Em Israel há duas grandes massas de água, conhecidas como “mares”; um é o Mar da Galiléia e o outro é o Mar Morto. O Mar da Galiléia recebe as suas águas do Rio Jordão, ao norte; ao sul, o Mar da Galiléia desagua as suas águas no Rio Jordão. O Mar Morto também recebe as suas águas do Rio Jordão (e do Mar da Galiléia), mas não há uma saída para as águas do Mar Morto, as águas chegam e … morrem.
O Mar da Galiléia é repleto de vida, de peixes e vegetação, enquanto que o Mar Morto é desprovido de qualquer tipo de vida. Aqui temos um grande ensinamento … o Mar da Galiléia está sempre dando o que recebe, sempre nesse movimento, enquanto que o Mar Morto apenas recebe, nunca dá.
Portanto, a vida que é doadora, que dá o que recebe, é uma vida que sempre abençoa aos outros, como no Mar da Galiléia, cujas águas são sempre frescas, sempre cheias de vida; porém, a vida que apenas recebe, mas que não dá, não doa, é uma vida que se torna morta e estéril, como no Mar Morto … e, curiosamente, ambos os “mares” recebem as águas da mesma fonte doadora.
Não é o que você possui na vida o que realmente importa, seja isso muito ou seja isso pouco … mas sim o que você faz com o que tem … com o que recebeu do Criador da vida, da única Fonte, o SENHOR.
Seja generoso, seja doador … pois está escrito …
“… Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20:35b)
“A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.” (Provérbios 11:25)
“O generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre.” (Provérbios 22:9)
“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.” (Provérbios 11:24)
“dai, e dar-se-vos-á;” (Lucas 6:38a)
Interessante o estudo. Muito edificante mesmo. Em contrapartida, o Mar Morto tem hoje uma riqueza inestimável em forma de minérios. A riqueza é tamanha, que seria incalculável o seu valor, prova de que as nações mais ricas têm total interesse nessa região. Fica aqui uma outra lição:
“Deus pode trazer vida àquilo que estava morto!!!”
Shalom.
Concordamos plenamente…Basta tão somente a pessoa querer! Shalom Adonai
Aprendi bastante com esse exemplo, edificante que vou guardar sempre me lembrar do mar morto e do mar da Galiléia, e do rio Jordão.
Linguas de fogo. O Altíssimo não deixará o mundo sem testemunho, por isso ele chamou o apóstolo João de o discípulo AMADO, pois este fará como o Messias e dará sua vida pela vida de seus irmãos, ninguém tem AMOR maior do que esse de dar a sua vida pela de seus amigos, como disse Jesus no evangelho de João. Evangelho de João 15.13, esta é a porta estreita, a porta das ovelhas.
As virgens prudentes serão chamadas (vencedores), as virgens insensatas que acordarem serão ressuscitadas com os Eleitos (AMADOS) no 5°selo e quem precisar de um pouco mais de açoites terá que mostrar fidelidade (os fiéis) que ficarão para o arrebatamento (ceifa); Leia-se a parábola do Servo Vigilante em Lucas 12.35.
Lucas 12.48: “Bem aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim…sobre todos os seus bens o porá” Essa é a salvação das virgens prudentes.
Lucas 12.47: ” E o servo que soube a vontade do senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites” Essa é a salvação das duas testemunhas que ressuscitam no 6°selo de apocalipse.
E das duas testemunhas sairá fogo de suas bocas (linguás) que consumira os seus inimigos. Paz!
Amém.
Graça e Paz Pastor.
Bom e proveitoso é estarmos cientes e praticantes do ministério de contribuinte generoso como nos exorta a Bíblia. E abençoado seja você Pastor Dionei que nos traz á memória a Palavra de vida.