Nascido do Espírito

screen-shot-2016-09-13-at-20-25-35

 

A palavra “espírito” (רוח “ruwach”) aponta para algo extraordinário e além da nossa expectativa, isto é, para a misteriosa Presença Divina que permeia todas as coisas e ainda se eleva acima de todas as coisas.

Jesus comparou o espírito (em grego πνευμα “pneuma”) com os movimentos inescrutáveis do vento: “O vento (πνευμα ‘pneuma’) sopra onde quer, ouves a sua voz, mas você não sabe de onde vem nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito (πνευμα ‘pneuma’)” (João 3:8).

Nós vemos o efeito do vento, mas não o próprio vento, o que ilustra que o vento está, em última análise, além do nosso alcance e controle. Para ser “nascido do Espírito” é necessário, portanto, uma intervenção misteriosa do céu:

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:12-13)

Dessa forma, somos então uma nova criatura, com um espírito novo dado por Deus em conjunto com o Espírito do SENHOR que em nós habita e atua para nos fazer seguir aos Seus estatutos, segundo o que está descrito em Ezequiel …

Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.” (Ezequiel 36:26-27)

Assim … ser “conduzido pelo Espírito” implica em ver as coisas de uma forma diferente, isto é, apreender a Presença Divina nos movimentos misteriosos da vida. O nosso “espírito novo” precisa estar sensível e obediente às instruções do Espírito do SENHOR que está em nós para assim nos mantermos no centro da vontade do SENHOR. Sendo assim …

Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios 2:13-16)

 

One thought to “Nascido do Espírito”

  1. Jesus é uma tipologia; A de receber vestes. (5° selo do Apocalipse)
    Nudez significa morte.
    Morte é Separação da alma de um corpo físico ou separação da alma de um corpo espiritual.
    O primeiro Adão teve uma morte espiritual.
    E Quando Deus vê a nossa nudez ele vê a nossa mortalidade (vergonha de uma alma sem corpo, ou seja um tabernáculo físico ou uma morada espiritual).
    Quando Jesus morreu a sua alma foi para o Hades (local dos mortos) onde ele recebeu (ou recobrou) o Espírito.
    E do Hades ele subiu ao céu em Espírito e levou cativo o cativeiro (os que estavam no Sheol).
    Somente depois de três dias ele ressuscitou no seu próprio corpo físico.
    E por isso ele também representa uma ressurreição espiritual que é bem diferente da troca de vestes.
    A troca de vestes (nascer de novo) significa que ao morrermos na terra subimos direto para o céu, pois abandonamos a carne é assumimos um corpo celestial (vestes brancas).
    Este corpo espiritual é o maná celestial que comemos até que Cristo esteja formado em nós. (João 6.51 e Gálatas 4.19)
    Lavar as vestes é reservado para quem ficar na Grande Tribulação, naquele tempo quem crer em Jesus será transformado por ocasião do arrebatamento para ser assunto ao céu.
    Depois do arrebatamento o SENHOR Jesus desce do céu para concretizar a IRA do pai, nesse momento deve-se procurar um refúgio para sobreviver, pois morrer é ficar sem a veste carnal, ou seja “nu” como expliquei antes.
    Contudo, porém, os degolados por causa do testemunho serão ressuscitados depois da vinda e reinarão com Cristo por mil anos.
    Quando disserem PAZ E SEGURANÇA!
    São os 3 dias e meio em que as (2)duas testemunhas (apo 11.10) ficarão mortas.
    É o momento em que “os habitam sobre a terra” estarão comemorando a morte delas; E Quando elas ressuscitam é que ocorre o arrebatamento no final da grande tribulação; as 2 testemunhas serão ressuscitadas, mas os vivos serão transformados.
    Agora sim! Se derrama a “ira” de Deus, a repentina destruição!
    Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *