-chinese-stocks-and-commodities-are-all-crashing-are-u-s-stocks-next
Fonte: Dionei Vieira – A queda do mercado global de ações começou. As…