Os Preços ao Produtor na China Continuam a Cair ( já são 41 meses CONSECUTIVOS de declínio )

Mais DADOS MUITO RUINS vindos DA CHINA, o que é particularmente PÉSSIMO PARA O BRASIL neste segundo semestre.
————————————————————————————————
PEQUIM – Os preços ao produtor da China continuaram a cair em julho, apontando para um iminente risco de deflação, segundo os dados do Departamento Nacional de Estatísticas (NBS) deste domingo.
China's producer prices continue to tumble

O índice de preços ao produtor (PPI), uma medida dos custos das mercadorias no portão da fábrica, caiu 5,4 por cento em termos homólogos, em Julho, alargando a partir da queda de 4,8 por cento vista no mês anterior.
A leitura de julho caiu para o menor nível desde o final de 2009 e marcou o 41th mês consecutivo de declínio.

Especificamente, os preços dos materiais de produção caíram 6,9 por cento, enquanto que as de bens de consumo desceram ligeiramente em 0,3 por cento.

Para os primeiros sete meses, em média o PPI em um ano teve queda de 4,7 por cento em termos homólogos. Em uma base mensal, o índice caiu 0,7 por cento em julho.

Yu Qiumei, do NBS estatístico, atribuiu a contração do PPI principalmente à queda dos preços dos produtos industriais e na diminuição dos custos de produção de petróleo e gás natural.

“A procura interna manteve-se lenta, e os preços das commodities estavam em declínio. A China ainda enfrenta um risco de deflação sombrio”, observou Qu Hongbin, economista-chefe do HSBC da China.

Em um sinal de fraca demanda, as importações da China despencaram 8,6 por cento em julho. Um acentuado declínio de 8,9 por cento nas exportações também lançam uma sombra sobre a segunda maior economia do mundo.

Para piorar as coisas, os principais preços das commodities estão em um baixa prolongada no ano, e não há sinais de recuperação rápida.

O Banco Mundial previu que os preços da energia, em média, 39 por cento abaixo dos níveis de 2014 este ano, com os preços dos metais caindo 16 por cento e do minério de ferro despencando 43 por cento.

O economista da Universidade de Pequim, Su Jian, acredita que os fracos preços das commodities fazem baixar os preços dos produtos acabados, o que atrasa o investimento e adia o consumo. A fraca demanda causada pelo encolhimento da atividade empresarial, por sua vez afunda os preços das commodities.

“Para evitar um tal círculo vicioso, precisamos de políticas mais expansionistas”, disse Su.

Artigo original aqui: http://www.chinadaily.com.cn/business/chinadata/2015-08/10/content_21542096.htm

Fonte: Dionei Vieira – Fotos da Linha do Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *