Os Mercados Estão de Volta aos Níveis de Pânico, diz o Banco Credit Suisse

Mais dados sobre a situação econômica global. Agora vindo por parte de analistas do Credit Suisse. Segue o artigo traduzido:
—————————————————————————————————–
Se você sente como se estivesse revivendo os tremores da Grande Recessão e a crise do mercado da zona do euro, provavelmente é porque você está.

Durante esta semana, o apetite de risco global caiu para os níveis do “pânico”, pela primeira vez, desde janeiro de 2012, de acordo com o Índice de Apetite de Risco Global do Credit Suisse. Isso foi quando os investidores temiam uma ruptura do bloco do euro, lutaram com os elevados custos insustentáveis de empréstimos soberanos e enlouquecendo sobre o spillover da Grécia.

Antes disso, o índice atingiu o estado de pânico em torno do início da crise financeira de 2008, após o 11 de setembro de 2001 contra os EUA, durante a bolha dotcom e após a Segunda-Feira Negra em 1987. Percebeu o cenário?

 

Desta vez, o Índice de Apetite ao Risco Global do Credit Suisse caiu em território de pânico, assim como os mercados de ações globais foram encerrando o seu pior trimestre em quatro anos. Isso veio da forma como os investidores temiam, com uma forte desaceleração na economia da China e um colapso nos preços das commodities.

“O crescimento global não é um fator de apoio forte para os ativos de risco agora”, disse a equipe de analistas liderada pelo economista-chefe do banco, James Sweeney.

“O fraco crescimento chinês teve efeitos muito negativos sobre o desempenho geral do mercado e sobre os preços das commodities emergentes. E um dólar forte fez com que muitos exportadores de todo o mundo vissem o declínio das receitas comerciais, mesmo se a atividade real não tenha caído de um penhasco “, acrescentaram.

De fato, a economia americana não pode sequer ter crescido 1% no terceiro trimestre, de acordo com o rastreador GDPNow do FED de Atlanta.

Mas aqui está a boa notícia: pânico é igual a oportunidades de compra. Os analistas do Credit Suisse disseram que o pânico geralmente é uma reação exagerada aos acontecimentos de curto prazo, proporcionando a oportunidade de comprar ativos de risco a um preço mais barato.

Há uma ressalva para o estado de pânico atual, no entanto. Por causa da perspectiva do crescimento tenebroso global, os investidores só devem usar isso como uma oportunidade de curto prazo, ao invés de ir para o longo prazo, disseram os analistas.

“Se pânico persistir, pode alterar as perspectivas de crescimento global para o pior. O pânico contínuo e o fraco crescimento global provavelmente influenciaram o comportamento do Fed. Mas a história sugere que rebotes muitas vezes ocorrem quando eles menos esperam”, disseram.

“É por isso que vemos o pânico atual como uma oportunidade tática, mesmo que não aponte para um crescimento duradouro em ativos de risco”.

If it feels like you’re reliving the market jitters of the Great Recession and eurozone crisis, it’s probably because you are.
MARKETWATCH.COM|POR SARA SJOLIN

Fonte: Dionei Vieira – Mais dados sobre a situação econômica global….

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *