Dica de Livro – Assassinato de Reputações

O livro que recomendo essa semana é um livro-denúncia (veja aqui) escrito pelo Dr. Romeu Tuma Junior em conjunto com o jornalista Claudio Tognolli, referente a sua gestão como secretário nacional de justiça do governo petista na história recente do país. Uma curiosidade pessoal é que, logo que o livro foi lançado, fui procurar comprar uma cópia nas livrarias e tive uma grande dificuldade em conseguir um exemplar, parecia (e haviam várias denúncias na época) que os livros eram “escondidos” nos estoques e não chegavam às prateleiras. Após quase um mês de procura, em várias cidades devido a algumas viagens, consegui o meu exemplar. Atualmente é fácil de se encontrar o livro, visto que ele tornou-se um best-seller.

O motivo de eu recomendar o livro deve-se a situação atual do país, pois estamos em ano eleitoral, sendo assim é importante se conhecer um pouco mais dos bastidores e práticas de alguns dos principais governantes e partidos de nosso país, para então tomar decisões melhores nas escolhas de nossos futuros representantes para os palácios de governo. Naturalmente o livro contém uma parcela de autopromoção, mas possui seções muito interessantes e que merecem uma leitura analítica e demorada. Vários trechos polêmicos estão vinculados a alguns documentos referenciados pelo autor como forma de embasamento para as denúncias feitas, o que parece ser real, visto que não tenho ciência de que o autor tenha tomado algum processo pelas pessoas citadas no livro e o referido autor sempre citava os tais documentos como prova contra qualquer processo que viesse a sofrer.

Eu não sou, e nunca fui, eleitor do PT, pois sou contra a ideologia socialista/comunista em todas suas instâncias, sendo assim o livro foi-me útil para entender com mais detalhes o “modus operandu” do que ocorre nas alcovas do poder no Brasil e, claro, conhecer melhor a história de alguns eventos do país, visto que atualmente tentam reescrever a história conforme lhes agrada ou até mesmo apagá-la, se possível. Dessa forma recomendo a leitura para expandir seu conhecimento sobre certos eventos e denúncias muito sérias feitas em nosso país e que, devido a conjuntura política atual, ficam sem a devida investigação ou caem em esquecimento.

O tema principal do livro é sobre o método do governo Lula na construção de dossiês e criação de campanhas de difamação com o intuito de criar cortinas de fumaça para se desviarem as denúncias feitas contra o governo, o que, para o Dr. Romeu Tuma Junior, é uma questão pessoal, visto ter ele mesmo tornado-se vítima dessas campanhas. Práticas estas, que parecem ainda ocorrer, como se pode observar no jogo político que a recente CPI da Petrobrás se tornou. Além disso o livro retrata casos relacionados ao pai do autor, Romeu Tuma, e seus relacionamentos com o sindicalista Lula na época da ditadura, Romeu Tuma Junior aborda também o caso da morte de Celso Daniel, com novas informações e explica operações midiáticas, tais como: a Trovão, a Chacal, a Satiagraha e outras. Em tom de ameaça, o autor comentou ter material ainda para um segundo volume do livro, se ele o desejar; nesse interim você pode acompanhar uma entrevista “apimentada” dele sobre o livro, gravada pelo programa Roda Viva em fevereiro de 2014. Assista pelo link abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *