O Altar de Incenso e a Oração

.
O Altar de Incenso que ficava no Tabernáculo, posicionado em frente ao véu no Lugar Santo, não era um altar para sacrifício de animais, mas para queimar incenso …
 
Farás também um altar para queimares nele o incenso” (Êxodo 30:1a)
 
O incenso tinha uma fórmula específica e exclusiva definida pelo SENHOR ( vide Êxodo 30:34,35 ) e o seu perfume seria segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo. Um perfume exclusivo e santo para o SENHOR.
 
Alguns elementos do incenso santo eram moídos até que virassem pó, e então seriam usados sobre as brasas que eram colocadas no Altar de Incenso para que, ao serem postas sobre o fogo, iriam queimar e exalar o seu perfume por todo o ambiente. Em vários textos, nós vemos um comparativo direto entre a fumaça do incenso e as orações ao SENHOR, como está escrito …
 
SENHOR, a Ti clamo, dá-Te pressa em me acudir; inclina os ouvidos à minha voz, quando Te invoco. Suba à Tua presença a minha oração, COMO INCENSO, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.” (Salmo 141:1,2)
 
Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos.” (Apocalipse 8:2-4)
 
Perceba … somos comparados ao sal da terra ( vide Mateus 5:13 ) e “… cada um será salgado com fogo” (Marcos 9:49), devendo ter um proceder puro e santo ( vide Hebreus 12:14-16a ), e nós também devemos ter o “bom perfume de Cristo”, conforme menciona Paulo: “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem” (2 Coríntios 2:15). Dessa forma, a sua vida de oração é como o incenso queimado no Altar de Incenso perante o SENHOR … sendo assim, muitas vezes nós somos postos em situações onde somos moídos e colocados no fogo para que o nosso “perfume” chegue ao SENHOR … tendo isso em mente, eu pergunto …
 
Como está o seu perfume diante do SENHOR?! É aroma de vida ou de morte?! A sua vida de oração é como o incenso que diariamente estava sobre o Altar de Incenso do Tabernáculo queimando e perfumando o ambiente a exemplo de Davi no Salmo 141, ou a sua vida de oração está tão rara e casual que, para o SENHOR voltar a sentir o seu “perfume”, é necessário que você seja moído e colocado no fogo?!
 
Medite nestas coisas … a sua vida de oração teria incenso suficiente para perfumar o ambiente diante do SENHOR diariamente?! Caso a sua resposta esteja mais para o não, eu recomendo que você repense esse aspecto da sua vida cristã antes que o fogo fique mais intenso …
 
Deus lhe abençoe!

4 thoughts to “O Altar de Incenso e a Oração”

  1. Ja li essa passagem , inclusive estudos sobre o incenso, mas hoje fui despertada com a palavra sal na composição do incenso . Como uma palavra pode fazer tanta diferença quando estamos estudando as escrituras!

    1. Já li essa passagem,mas não tinha meditado sobre o sal na composição do incenso.Maravilhoso esse estudo.Obrigado pastor Dionei .

  2. Quão preciosos são estes posts, que nos levam a meditar… e repensar nossas vidas, nossas condutas perante Áquele que é Onisciente.
    E antes que a brasa vire chama e a chama labareda, e seja tarde demais, e sejamos jogados no fogo para queimar, sem que nada sobre… vigiemos, e oremos, oremos sem sessar.
    Que o Senhor lhe abençoe também Pastor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *