… e [ Deus ] lhe soprou nas narinas o fôlego de VIDAS …

Muitos estão familiarizados com o texto que fala da criação do homem …

Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida ( חַיִּ֑ים ), e o homem passou a ser alma vivente.” (Gênesis 2:7)

O que se perde na tradução é que o termo hebraico חיchay” que significa “vida“, no texto original está escrito assim “חַיִּ֑ים“, no plural, e significa literalmente “vidas” ( “chayim“, na pronúncia o “ch” tem som de “r” ). Portanto, se for traduzir literalmente, seria algo assim:

Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vidas ( חַיִּ֑ים ) e o homem passou a ser alma vivente.” (Gênesis 2:7)

Ao contrário do termo hebraico “morte” ( מותmaveth” ) que normalmente está no singular, o termo relacionado à “vida” ( חַיִּ֑יםchayim” ) está no plural … o SENHOR em Sua sabedoria e presciência, ao criar o homem, já antecipou que este receberia não apenas uma única vida somente, mas mais de uma … sendo assim a vida é maior do que a morte … prefigurando na criação do homem, a encarnação daquEle que é o Autor da vida e que é a própria vida … Cristo; o qual teria o poder tanto para dar a sua vida como também para tomá-la de volta, como está escrito …

Por isso, o Pai Me ama, porque Eu dou a Minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de Mim; pelo contrário, Eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de Meu Pai.” (João 10:17,18)

O fato da palavra vida estar escrita originalmente no plural ( חַיִּ֑ים vidas” ) implica que a verdadeira vida não pode ser vivida sozinha … quando olhamos a constituição da palavra no hebraico vemos embutidos dentro da própria palavra estes dois “yuds” consecutivos ( יי ), os quais representam o nosso espírito em conjunto com o Espírito de Deus …  uma unidade na pluralidade ( yud-yud também é um Nome de Deus ). O SENHOR é chamado também de Elohim Chayim ( אֱלהִים חַיִּים ), “o Deus Vivo“; e nós só ganhamos verdadeira vida, uma vida abundante, através da nossa união com ELE.

Analisando a própria constituição da palavra “chayim” ( חַיִּ֑ים vidas” ) nós podemos ver que ela é formada a partir da palavra “chay” ( חי “vida” ) combinada com a partícula “im” ( אם  “se” ) … sugerindo que, para se estar realmente vivo, esse “estado” é condicional à nossa união com Deus … ao  Autor da vida … em verdade … como está escrito:

Quem crê no Filho tem vida eterna ( חַיֵּי עוֹלָם ); o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36).

O que isso significa? Eu poderia fazer várias digressões sobre o tema, mas não quero estender demais a questão … quando estamos em Deus, a morte física tem limite … a morte é finita em seu poder. Por isso ao homem está destinado apenas uma morte, como está escrito …

E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,” (Hebreus 9:27)

Dessa forma, em Deus não é a vida que é limitada, mas sim a primeira morte … e essa morte terá um fim, será derrotada … como está escrito: “O último inimigo a ser destruído é a morte” (1 Coríntios 15:26). Entretanto, quando o homem recebe o fôlego de “vidas“, mas essa “vida” não é vivida com Deus, então o que era para ser uma bênção … uma vida que supera a morte e alcança um estado de “vida eterna” por meio do SENHOR … então torna-se assim uma maldição e um estado de “morte eterna” … é a esse estado o que as Escrituras chamam de “segunda morte” … “o lago de fogo” … por isso está escrito:

Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.” (Apocalipse 20:14)

O fato de a palavra vidaחַיִּ֑ים “chayim” ) nas Escrituras, no texto de Gênesis 2:7 ( citado anteriormente ) estar no plural, denota que a vida, quando se é vivida com Deus, é uma “vida” tão rica que ela aponta para além dela mesma … para a eternidade … como está escrito:

… Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10b)”

… Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; … ” (João 14:6)

Jesus é a própria vida … em hebraico Ele é חַיִּ֑ים chayim“. Ele é a vida que não tem fim! Por isso a morte, que é limitada, não conseguiu vencê-lO, porque חַיִּ֑ים “chayim” vidas ) é maior do que מותmaveth” ( morte ); e também por isso Jesus afirmou com tanta convicção …

Eu Sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá;” (João 11:25b)

A vida, quando vivida com Deus, é sempre superior à morte, pois uma vida com Deus nos torna justos e o “estado de morte” não pode reter a justiça que nos foi imputada por Ele através da fé em Cristo … em Jesus, O Justo, O Autor da vida … Ele é maior do que a morte ( recomendo também que leia esse outro artigo sobre o mistério de Isaías 53:9 que irá lhe acrescentar ainda mais sobre tudo o que já leu, clique aqui ) … por isso a morte não pôde segurá-lO, como está escrito …

Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dEle entre vós, como vós mesmos sabeis; sendo Este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós O matastes, crucificando-O por mãos de iníquos; ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse Ele [ Jesus ] retido por ela.” (Atos 2:22-24)

Dessarte, matastes o Autor da vida [ Jesus ], a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.” (Atos 3:15)

E nós, que nascemos de Deus, do Espírito por meio da fé em Cristo, temos então “chayim“; sendo assim feitos “Filhos de Deus”, agora pertencemos ao povo que tem “vidas. Dessa forma, não devemos participar de qualquer coisa que tenha algum vínculo com a morte. Não tenhamos parte com o pecado ou as trevas. Porque você é de Cristo, você é agora de “chayim” … a vida abundante em Deus … a vida sem fim!

Destruirá neste monte a coberta que envolve todos os povos e o véu que está posto sobre todas as nações. Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o SENHOR Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do Seu povo, porque o SENHOR falou. Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos.” (Isaías 25:7-9)

Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1 Coríntios 15:51-56)

Que o SENHOR lhe abençoe e lhe proporcione vida abundante!