Putin Diz Descartar O Dólar

Putin continua um megalomaníaco em alguns aspectos e neste não é diferente, se fosse apenas uma ação isolada de Putin, eu nem registraria a nota neste caso, mas como Putin não está isolado nisto a coisa já é bem diferente, pois a China é um dos grandes promotores de ações como esta. A China, por exemplo, negocia todo o petróleo que compra da Rússia em moeda chinesa e não mais em dólares, entre outras ações similares que já tem ocorrido no mundo. Ações como essa tem se alastrado e sinaliza o que pode vir a ocorrer num futuro próximo, mas já evidencia a perda dos EUA e do Euro em sua influência mundial.

Segue o artigo traduzido:
————————————————————————————————–
O presidente russo, Vladimir Putin elaborou um projeto de lei que visa eliminar o dólar norte-americano e o euro do comércio entre os países da CEI.

Isso significa a criação de um mercado financeiro único entre a Rússia, Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e outros países da ex-União Soviética.

“Isso ajudaria a expandir o uso das moedas nacionais nos pagamentos de comércio exterior e de serviços financeiros e, assim, criar condições para uma maior liquidez dos mercados de moeda nacional”, disse em um comunicado do Kremlin.

O projeto também contribuirá para facilitar o comércio na região e contribuir para alcançar a estabilidade macro-econômica.

No âmbito da União Econômica da Eurásia (EEU) os países também discutiram a possibilidade de mudança para moedas nacionais. De acordo com o acordo entre a Rússia, Bielorrússia, Arménia e Cazaquistão, uma transição obrigatória para os assentamentos nas moedas nacionais (rublo russo, rublo bielorrusso, dram e tenge respectivamente) que devem ocorrer em 2025-2030.

Hoje, cerca de 50 por cento do volume de negócios no EEU é em dólares e euros, o que aumenta a dependência da União em países que emitem essas moedas.

Fora da CEI e EEU, Rússia e China têm tentado reduzir o domínio do dólar também.

Em agosto, o banco central da China colocou o rublo russo em circulação em Suifenhe City, Província de Heilongjiang, o lançamento de um piloto de um programa de duas moeda (yuan e rublos). O rublo foi introduzido em lugar do dólar norte-americano.

Em 2014, o Banco Central da Rússia e o Banco Popular da China assinaram um acordo de swap cambial de três anos, no valor de 150 bilhões de yuans (cerca de US$ 23,5 bilhões), aumentando assim a cooperação financeira entre os dois países.

Cabe agora ao Estado Duma, câmara baixa do Parlamento russo, de ratificar o projeto de lei do presidente para se tornar lei.

Russian President Vladimir Putin has drafted a bill that aims to eliminate the US dollar and the euro from trade between CIS countries.
RT.COM

Fonte: Dionei Vieira – Putin continua um megalomaníaco em alguns aspectos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *