A Demanda por Aço Cai a Uma Velocidade Sem Precedentes

Mais um sinal de que há uma forte recessão no mercado industrial pelo mundo … enquanto os governos e as empresas negarem que o mercado está doente, pior a situação fica e mais forte terá de ser o remédio quando isso ficar inadministrável …
————————–————————–————————————————
Se alguém duvidava da magnitude da crise que enfrenta a maior indústria de aço do mundo, ouvir Zhu Jimin irá colocá-los a par … e rápido.

A demanda está em colapso junto com os preços, os bancos estão apertando os empréstimos e as perdas estão se acumulando, afirmou o vice-chefe da China Iron & Steel Association nesta quarta-feira.

“Os cortes de produção estão mais lentos do que a contração da procura, portanto, o excesso de oferta está piorando”, disse Zhu em uma reunião trimestral em Pequim do grupo dos principais produtores. “Embora a China cortou as taxas de juros muitas vezes recentemente, as siderúrgicas disseram que os seus custos de financiamento têm realmente subido”.

As siderúrgicas da China, que produzem cerca de METADE da produção mundial, estão lutando contra o excesso de oferta e baixando os preços enquanto o consumo local encolhe pela primeira vez em uma geração, isso em meio a uma desaceleração. A precipitação das lutas das siderúrgicas está prejudicando os preços do minério de ferro e aumentando as tensões comerciais entre as usinas que buscam vender os seus excedentes no exterior. O Shanghai Baosteel Group Corp. previu na semana passada que a produção de aço da China pode, eventualmente, diminuir 20 por cento, combinando a experiência vista nos EUA e em outros lugares.

“A demanda de aço da China evaporou-se a uma velocidade sem precedentes enquanto o crescimento econômico do país desacelerou”, disse Zhu. “Enquanto a demanda rapidamente contrai, as siderúrgicas estão reduzindo os preços em concorrência para obter contratos”.

[o gráfico abaixo apresenta o consumo de commodities ao longo dos anos, a linha azul é o aço e a laranja o cobre, ambos em forte queda]

Mais dados no artigo original aqui: http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-10-28/china-steel-chief-says-demand-evaporating-at-unprecedented-speed

Fonte: Dionei Vieira – Fotos da Linha do Tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *