Departamento de Estado Americano: O Irã tem permissão para construir novos reatores nucleares

Meu ComentárioObama mais uma vez fazendo o que sabe fazer de melhor, trair os EUA e auxiliar o inimigo.

 

Administração Obama dá OK para novas plantas de armas nucleares enquanto as conversações continuam

 

por Adam Kredo,

 

 

O Irã tem permissão para construir novos reatores nucleares sob as condições existentes de um acordo provisório com os Estados Unidos destinado a conter as ambições nucleares de Teerã, um funcionário do Departamento de Estado disse ao Washington Free Beacon, menos de um dia depois que o Irã anunciou a construção de duas novas usinas nucleares.

A construção dessas novas usinas nucleares não está proibida sob as restrições das Nações Unidas existentes ou sob os termos do acordo nuclear provisório corrente, fechado em 2013 com os Estados Unidos, de acordo com o funcionário do Departamento de Estado.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, anunciou na quarta-feira que o Irã começou a construção de duas novas usinas de reatores nucleares de água leve no sul da região de Bushehr. O anúncio veio por meio de altos funcionários dos EUA que se reuniram com os seus equivalentes iranianos em Genebra para uma nova rodada de negociações.

O Departamento de Estado diz que ainda está analisando os detalhes do anúncio de Rouhani.

“Estamos cientes do anúncio e estamos revendo os detalhes”, disse o funcionário que não foi autorizado a falar oficialmente. No entanto, “em geral, a construção de reatores nucleares de água leve não está proibida pelas resoluções do Conselho de Segurança da ONU, nem violam o JPOA”, disse o funcionário.

Os Estados Unidos continuam empenhados em garantir a natureza “pacífica” do programa nuclear do Irã, que continua a progredir, em parte, enquanto as conversações continuarem até 1 de Julho.

“Temos sido claros em dizer que o propósito das negociações com o Irã é para garantir que o programa nuclear iraniano continue, exclusivamente para fins civís e pacíficos”, disse o funcionário. “As conversas em que temos participado durante esses meses envolvem um conjunto específico de questões relativas ao fechamento de todas as vias possíveis para o Irã adquirir uma bomba nuclear. Esse continua a ser o nosso foco”.

Rouhani apregoou a nova construção nuclear na quarta-feira, após uma reunião com investidores na província de Bushehr, onde as instalações nucleares estão sendo construídas.

“A construção de duas novas usinas de energia irá aumentar a capacidade de geração de energia da província de Bushehr para 2.000 megawatts”, Rouhani foi citado pela agência de notícias estatal do país, a Fars.

Rouhani alegou que a nova construção nuclear é a prova das intenções pacíficas do Irã nesta frente.

“A usina nuclear de Bushehr é um exemplo que mostra que o Irã está apenas à procura de um uso civil da energia nuclear e para a geração de energia”, foi ele citado dizendo isto.

As novas usinas nucleares estão sendo construídas com a ajuda da Rússia, que assinou um acordo em março passado com o Irã para ajudar na construção.

Como as negociações com o Irã continuam, os legisladores no Capitólio estão se preparando para passar a legislação para o nível de mais sanções ao Irã, um movimento que o governo argumenta que efetivamente detonará as delicadas negociações.

A linguagem final de um projeto de lei de novas sanções foi acordado na quarta-feira entre os Senadores Mark Kirk e Robert Menendez, de acordo com a Bloomberg.

Os críticos das negociações em curso sustentam que os acordos tratados e os subsequentes acordos provisórios têm feito pouco para realmente congelarem o progresso nuclear iraniano.

Além da construção da usina nuclear, o Irã tem permissão, sob o atual acordo, para enriquecer urânio até 3,5 por cento, podem também continuar a trabalhar com plutônio e continuar o seu trabalho controverso com mísseis balísticos.

O Irã também admitiu a construção de bases de mísseis avançados na Síria – onde ele está lutando em favor do presidente sírio, Bashar al-Assad – e tem sido acusado nos últimos dias de também construir uma instalação nuclear clandestina lá.

“Rouhani saiu do seu caminho para humilhar a administração Obama”, disse um consultor sênior em política externa que trabalha na questão. “Ele escolheu o dia quando as negociações estavam começando de novo e a sua declaração é a definição literal de construção de uma nova tecnologia nuclear”.

“E, em vez de lutar, a Casa Branca está novamente virando para o outro lado e deixando-se ser golpeada por toda parte”, disse a fonte. “Eles vão fazer qualquer coisa, qualquer coisa para chegar a um acordo com o Irã“.

Os senadores têm ficado cada vez mais frustrados com o que eles dizem ser a recusa em andamento da administração Obama de darem aos legisladores uma palavra para dizer nas negociações.

O senador Bob Corker, Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, disse que o Congresso irá se mover para aprovar uma legislação que vai dar ao Congresso a capacidade de vetar qualquer acordo final que considerar falho.

“Eu não acho que o governo realmente gostaria que o Congresso fizesse peso em qualquer consideração sobre qualquer questão referente à política externa, mas o Congresso vai fazer peso sobre isso”, disse Corker para a Bloomberg. “Em um futuro muito próximo, haverá uma marcação em um projeto de lei que dará ao Congresso a capacidade de fazer peso”.

 

* Artigo traduzido por mim, link original aqui: State Dept: Iran Allowed to Build New Nuclear Reactors

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *