Outro exemplo do grande risco do colapso que se aproxima globalmente. Se a economia americana está mesmo se recuperando, porque o banco JP Morgan representa um risco para a economia global e o sistema financeiro global??? Isso sem contar que vários outros grandes bancos americanos estão entre os 10 de maiores riscos.
Eu tenho avisado sobre o risco dos grandes bancos americanos e suas enormes exposições a títulos derivativos quando comparados aos seus ativos e isso já está em um nível crítico … parece que mais um pesado ingrediente começa a pulular para a tempestade global que se aproxima …
Segue o artigo traduzido:
————————————————————————————————
NOVA YORK – Uma quebra do JPMorgan Chase representa o maior risco para o sistema financeiro internacional, mesmo quando comparado com os bancos da Europa e da Ásia, de acordo com um novo estudo do governo.O banco, com sede em Nova York, recebeu um “score de importância sistemática” de 5% em um relatório que mede a ameaça para a estabilidade financeira global deve qualquer um dos 30 maiores e mais interconectados bancos do mundo.
O JPMorgan foi seguido pelo HSBC de Londres, que teve 4,8%, e o Citigroup, em Nova York, que teve 4,3%, de acordo com o relatório que foi divulgado terça-feira pelo Escritório de Pesquisa Financeira (OFR), uma unidade do Departamento do Tesouro.
Alguns bancos dos EUA têm se queixado sobre as exigências de capital mais rígidas e outros novos regulamentos no passado, dizendo que tais restrições colocam-nos em desvantagem em comparação com os concorrentes. Mas o relatório do OFR mostrou que os bancos americanos dominaram a lista dos 10 bancos globais de risco, incluindo o JPMorgan em 1º lugar, o Citigroup no 3º, Bank of America no 7º, Morgan Stanley em 9º e o Goldman Sachs no 10º com uma avaliação de risco de 2,5%.
O Wells Fargo foi o 18º, atrás do Banco da China e o Banco Industrial e Comercial da China.
O relatório do OFR também mostrou que muitos bancos norte-americanos atualmente ficam aquém de seus pares europeus e asiáticos quando se trata de seus índices de capital relativos ao risco.
Mas isso é esperado que mude sob as novas regras do Federal Reserve, divulgadas no mês passado, segundo o relatório sugeriu.
Em julho, o Federal Reserve lançou regras mais estritas para determinar quanto de capital dos oito maiores bancos do país devem possuir para se proteger contra as calamidades futuras. Segundo as novas regras, o Fed impôs uma nova “taxa adicional baseada no risco de capital” para bancos com pelo menos US$ 250 bilhões em ativos totais, ou pelo menos US$ 10 bilhões em exposição de moeda estrangeira, que dependem fortemente de financiamento pesado de curto prazo, incluindo empréstimos overnight .
A sobretaxa será progressivamente implementada a partir de 1 de janeiro de 2016, a 01 de janeiro de 2019, e terá um impacto no JPMorgan, Citigroup, Goldman Sachs, Morgan Stanley, Wells Fargo, State Street e do Bank of New York Mellon.
A “Importância sistêmica” de medição do banco e a mexida com as suas exigências de capital tornou-se prática regular por agências governamentais norte-americanas na sequência da crise de 2008, o que resultou em temores de que muitos bancos eram grandes demais para falir. Isso levou a trilhões em dólares do imposto-pagador a serem gastos para socorrer o sistema financeiro, que estava em colapso sob o peso de títulos hipotecários complexos que se tornaram azedos.
A failure of JPMorgan Chase poses the greatest risk to the international financial system, even when compared with the big banks of Asia and Europe, according…USATODAY.COM
Fonte: Dionei Vieira – Outro exemplo do grande risco do colapso que se…