Governador de Porto Rico diz que não tem como pagar a dívida pública (US$ 72 bilhões)

Parece que o abismo econômico está sendo aberto e dele saem os monstros dos pesadelos que orbitam as mentes de analistas financeiros e economistas, mas que agora estão vindo à realidade. Dessa vez é o Porto Rico que mostra o tamanho do seu buraco monetário …

Aqui um vídeo com comentário do economista Peter Schiff sobre o caso: https://www.youtube.com/watch?v=xVw1CWhitpw

Segue trecho do artigo traduzido:
——————————————————————————————
SAN JUAN, Porto Rico (AP) – O governador alertou que Porto Rico não pode pagar a sua dívida pública de 72 bilhões de dólares enquanto economistas internacionais divulgavam um relatório crítico da economia da ilha nesta segunda-feira.

A notícia do Gov. Alejandro Garcia Padilla entregou outra sacudida de que a ilha dos EUA está em recessão, bem no momento em que o sistema financeiro mundial se preocupa com as suas finanças devido ao colapso da Grécia.

Garcia está agendado para ir ao ar em um discurso televisionado pré-gravado nesta segunda-feira à tarde, enquanto os legisladores continuam a debater um orçamento de 9,8 bilhões de dólares que apela para 674 milhões de dólares em cortes e deixa de lado 1,5 bilhão para ajudar a pagar a dívida. O orçamento tem que ser aprovado nesta terça-feira.

O governador espera adiar os pagamentos da dívida durante a negociação com os credores, o porta-voz, Jesus Manuel Ortiz, disse na noite de domingo, que confirma os comentários feitos por Garcia que apareceram em uma reportagem do The New York Times que foi ao ar à noite.

“Não há outra opção. Eu adoraria ter uma opção mais fácil. Isto não é política, isto é matemática”, Garcia é citado como que dizendo isto ao Times.

Os Títulos de Porto Rico foram populares com fundos mútuos dos EUA porque eles estavam isentos de impostos, mas a angústia dos fundos de hedge e dos compradores da dívida começou ao comprar a dívida enquanto a economia da ilha piorou e o seu rating de crédito caiu.

Os comentários de Garcia provavelmente não terão muito impacto sobre Wall Street, disse o economista José Villamil, um ex-consultor da ONU e CEO de uma empresa de consultoria econômica e de planejamento.

“Os mercados estão cientes de que Porto Rico está caminhando para uma direção de uma reestruturação ou de um calote”, disse o economista, acrescentando que uma reestruturação voluntária dos detentores de bônus pode ser a melhor opção.

Mais detalhes no artigo compartilhado abaixo …

 

The governor is warning that Puerto Rico can’t pay its $72 billion public debt, delivering another jolt to the recession-gripped U.S. island as well as a world…
FINANCE.YAHOO.COM

Fonte: (1) Dionei Vieira – Parece que o abismo econômico está sendo aberto e…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *