As Obras de Josefo

Josefo

Ao ler as obras de Josefo: Antiguidades Judaicas (ou História Antiga dos Judeus), A Guerra dos Judeus, Contra Apião e Autobiografia (ou Vida); é impossível não perceber a mão divina na história numa época tão importante e repleta de eventos únicos.

Para quem gosta de ver as “digitais” do SENHOR na história, é um deleite. Obviamente os inúmeros relatos de personagens históricos conhecidos e citados no Novo Testamento dão um “colorido” todo especial para quem está bem familiarizado com os relatos dos Evangelhos, do livro de Atos e de muitas Epístolas. Tudo isso com um rico descritivo de como era a vida e das forças que governavam aquela época.

As citações de Josefo sobre Jesus e João Batista são interessantes, até porque por ser uma fonte extra-bíblica, isso possui implicações apologéticas muito contundentes, apesar do ceticismo comum daqueles que buscam apenas distorcer tudo o que pode ser distorcido pelo prazer de contender ou de negar a história.

Os relatos no livro “A Guerra dos Judeus” dos eventos extraordinários ocorridos no Templo, tais como a luz intensa à nona hora da noite que brilhou em torno do altar e do Santuário, que dava a impressão de se estar em pleno dia e que durou por meia hora em 25 de abril de 66 dC; ou da abertura sozinha, numa sexta à noite, da Porta Oriental do pátio interior, que era de bronze e totalmente maciça, a qual precisava de vinte homens para a fechar a noite, e ainda com dificuldade, fixadas por meio de barras de madeira cercadas de ferro e que tinha ferrolhos profundamente presos ao chão e que consistia numa pedra de um único bloco; tal evento surpreendeu a muitos a ponto de ser registrado em seu livro; esses eventos citados, entre outros, já serviam como um presságio do que viria a ocorrer poucos anos depois com a destruição do Templo, mas como o próprio Josefo declara, apenas os mais doutos (sábios) souberam interpretar corretamente os sinais que ocorriam, pois a maioria acreditava que tais sinais eram presságios positivos, mas a história mostra a realidade dos mesmos.

Hoje vemos vários eventos e “presságios” ocorrendo, tal como houveram no tempos de Josefo ou como os descritos nos livros de Jeremias e Isaías, mas a maioria ainda não os sabe interpretar devidamente e nem perceber as “digitais” do SENHOR em tudo o que ocorre e para onde as coisas se dirigem … uma pena!

Aos que tiverem oportunidade e interesse nestes assuntos, recomendo a leitura destas obras, lhes será enriquecedor!

Josefo2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *